sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Desafio de Natal da Caminho

As crianças e as professoras do Núcleo de Consolidação A responderam ao repto da Biblioteca e aqui está o resultado: o desenho do Mateus foi o selecionado pela Editorial Caminho para o seu boletim de dezembro 2020. Contudo, é de enaltecer todo o empenho artístico das crianças, bem como o sentido do verdadeiro valor do Natal que escolheram representar nos seus desenhos, e que põe em destaque a família. Parabéns a todos e Feliz Natal!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Aqui estamos nós! - Mensagens para o Espaço! - Projeto Navegar com a BE

Partindo de uma história que não é história, mas que compõe a História de quem somos - o livro de Oliver Jeffers, Aqui estamos nós! - o núcleo de iniciação tentou definir o que somos para enviar para o espaço e assim apresentar a Humanidade a um extraterrestre. Eis algumas ideias que "choveram":
Somos animais racionais. (Constança) Somos amigos. (Santiago Carmo) Somos um SER. (Mauri) Temos um coração, temos o sangue a andar pelo corpo e se o coração não bater vamos morrer. (Guilherme) Ajudamos os outros. (Clara) Tratamos bem os amigos. (Helena) Ajudamos os amigos. (Érica) Somos um SER VIVO. (Sílvio) Vivemos. Nascemos um bebé, crescemos para criança, depois para adulto, depois para avó ou avô, depois ficamos velhinhos e morremos. (Pedro Nunes) Temos pulmões para respirar e devemos respirar muito bem todos os dias. Somos diferentes. (Alice) Vivemos no Planeta Terra. (Luísa) Ajudamos as pessoas. (Duarte) Temos um corpo. (Constança) Cuidamos bem das outras pessoas. (Joaquim)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

O Rato que cancelou o Natal com as Histórias Trampolim no JI do Ral

Foi com a história de Natal de Madeleine Cook e Samara Hardy que a professora bibliotecária da EB Várzea de Sintra animou mais uma visita mensal ao Jardim de Infância do Ral. Depois da história, houve tempo para um jogo táctil: o que se esconde dentro dos presentinhos? No final, as crianças receberam uns labirintos para descobrirem os presentes de cada personagem da história contada.

Pelo segundo ano consecutivo a Várzea vê a sua participação na Code Week reconhecida!

A última sessão de BE Code de 2020 aconteceu hoje e envolveu todos os alunos do Núcleo de Desenvolvimento que, em equipas e orientados pelos monitores BE do núcleo, concluíram assim os vários níveis de programação em blocos do Labirinto.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Oficina de escrita criativa com a arca de contos

Recorrendo à Arca de Contos, os alunos do núcleo de desenvolvimento da professora Lurdes criaram dois tapetes de histórias com todos os ingredientes para serem saboreadas à medida da sua criatividade. As crianças conjugaram as categorias da narrativa livremente numa miscelânea coerente e coesa. Depois, quais artistas, deram asas ao traço e à cor para ilustrarem as suas histórias! Esta atividade decorreu à sexta-feira entre os dias 6 e 27 de novembro.

Mia e a montanha - uma história trampolim de persistência

Foi com a história de Kim Hillyard que as Histórias Trampolim ilustraram como todos podemos chegar ao topo das nossas aspirações, sem medos ou complexos de inferioridade. Uma história deliciosamente simples que fez as delícias das crianças da sala 3 da Várzea e da sala 2 do Jardim de infância do Ral.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Afunda ou não afunda ? Uma história, uma experiência com o núcleo de iniciação

