quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Os Clubes de Leitura da E.B. Várzea de Sintra e da E.B de Lourel dão os primeiros passos

Os Clubes de Leitura da E.B. da Várzea de Sintra e da E.B. de Lourel iniciaram a sua atividade com a apresentação do seu programa junto da comunidade escolar e o lançamento do desafio de escolha dos respetivos nomes, sob a orientação e dinamização das docentes responsáveis: a professora bibliotecária Cristina Calado e as professoras Anabela Marques (E.B. da Várzea) e Carla Silva (E.B. de Lourel). 

Tendo apresentado candidatura ao projeto de Clubes de Leitura nas Escolas (CLE), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas D. Carlos I foi agraciado com a verba de 1000€ destinada à aquisição de livros para a dinamização das sessões do CLE.

Os Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) são espaços dedicados à partilha e socialização da leitura de um mesmo livro. Professores e alunos podem questionar-se, discutir e refletir em conjunto as obras selecionadas e debater seus gostos e interesses sobre os lidos.

A leitura não tem necessariamente de ser uma atividade solitária. Os CLE querem apresentar-se como um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros escolhidos.             in http://www.pnl2027.gov.pt/np4/clubedeleituranasescolas_cle.html (consultado em 11/11/2020)


Na E.B. da Várzea foram criados dois clubes no 1.º ciclo: o Clube da Fantasia (Núcleo de iniciação/ consolidação A) e o Clube Magia dos Livros (Núcleo de consolidação B e desenvolvimento). 

Cada um deles já iniciou as leituras e as sessões de reflexão: A menina que detestava livros (de Leanne Franson e Manjusha Pawagi), para os mais pequenos, e O Narciso com pelos no nariz ( de Andreia Penso Pereira e Ana Granado), para os mais crescidos.

As partilhas pessoais têm sido fantásticas: desde as semelhanças entre a casa da menina que detestava livros e as suas, às tentativas de fazer a barba, de tirar pelos do nariz ou de espiar os irmãos, passando por amores secretos - as experiências confessadas pelas crianças e pelos professores têm-se revelado surpreendentes... 

E ainda há tanto por dizer... 

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!


Eis uma pequenina amostra dos CLE da EB da Várzea:



:



Sem comentários:

Enviar um comentário