sábado, 31 de outubro de 2020

Mês da Biblioteca Escolar celebrado com "alma e coração"

Pelo quarto ano consecutivo, a Biblioteca Escolar da Várzea festejou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2020 com um programa bem diverso de atividades em torno da leitura e das diferentes literacias.

Em ano de pandemia e com as restrições inerentes, as convidadas de honra foram a senhora Diretora do Agrupamento, Dr.ª Joana Oliveira, que assinalou a comemoração do Dia da Biblioteca Escolar com a leitura do livro O Porco Muda de Casa, de Cláudia Fries, ao núcleo de Iniciação, e a Assistente Operacional, D. Anabela, que dinamizou duas oficinas "Mãos com Alma" de construção de marcadores de livros com as crianças do núcleo de Consolidação A. 

Para celebrar a temática do ano - saúde e bem-estar, como é habitual, a Biblioteca elegeu a leitura como o centro nevrálgico da sua ação: Lobo grande e lobo pequeno, de Olivier Tallec e Nadine Brun-Cosme, O Pequeno Preocupossauro, de Rachel Bright, Tio Lobo, de Peter Brown, e Bonita, de Canizales, foram as histórias selecionadas para abrir o coração e a alma dos pequenos leitores, fomentando o pensamento positivo para afastar medos e preocupações. 

Ainda no âmbito da leitura, foram realizadas as primeiras sessões na Várzea e em Lourel dos Clubes de Leitura previstos, no âmbito do projeto Clubes de Leitura na Escola (CLE), da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura: lançamento do concurso para escolha dos nomes dos clubes, definição do regulamento, seleção das obras a ler e início das leituras. 

A par dos CLE, foram realizadas as primeiras Tertulinhas do ano letivo, dando continuidade ao projeto iniciado pela Biblioteca Escolar no ano de 2018-2019.

Da mesma forma, a partir do conto "O Rato de Alexandria", de José Jorge Letria, foi promovida a competição "Acho que sei!" e a pesquisa biobibliográfica. 

A ilustração de provérbios a partir da obra Expressões com História, de Alice Vieira, ou as experiências que deram vida a pega-monstros, a partir da obra de Maria Francisca Macedo, O Clube dos Cientistas - Mistério no Hospital - foram outras das atividades que tiveram por base a leitura. 

A par da leitura, também o cinema marcou presença no mês das Bibliotecas na Várzea - O presente, Soar, Diferente, O senhor indiferente e Ataque ao lanche - foram as cinco curtas de "chorar por mais" que animaram as sessões cinematográficas realizadas. 

Ao cinema juntou-se o teatro: a dramatização da história Bonita, de Canizales, em vésperas de Halloween, levada a cabo pela educadora Sofia Mittermaier, a AO Ana Gomes Costa e a PB Cristina Calado, destinada às crianças da sala 3 da Várzea. encerrou, em grande e em segurança, as atividades do Mês das Bibliotecas Escolares na E.B. da Várzea.

Sem comentários:

Enviar um comentário