Era uma vez uma plasticina que queria saber se conseguia flutuar. Para isso, pediu ajuda às crianças do núcleo de iniciação. Com a ajuda de uma balança, nasceram duas bolinhas gémeas, com o mesmo peso: uma branca e uma verde. A verde, que era a mais atrevida, quis ser a primeira a provar ao mundo que, se mergulhasse da borda da taça de vidro transparente, que a professora Cristina tinha enchido com água, conseguiria boiar à superfície. E assim, mergulhou, exultante, com a barriga bem redonda de plasticina e heroicidade. Plof! Mas, triste dela! Aterrou no fundo da taça, lágrimas diluídas num mar de água que, lentamente, foi ficando esverdeada. Foi então a vez de a bolinha branca, timidamente, saltar para as mãos da professora que, com habilidade a foi achatando e moldando até se transformar num barquinho, com o mesmo peso da pobre bolinha verde que jazia, triste, no fundo da taça. Com delicadeza, a professora depôs o barquinho branco na água e... Tragédia titânica! O barquinho inclinou-se perigosamente para um dos lados, enchendo de água a sua côncava barriga branca e lá foi ele fazer companhia à solitária bolinha verde. Risada geral! Missão abortada! A professora retirou, então, o pseudo barquinho e enxugou-lhe as lágrimas. Depois alongou um pouco mais os seus bordos transformando-o num navio mais imponente, capaz de enfrentar as agruras de um "mar" tempestuoso. Suspense no público! Com todo o cuidado, o navio aproximou-se da superfície da água e pousou a sua quilha na linha líquida e... Palmas e risos! Flutuava! A bordo, subiram então dois marinheiros e um capitão, perante a turba exultante do núcleo da iniciação.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Sessões de educação ambiental com a Tratolixo

A E.B. da Várzea promoveu um conjunto de sessões online de educação ambiental para todas as crianças da escola dinamizadas pela empresa Tratolixo. As sessões decorreram na biblioteca, entre os dias 12 e 18 de novembro, sempre que as condições tecnológicas o permitiram, e contaram com a participação de todos os núcleos.



CLE "Clube da Fantasia" faz partilha Zoom com a família

Quisemos ouvir as crianças do Clube da Fantasia e os respetivos pais sobre a sua experiência conjunta da leitura da obra A Menina que detestava livros, de Leanne Franson e Manjusha Pawagi, e, por isso, organizámos duas sessões Zoom na biblioteca. O resultado foi surpreendente: as crianças partilharam, na sua forma genuinamente sincera, os momentos que mais as fascinaram na história lida e interpelaram os pais a fazerem o mesmo. Os animais malabaristas que saem dos livros de histórias, a imensidão desorganizada de livros que se empilham periclitantemente por toda a casa de uma heroína que passa a gostar de ler quando precisa de se ver livre da confusão causada pelas desventuras do seu gato Max foram mote unânime para que todos sublinhassem a importância da leitura na formação pessoal, social e cultural de qualquer pessoa.

Geraram-se momentos verdadeiramente comoventes, onde não faltaram sorrisos e lágrimas de alegria e de orgulho, quer por parte dos progenitores quer por parte das professoras.

Garantida está já a promessa feita aos muitos pais que não puderam participar no dia 17 de repetirem breve o evento, tal foi o sucesso e a "publicidade" levada pelas crianças até casa, logo após a experiência.




quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Hora do Código - programação em blocos

 Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Escolar da Várzea participa no projeto internacional de programação em blocos, EU CODE WEEK, com a realização de atividades com as crianças do 1.º ciclo.

Aprender a programar aumenta a capacidade de adaptação à rápidas transformações do mundo atual, desenvolve o pensamento computacional e a capacidade para explorar novas ideias e inovar. A programação permite desenvolver também o raciocínio lógico e estratégico bem como o cálculo e competências espaciais de orientação.

De forma lúdica, a programação em blocos visa, em suma, desenvolver a literacia digital atravé do jogo. 

O entusiasmo com que as crianças cooperam umas com as outras para resolver os problemas e ultrapassarem os níveis dos desafios fá-los esquecer as horas, o lanche e o intervalo. 

Assim tem sido na Várzea...

