quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
Desafio de Natal da Caminho
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
Aqui estamos nós! - Mensagens para o Espaço! - Projeto Navegar com a BE
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
O Rato que cancelou o Natal com as Histórias Trampolim no JI do Ral
Pelo segundo ano consecutivo a Várzea vê a sua participação na Code Week reconhecida!
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Oficina de escrita criativa com a arca de contos
Mia e a montanha - uma história trampolim de persistência
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Afunda ou não afunda ? Uma história, uma experiência com o núcleo de iniciação
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
Sessões de educação ambiental com a Tratolixo
A E.B. da Várzea promoveu um conjunto de sessões online de educação ambiental para todas as crianças da escola dinamizadas pela empresa Tratolixo. As sessões decorreram na biblioteca, entre os dias 12 e 18 de novembro, sempre que as condições tecnológicas o permitiram, e contaram com a participação de todos os núcleos.
CLE "Clube da Fantasia" faz partilha Zoom com a família
Quisemos ouvir as crianças do Clube da Fantasia e os respetivos pais sobre a sua experiência conjunta da leitura da obra A Menina que detestava livros, de Leanne Franson e Manjusha Pawagi, e, por isso, organizámos duas sessões Zoom na biblioteca. O resultado foi surpreendente: as crianças partilharam, na sua forma genuinamente sincera, os momentos que mais as fascinaram na história lida e interpelaram os pais a fazerem o mesmo. Os animais malabaristas que saem dos livros de histórias, a imensidão desorganizada de livros que se empilham periclitantemente por toda a casa de uma heroína que passa a gostar de ler quando precisa de se ver livre da confusão causada pelas desventuras do seu gato Max foram mote unânime para que todos sublinhassem a importância da leitura na formação pessoal, social e cultural de qualquer pessoa.
Geraram-se momentos verdadeiramente comoventes, onde não faltaram sorrisos e lágrimas de alegria e de orgulho, quer por parte dos progenitores quer por parte das professoras.
Garantida está já a promessa feita aos muitos pais que não puderam participar no dia 17 de repetirem breve o evento, tal foi o sucesso e a "publicidade" levada pelas crianças até casa, logo após a experiência.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Hora do Código - programação em blocos
Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Escolar da Várzea participa no projeto internacional de programação em blocos, EU CODE WEEK, com a realização de atividades com as crianças do 1.º ciclo.
Aprender a programar aumenta a capacidade de adaptação à rápidas transformações do mundo atual, desenvolve o pensamento computacional e a capacidade para explorar novas ideias e inovar. A programação permite desenvolver também o raciocínio lógico e estratégico bem como o cálculo e competências espaciais de orientação.
De forma lúdica, a programação em blocos visa, em suma, desenvolver a literacia digital atravé do jogo.sexta-feira, 13 de novembro de 2020
"A folha e o pirilampo" - uma História Trampolim de outono no Dia de Aulas ao Ar Livre
Pequeno mas delicioso, este conto de Maria Alberta Menéres foi o escolhido para abordar a temática do outono com o núcleo de consolidação A e a sala 3 do núcleo À Descoberta.
A história narra a perspetiva de uma última folhinha que teima em não se soltar do ramo a que se agarra com teimosia, no cocoruto da árvore. É então que, guiada por um pirilampo, a folhinha inicia a sua descida inevitável, vencendo o medo da queda e do escuro, e aterra num abraço feliz com o seu salvador.
Depois da história, as emoções da folhinha em queda livre foram sentidas e ilustradas pelas crianças e depois compostas em painel, o qual está exposto na biblioteca.
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
Os Clubes de Leitura da E.B. Várzea de Sintra e da E.B de Lourel dão os primeiros passos
Os Clubes de Leitura da E.B. da Várzea de Sintra e da E.B. de Lourel iniciaram a sua atividade com a apresentação do seu programa junto da comunidade escolar e o lançamento do desafio de escolha dos respetivos nomes, sob a orientação e dinamização das docentes responsáveis: a professora bibliotecária Cristina Calado e as professoras Anabela Marques (E.B. da Várzea) e Carla Silva (E.B. de Lourel).
Tendo apresentado candidatura ao projeto de Clubes de Leitura nas Escolas (CLE), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas D. Carlos I foi agraciado com a verba de 1000€ destinada à aquisição de livros para a dinamização das sessões do CLE.
Os Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) são espaços dedicados à partilha e socialização da leitura de um mesmo livro. Professores e alunos podem questionar-se, discutir e refletir em conjunto as obras selecionadas e debater seus gostos e interesses sobre os lidos.