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

"A folha e o pirilampo" - uma História Trampolim de outono no Dia de Aulas ao Ar Livre

Pequeno mas delicioso, este conto de Maria Alberta Menéres foi o escolhido para abordar a temática do outono com o núcleo de consolidação A e a sala 3 do núcleo À Descoberta. 

A história narra a perspetiva de uma última folhinha que teima em não se soltar do ramo a que se agarra com teimosia, no cocoruto da árvore. É então que, guiada por um pirilampo, a folhinha inicia a sua descida inevitável, vencendo o medo da queda e do escuro, e aterra num abraço feliz com o seu salvador.

Depois da história, as emoções da folhinha  em queda livre foram sentidas e ilustradas pelas crianças e depois compostas em painel, o qual está exposto na biblioteca.



quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Os Clubes de Leitura da E.B. Várzea de Sintra e da E.B de Lourel dão os primeiros passos

Os Clubes de Leitura da E.B. da Várzea de Sintra e da E.B. de Lourel iniciaram a sua atividade com a apresentação do seu programa junto da comunidade escolar e o lançamento do desafio de escolha dos respetivos nomes, sob a orientação e dinamização das docentes responsáveis: a professora bibliotecária Cristina Calado e as professoras Anabela Marques (E.B. da Várzea) e Carla Silva (E.B. de Lourel). 

Tendo apresentado candidatura ao projeto de Clubes de Leitura nas Escolas (CLE), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas D. Carlos I foi agraciado com a verba de 1000€ destinada à aquisição de livros para a dinamização das sessões do CLE.

Os Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) são espaços dedicados à partilha e socialização da leitura de um mesmo livro. Professores e alunos podem questionar-se, discutir e refletir em conjunto as obras selecionadas e debater seus gostos e interesses sobre os lidos.

A leitura não tem necessariamente de ser uma atividade solitária. Os CLE querem apresentar-se como um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros escolhidos.             in http://www.pnl2027.gov.pt/np4/clubedeleituranasescolas_cle.html (consultado em 11/11/2020)


Na E.B. da Várzea foram criados dois clubes no 1.º ciclo: o Clube da Fantasia (Núcleo de iniciação/ consolidação A) e o Clube Magia dos Livros (Núcleo de consolidação B e desenvolvimento). 

Cada um deles já iniciou as leituras e as sessões de reflexão: A menina que detestava livros (de Leanne Franson e Manjusha Pawagi), para os mais pequenos, e O Narciso com pelos no nariz ( de Andreia Penso Pereira e Ana Granado), para os mais crescidos.

As partilhas pessoais têm sido fantásticas: desde as semelhanças entre a casa da menina que detestava livros e as suas, às tentativas de fazer a barba, de tirar pelos do nariz ou de espiar os irmãos, passando por amores secretos - as experiências confessadas pelas crianças e pelos professores têm-se revelado surpreendentes... 

E ainda há tanto por dizer... 

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!


Eis uma pequenina amostra dos CLE da EB da Várzea:



:



terça-feira, 10 de novembro de 2020

Projetos de leitura "Vai e vem" e "Já sei ler!" já estão em marcha

 Foi durante o mês de outubro que a Biblioteca Escolar da Várzea retomou os projetos de leitura em "Vai e vem" e "Já sei ler" com alguns grupos dos núcleos À descoberta, Iniciação e Consolidação. Este ano, o projeto conta com  mochilas fornecidas pelo Plano Nacional de Leitura, para as crianças do 1.º ano e pré-escolar, as quais vêm substituir as que os pais tinham gentilmente criado no ano anterior.


sábado, 31 de outubro de 2020

Mês da Biblioteca Escolar celebrado com "alma e coração"

Pelo quarto ano consecutivo, a Biblioteca Escolar da Várzea festejou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2020 com um programa bem diverso de atividades em torno da leitura e das diferentes literacias.

Em ano de pandemia e com as restrições inerentes, as convidadas de honra foram a senhora Diretora do Agrupamento, Dr.ª Joana Oliveira, que assinalou a comemoração do Dia da Biblioteca Escolar com a leitura do livro O Porco Muda de Casa, de Cláudia Fries, ao núcleo de Iniciação, e a Assistente Operacional, D. Anabela, que dinamizou duas oficinas "Mãos com Alma" de construção de marcadores de livros com as crianças do núcleo de Consolidação A. 

Para celebrar a temática do ano - saúde e bem-estar, como é habitual, a Biblioteca elegeu a leitura como o centro nevrálgico da sua ação: Lobo grande e lobo pequeno, de Olivier Tallec e Nadine Brun-Cosme, O Pequeno Preocupossauro, de Rachel Bright, Tio Lobo, de Peter Brown, e Bonita, de Canizales, foram as histórias selecionadas para abrir o coração e a alma dos pequenos leitores, fomentando o pensamento positivo para afastar medos e preocupações. 

Ainda no âmbito da leitura, foram realizadas as primeiras sessões na Várzea e em Lourel dos Clubes de Leitura previstos, no âmbito do projeto Clubes de Leitura na Escola (CLE), da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura: lançamento do concurso para escolha dos nomes dos clubes, definição do regulamento, seleção das obras a ler e início das leituras. 

A par dos CLE, foram realizadas as primeiras Tertulinhas do ano letivo, dando continuidade ao projeto iniciado pela Biblioteca Escolar no ano de 2018-2019.

Da mesma forma, a partir do conto "O Rato de Alexandria", de José Jorge Letria, foi promovida a competição "Acho que sei!" e a pesquisa biobibliográfica. 

A ilustração de provérbios a partir da obra Expressões com História, de Alice Vieira, ou as experiências que deram vida a pega-monstros, a partir da obra de Maria Francisca Macedo, O Clube dos Cientistas - Mistério no Hospital - foram outras das atividades que tiveram por base a leitura. 

A par da leitura, também o cinema marcou presença no mês das Bibliotecas na Várzea - O presente, Soar, Diferente, O senhor indiferente e Ataque ao lanche - foram as cinco curtas de "chorar por mais" que animaram as sessões cinematográficas realizadas. 

Ao cinema juntou-se o teatro: a dramatização da história Bonita, de Canizales, em vésperas de Halloween, levada a cabo pela educadora Sofia Mittermaier, a AO Ana Gomes Costa e a PB Cristina Calado, destinada às crianças da sala 3 da Várzea. encerrou, em grande e em segurança, as atividades do Mês das Bibliotecas Escolares na E.B. da Várzea.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Uma história, uma experiência de pega-monstros

O mote foi dado pelo livro Mistério no hospital, de Maria Francisca Macedo. A partir daí, a aventura começou pelos meandros da ciência. Com materiais ao alcance de todos na cozinha lá de casa, o núcleo de desenvolvimento viu nascer pega-monstros de farinha maizena com corante verde. O segredo está na massa e ... na receita! O melhor de tudo: as requisições que se seguiram da coleção O Clube dos Cientistas.

Teatro de Halloween na sala 3 da Várzea

Hoje as crianças da sala 3 da educação pré-escolar da Várzea de Sintra receberam a visita de Bonita, a bruxa enamorada que tinha um encontro com o Ogre. Um momento bem divertido!

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Dr.ª Joana Oliveira assinala o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares com uma história na E.B. da Várzea de Sintra


Desafiada a contar uma história pela Coordenadora de Estabelecimento e a Professora Bibliotecária da E.B. da Várzea de Sintra, a Diretora do Agrupamento, Dr.ª Joana Oliveira, aceitou o convite e brindou, hoje, as crianças do Núcleo de Iniciação com a história O Porco Muda de Casa, de Cláudia Fries.

A lição é importante! Quando um porco se muda para um novo apartamento, os novos vizinhos ficam aborrecidos: "Os porcos são sujos e desleixados", dizem a Galinha Henriqueta, o Doutor Raposo e a Lebre Nicoreta e, daí a pouco, começam a culpar o novo vizinho por tudo o que de mal acontece no prédio. Porém, quando o vão visitar para se queixarem, veem que estavam completamente enganados.

Muito atentas, as crianças ajudaram as professoras a responder às perguntas que a Diretora lhes colocou no final da história. Se não fossem as crianças, as professoras teriam estado em apuros!!!!!

No final, as crianças agradeceram à senhora diretora e no ar ficou a promessa de outras histórias num futuro próximo!

Muito obrigada, professora Joana, por este momento delicioso!

Queremos mais!

Até breve!


sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Cinema "de chorar por mais"

Neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, foi proposto um conjunto de 3 curtas-metragens, cuja tónica assenta nas relações humanas. Depois de cada filme, houve lugar à reflexão sobre as mensagens veiculadas e à expressão das preferências individuais. 

Sem dúvida, a que mais fascinou as crianças foi a curta-metragem "O presente", de Jacob Frey.



quinta-feira, 22 de outubro de 2020

AO Anabela faz marcadores com as crianças na biblioteca

No âmbito das celebrações do Mês da Bibliotecas Escolares, a nossa querida assistente operacional, D. Anabela, preparou um conjunto de materiais para ensinar as crianças a fazer marcadores, bem giros. Olhem como ficaram lindos!

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Atividade de pesquisa na biblioteca

Partindo da leitura do conto "O Rato de Alexandria", de José Jorge Letria, os alunos do Núcleo de Desenvolvimento realizaram uma atividade de pesquisa, segundo modelo, sobre a Biblioteca de Alexandria.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Atividades de tempos livres na biblioteca têm novas regras

 Este ano letivo, o programa de ocupação dos tempos livres "Vem à Biblioteca que isso passa" tem novas regras, atendendo ao Plano de Contingência em tempos de pandemia. Assim, cada núcleo tem um horário de intervalo específico, distribuído entre duas a três vezes por semana, encadeado com a utilização curricular do núcleo, por exigências de arejamento e higienização dos espaços.

HORAS

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

10:30 -11:00

Encerrada

Iniciação

Consolidação B

Consolidação A

Pré-escolar

12:30 -13:00

Encerrada

Desenvolvimento

Consolidação B

Consolidação A

Desenvolvimento

15:30 -16:00

Encerrada

Consolidação B

Desenvolvimento

Consolidação A

Encerrada



Mesmo assim, e apesar das restrições, a biblioteca lá vai tendo os seus "clientes" mais assíduos...




quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Clube de Monitores de contingência

 No presente ano letivo, o clube de monitores funcionará do seguinte modo: haverá dois monitores por grupo, num máximo de quatro por núcleo. Cada monitor só executará as suas funções relativamente ao seu núcleo/grupo. Em nenhuma circunstância poderá interagir com outros alunos de outros núcleos. Os monitores colaborarão na higienização das mesas e materiais no final de cada utilização pelo seu grupo.

As funções serão as habituais, que convém recordar:

Funções de um monitor

  • ·       Atender todos os utilizadores com boa educação.
  • ·       Colaborar no registo de utilização da Biblioteca;
  • ·       Explicar aos utilizadores a forma de organização da Biblioteca;
  • ·       Chamar a atenção dos colegas para o cumprimento das regras da biblioteca;
  • ·       Dar apoio aos utilizadores na localização dos recursos de que necessitam;
  • ·       Dar apoio aos colegas na realização de trabalhos;
  • ·       Colaborar na planificação e realização de atividades da Biblioteca;
  • ·       Dar sugestões sobre o funcionamento da Biblioteca e sobre aquisição de documentos; 
  • ·       Zelar pela conservação dos espaços e dos materiais; 
  • ·       Colaborar na avaliação da biblioteca.