A leitura não tem necessariamente de ser uma atividade solitária. Os CLE querem apresentar-se como um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros escolhidos. in http://www.pnl2027.gov.pt/np4/clubedeleituranasescolas_cle.html (consultado em 11/11/2020)
Na E.B. da Várzea foram criados dois clubes no 1.º ciclo: o Clube da Fantasia (Núcleo de iniciação/ consolidação A) e o Clube Magia dos Livros (Núcleo de consolidação B e desenvolvimento).
Cada um deles já iniciou as leituras e as sessões de reflexão: A menina que detestava livros (de Leanne Franson e Manjusha Pawagi), para os mais pequenos, e O Narciso com pelos no nariz ( de Andreia Penso Pereira e Ana Granado), para os mais crescidos.
As partilhas pessoais têm sido fantásticas: desde as semelhanças entre a casa da menina que detestava livros e as suas, às tentativas de fazer a barba, de tirar pelos do nariz ou de espiar os irmãos, passando por amores secretos - as experiências confessadas pelas crianças e pelos professores têm-se revelado surpreendentes...
E ainda há tanto por dizer...
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
Eis uma pequenina amostra dos CLE da EB da Várzea:
:
terça-feira, 10 de novembro de 2020
Projetos de leitura "Vai e vem" e "Já sei ler!" já estão em marcha
Foi durante o mês de outubro que a Biblioteca Escolar da Várzea retomou os projetos de leitura em "Vai e vem" e "Já sei ler" com alguns grupos dos núcleos À descoberta, Iniciação e Consolidação. Este ano, o projeto conta com mochilas fornecidas pelo Plano Nacional de Leitura, para as crianças do 1.º ano e pré-escolar, as quais vêm substituir as que os pais tinham gentilmente criado no ano anterior.
domingo, 1 de novembro de 2020
sábado, 31 de outubro de 2020
Mês da Biblioteca Escolar celebrado com "alma e coração"
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
Uma história, uma experiência de pega-monstros
Teatro de Halloween na sala 3 da Várzea
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Dr.ª Joana Oliveira assinala o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares com uma história na E.B. da Várzea de Sintra
Desafiada a contar uma história pela Coordenadora de Estabelecimento e a Professora Bibliotecária da E.B. da Várzea de Sintra, a Diretora do Agrupamento, Dr.ª Joana Oliveira, aceitou o convite e brindou, hoje, as crianças do Núcleo de Iniciação com a história O Porco Muda de Casa, de Cláudia Fries.
A lição é importante! Quando um porco se muda para um novo apartamento, os novos vizinhos ficam aborrecidos: "Os porcos são sujos e desleixados", dizem a Galinha Henriqueta, o Doutor Raposo e a Lebre Nicoreta e, daí a pouco, começam a culpar o novo vizinho por tudo o que de mal acontece no prédio. Porém, quando o vão visitar para se queixarem, veem que estavam completamente enganados.
Muito atentas, as crianças ajudaram as professoras a responder às perguntas que a Diretora lhes colocou no final da história. Se não fossem as crianças, as professoras teriam estado em apuros!!!!!
No final, as crianças agradeceram à senhora diretora e no ar ficou a promessa de outras histórias num futuro próximo!
Muito obrigada, professora Joana, por este momento delicioso!
Queremos mais!
Até breve!
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Cinema "de chorar por mais"
Neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, foi proposto um conjunto de 3 curtas-metragens, cuja tónica assenta nas relações humanas. Depois de cada filme, houve lugar à reflexão sobre as mensagens veiculadas e à expressão das preferências individuais.
Sem dúvida, a que mais fascinou as crianças foi a curta-metragem "O presente", de Jacob Frey.
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
AO Anabela faz marcadores com as crianças na biblioteca
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Atividade de pesquisa na biblioteca
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Atividades de tempos livres na biblioteca têm novas regras
Este ano letivo, o programa de ocupação dos tempos livres "Vem à Biblioteca que isso passa" tem novas regras, atendendo ao Plano de Contingência em tempos de pandemia. Assim, cada núcleo tem um horário de intervalo específico, distribuído entre duas a três vezes por semana, encadeado com a utilização curricular do núcleo, por exigências de arejamento e higienização dos espaços.
HORAS |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
10:30 -11:00 |
Encerrada |
Iniciação |
Consolidação
B |
Consolidação
A |
Pré-escolar |
12:30 -13:00 |
Encerrada |
Desenvolvimento |
Consolidação
B |
Consolidação
A |
Desenvolvimento |
15:30 -16:00 |
Encerrada |
Consolidação
B |
Desenvolvimento |
Consolidação
A |
Encerrada |
Mesmo assim, e apesar das restrições, a biblioteca lá vai tendo os seus "clientes" mais assíduos...