      Condições de admissão

  • ·       Ter bom comportamento.
  • ·       Ser educado/a e prestável.
  • ·       Ser responsável e autónomo e ter espírito de iniciativa.
  • ·       Cumprir o horário em que se inscreveu para colaborar com a Biblioteca Escolar.

EsEste ano inscreveram-se para monitores 3 alunos do núcleo de Desenvolvimento e 2 do núcleo de Consolidação B.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Formação de utilizadores

O regresso à biblioteca impõe que se relembrem as regras de utilização e os preceitos de organização do acervo. Por isso, mais uma vez, todas as crianças do 1.º ciclo da E.B. da Várzea vieram à biblioteca recordar como é que ela está organizada e quais as suas normas de funcionamento. Este ano em particular, e devido à pandemia por Covid-19, as regras foram alteradas, pelo que não houve exceção para qualquer núcleo nesta formação de utilizadores. 

Para os mais pequenos,  a formação consistiu num jogo sobre as cores, os números e os assuntos ou na construção coletiva de uma mandala; para os mais crescidos, houve lugar a ser "bibliotecário por um instante", com a tomada de decisão, em pequenos grupo, relativamente à à integração de livros nas classes da CDU. 

As atividades de formação de utilizadores tiveram lugar ao longo de todo o Mês Internacional
das Bibliotecas Escolares.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A minha professora é um monstro, de Peter Brown

Foi a história selecionada pela Professora Bibliotecária para dar as boas vindas às crianças da iniciação, consolidação A e pré-desenvolvimento da Várzea. 

No final, houve direito a fazer um avião de origami na biblioteca! Foi muito divertido!


Os mais crescidinhos (consolidação A) tiveram direito à representação da história no ginásio, a qual contou com o excelente desempenho dos professores Flávia e João. 







As crianças do pré-desenvolvimento recriaram um título mais positivo para a história. 








 

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

De regresso à escola



Setembro chegou! 

Preparam-se as mochilas, anseiam-se os reencontros, reveem-se as experiências a partilhar... 

Chegou a hora de regressar! 

Quanta alegria pisar o recreio, rever rostos, comungar sorrisos e partilhar brincadeiras... Mas os abraços, esses têm de ficar para depois...Tudo por causa do Corona Vírus que anda por aí à espreita! 

E para que todos fiquemos bem e em segurança, há regras novas na Escola e na Biblioteca! Vamos cumpri-las e tudo ficará bem! 


Bom regresso! Bom ano letivo 2020-2021!

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Plasticologia Marinha

Com a praia e as férias à porta, nas duas últimas semanas de aulas, as crianças dos núcleos À Descoberta, Iniciação, Consolidação e Desenvolvimento refletiram sobre as consequências do plástico nos oceanos a partir do visionamento de um conjunto de curtos filmes. O enquadramento foi assegurado por uma boa história, ao gosto de cada um: O Médico do Mar (Leo Timmers), O Polvo Coceguinhas (Ruth Galloway), o Pássaro da Avó (Benji Davies) ou Lendas do Mar (José Jorge Letria).


Plasticologia Marinha de Professora Maria Cristina Calado

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Gaspar Antunes conquista o 2.º prémio ex-aequo no Concurso uma Aventura Literária 2020

É com grande alegria que a Biblioteca partilha a conquista de um 2.º Prémio ex-aequo no Concurso Uma Aventura... Literária 2020 do texto original  do Gaspar Antunes, do núcleo de desenvolvimento, conforme poderão consultar nas listas de premiados já publicadas no site www.uma-aventura.pt 

Eis o texto premiado:
Uma aventura na escola
 Numa escola, havia uns homens maus que eram ladrões. Mas havia também cinco meninos que descobriram quem eles eram.
Então, os meninos avisaram o professor que iam à casa de banho. Quando lá chegaram, deram um pontapé na mão de um dos ladrões que largou logo a pistola. Depois prenderam as mãos dos ladrões com um elástico, porque não tinham mais nada ali. Depois, foram ao campo e ataram os outros ladrões com uma corda ao poste da baliza.
E, nisto, um ladrão disse:
- Esqueceram-se de que há uma bomba e só faltam 5 minutos para ela explodir.
Um dos cinco meninos perguntou:
- Escolhemos a bomba ou os ladrões?
Os meninos escolheram a bomba porque se escolhessem os ladrões, a bomba explodiria. Os meninos arrancaram os tubos quando só faltavam dez segundos, e, por sorte, a bomba desligou-se.
Os ladrões fugiram para a sala dos professores para roubar o dinheiro da Feira da Escola: havia cem euros.
Os cinco meninos depressa chamaram a polícia, os ladrões foram presos e o dinheiro recuperado.


Conforme o regulamento prevê, o prémio consiste na publicação do trabalho num dos livros da coleção Uma Aventuracujo título e edição serão divulgados oportunamente pela Editorial Caminho. O aluno premiado e o professor que coordenou o trabalho recebem também como brinde um cheque-livro
Este ano, tendo em conta a situação excepcional que o país atravessa, não haverá cerimónia pública de entrega dos prémios.  O cheque-livro pode ser trocado directamente nas livrarias LeYa indicadas, na Feira do Livro de Lisboa ou enviado para a Editorial Caminho e o(s) livro(s) serão enviados pelo correio.

Os Diplomas de Participação e de Coordenação Pedagógica já estão no site Uma Aventura para serem impressos directamente pelos professores ou alunos. Excepcionalmente, este ano os referidos Diplomas não serão enviados pelo correio. http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=concursos&diplomas=1

Mensagens das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada:

http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=novidades&id=180&titulo=Concurso%20Uma%20Aventura%85%20Liter%E1ria%202020



A Biblioteca está muito feliz pelo vosso empenho e participação em mais uma aventura através dos livros e muito orgulhosa de fazer parte deste processo.

Parabéns à Várzea e ao Gaspar!

terça-feira, 2 de junho de 2020

Hoje, a tertulinha do NCB2 teve direito a um brinquedo!

A Tertulinha de hoje do Núcleo de Consolidação B2 foi muito diversificada: aprendemos com o Raul e a Camila que quem joga Fortnite aprende sobre histórias da Bíblia (como a história da Arca de Noé ou do Rei Midas); visitámos o Palácio da Pena com a Carolina que nos mostrou a cama do Rei e da Rainha e a paisagem da serra de Sintra; folheámos uma caderneta do Sporting com o João Lobo; e falámos com a Camila sobre o assunto que domina a atualidade - o Corona vírus.

E porque o Dia da Criança aconteceu na véspera, e a Maria Inês quis recordá-lo, lembrámo-lo através do poema "Brinquedo", de Miguel Torga, que foi o mote para aprendermos a fazer um papagaio de papel. Ficamos à espera dos testemunhos de voo de todos os participantes de hoje na Tertulinha!

Brinquedo

Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão
E a estrela ia subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.


Miguel Torga


E para quem gosta de poesia, aqui fica outro poema dedicado a todos quantos gostam, ou gostavam, de brincar com papagaios de papel, desta vez, de Sebastião da Gama.

O papagaio  

Deixem-no lá, deixem-no lá, o papagaio!
Deixem-no lá, bem preso à terra,
vibrando!

Aos arranques,
a fazer tremer a terra,
a querer voar
pelo ar
até pertinho do Céu…

Deixem-no lá, deixem-no lá, o papagaio!
Deixem-no lá viver a sua inquietação
e ser verdade aquela ânsia
de fugir.

Não lhe cortem o cordel!
Poupem o papagaio à dor enorme
de cair,
papel inútil, roto, pelo chão.

Não lhe ensinem,
ao pobre papagaio de papel,
que a sua inquietação
é a única força que ele tem.

Deixem-no lá,
naquela ânsia de fuga,
no sonho (a que uma navalha
pode dar o triste fim)
de fazer ninho no Céu:

Sempre anda longe da terra, assim,
o comprimento do cordel…

Deixem-no lá, deixem-no lá,
o papagaio de papel!...


Sebastião da Gama
Itinerário Paralelo
Lisboa, Ed. Ática, s/d.

sábado, 23 de maio de 2020

"Reações" ao desafio do Dia de Aulas ao Ar Livre

Lançado o repto de partilha de leituras ao ar livre, a coordenadora da EB da Várzea agraciou-nos com poemas inspirados pelos bichinhos que gostam de se passear no seu quintal.

Cliquem na imagem e oiçam:

Também o Martim não quis deixar de assinalar a efeméride e de mostrar o quanto pode ser bom ler lá fora, em pleno ar livre:



quinta-feira, 21 de maio de 2020

Dia de aulas ao ar livre

Para celebrar este dia, a biblioteca partilha com a comunidade escolar uma história bem velhinha sobre como a felicidade pode ser tão simples!

Toque na imagem e poderá ouvi-la!

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Tertulinha com a sala 1 do JI da Várzea

Foi na sexta-feira, dia 15, que a sala 1 inaugurou as suas tertulinhas online. E como era Dia da Família, Todd Parr e o seu Livro da Família foram os convidados de honra, ao lado das partilhas feitas pelas crianças e pelos pais participantes. As partilhas foram variadas e até deram direito a uma aula do Gaspar sobre o corpo humano e a uma música tocada e cantada pelo professor Jorge que, juntamente com a Ana participaram nesta sessão!

Hoje, 18 de maio, realizou-se a segunda sessão e as partilhas continuaram: A Raposa e a Cegonha, Histórias de sorrisos e mais lições sobre o corpo humano.

A finalizar, Elmer, Sereias e Anita foram os livros pedidos para as próximas tertulinhas que contarão, certamente, com mais partilhas pelas crianças.


quinta-feira, 14 de maio de 2020

O Livro da família, de Todd Parr, na Tertulinha do NCB1

O Livro da Família, de Todd Parr, continua a ser insubstituível para falar do tema da família com os mais novos. E foi com ele que abrimos as duas sessões da Tertulinha com o núcleo de consolidação B1, no dia 13 de maio, numa versão animada da história que aqui partilhamos:


Depois da reflexão conjunta sobre a importância da família e de um brevíssimo olhar pela representação da família na arquitetura e na pintura, passou-se à partilha de leituras semanais feitas pelas crianças. A seleção foi variada: Alice no País das Maravilhas, A Lebre e a Tartaruga, A Raposa e o Corvo, Vem conhecer a Vampirina, Sophia e 2 histórias em inglês: The three little pigs e The snail and the whale.

E a Julieta partilhou uma história criada por si, com a ajuda da mãe. Ei-la:

O PEIXE MEDROSO
ERA UMA VEZ UM PEIXE MEDROSO, QUE VIVIA COM UM RAPAZ.
O RAPAZ TINHA POUCO DINHEIRO PARA COMPRAR UM PEIXE, MAS ELE TINHA UM PAI, UMA MÃE E UMA TRISAVÓ.
ELE QUERIA COMPRAR O PEIXE MAIS MEDROSO QUE EXISTE E PEDIU AOS PAIS.
O PEIXE MEDROSO CRESCEU MUITO E ROEU OS BRINQUEDOS DO MENINO E O MENINO PEDIU AO PEIXE MEDROSO PARA IR PARA A SANITA.
E ASSIM ELE FOI DA ÁGUA DA SANITA PARA O MAR, TER COM OS PAIS MEDROSOS.
FIM
JULIETA 

No ar ficou o desejo de aguçar mais o tema da família, nesta semana em que se assinala o Dia Internacional da Família, dia 15 de maio. E, por isso, aqui deixamos um kahoot para os mais pequenos: joga aqui! Game PIN: 06640511