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
Clube de Monitores de contingência
No presente ano letivo, o clube de monitores funcionará do seguinte modo: haverá dois monitores por grupo, num máximo de quatro por núcleo. Cada monitor só executará as suas funções relativamente ao seu núcleo/grupo. Em nenhuma circunstância poderá interagir com outros alunos de outros núcleos. Os monitores colaborarão na higienização das mesas e materiais no final de cada utilização pelo seu grupo.
As funções serão as habituais, que convém recordar:
Funções de um monitor
- · Atender todos os utilizadores com boa educação.
- · Colaborar no registo de utilização da Biblioteca;
- · Explicar aos utilizadores a forma de organização da Biblioteca;
- · Chamar a atenção dos colegas para o cumprimento das regras da biblioteca;
- · Dar apoio aos utilizadores na localização dos recursos de que necessitam;
- · Dar apoio aos colegas na realização de trabalhos;
- · Colaborar na planificação e realização de atividades da Biblioteca;
- · Dar sugestões sobre o funcionamento da Biblioteca e sobre aquisição de documentos;
- · Zelar pela conservação dos espaços e dos materiais;
- · Colaborar na avaliação da biblioteca.
Condições de admissão
- · Ter bom comportamento.
- · Ser educado/a e prestável.
- · Ser responsável e autónomo e ter espírito de iniciativa.
- · Cumprir o horário em que se inscreveu para colaborar com a Biblioteca Escolar.
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Formação de utilizadores
Para os mais pequenos, a formação consistiu num jogo sobre as cores, os números e os assuntos ou na construção coletiva de uma mandala; para os mais crescidos, houve lugar a ser "bibliotecário por um instante", com a tomada de decisão, em pequenos grupo, relativamente à à integração de livros nas classes da CDU.
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
A minha professora é um monstro, de Peter Brown
Foi a história selecionada pela Professora Bibliotecária para dar as boas vindas às crianças da iniciação, consolidação A e pré-desenvolvimento da Várzea.
No final, houve direito a fazer um avião de origami na biblioteca! Foi muito divertido!
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
De regresso à escola
Setembro chegou!
Preparam-se as mochilas, anseiam-se os reencontros, reveem-se as experiências a partilhar...
Chegou a hora de regressar!
Quanta alegria pisar o recreio, rever rostos, comungar sorrisos e partilhar brincadeiras... Mas os abraços, esses têm de ficar para depois...Tudo por causa do Corona Vírus que anda por aí à espreita!
E para que todos fiquemos bem e em segurança, há regras novas na Escola e na Biblioteca! Vamos cumpri-las e tudo ficará bem!
Bom regresso! Bom ano letivo 2020-2021!
segunda-feira, 7 de setembro de 2020
sexta-feira, 26 de junho de 2020
Plasticologia Marinha
quinta-feira, 4 de junho de 2020
Gaspar Antunes conquista o 2.º prémio ex-aequo no Concurso uma Aventura Literária 2020
terça-feira, 2 de junho de 2020
Hoje, a tertulinha do NCB2 teve direito a um brinquedo!
Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe
O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão
E a estrela ia subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.
Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.
Miguel Torga
Deixem-no lá, bem preso à terra,
vibrando!
Aos arranques,
a fazer tremer a terra,
a querer voar
pelo ar
até pertinho do Céu…
Deixem-no lá, deixem-no lá, o papagaio!
Deixem-no lá viver a sua inquietação
e ser verdade aquela ânsia
de fugir.
Não lhe cortem o cordel!
Poupem o papagaio à dor enorme
de cair,
papel inútil, roto, pelo chão.
Não lhe ensinem,
ao pobre papagaio de papel,
que a sua inquietação
é a única força que ele tem.
Deixem-no lá,
naquela ânsia de fuga,
no sonho (a que uma navalha
pode dar o triste fim)
de fazer ninho no Céu:
Sempre anda longe da terra, assim,
o comprimento do cordel…
Deixem-no lá, deixem-no lá,
o papagaio de papel!...
Sebastião da Gama
Itinerário Paralelo
Lisboa, Ed. Ática, s/d.
segunda-feira, 1 de junho de 2020
sexta-feira, 29 de maio de 2020
Recursos especiais para pessoas muito especiais
quarta-feira, 27 de maio de 2020
sábado, 23 de maio de 2020
"Reações" ao desafio do Dia de Aulas ao Ar Livre
Cliquem na imagem e oiçam:
quinta-feira, 21 de maio de 2020
Dia de aulas ao ar livre
Toque na imagem e poderá ouvi-la!
segunda-feira, 18 de maio de 2020
Tertulinha com a sala 1 do JI da Várzea
domingo, 17 de maio de 2020
Dia Internacional dos Museus - as sugestões da BEVS
quinta-feira, 14 de maio de 2020
O Livro da família, de Todd Parr, na Tertulinha do NCB1
E a Julieta partilhou uma história criada por si, com a ajuda da mãe. Ei-la: