quarta-feira, 10 de junho de 2026

Projeto “Redescobrir o Mar” mobiliza alunos da Várzea para a literacia do oceano

A Escola Básica da Várzea de Sintra juntou-se ao projeto nacional Redescobrir o Mar, envolvendo crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo em atividades dedicadas à literacia do oceano, à sustentabilidade marinha e à valorização das profissões ligadas ao mar. Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo da Escola Básica da Várzea de Sintra participaram no projeto Redescobrir o Mar, no âmbito do desafio nacional lançado às escolas para assinalar a Semana Nacional do Mar. A iniciativa, promovida pela Forum Estudante, pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, procurou sensibilizar os mais novos para o valor estratégico do oceano, da Economia Azul e das profissões ligadas ao mar. Num país com uma ligação histórica e geográfica profunda ao oceano, o mar assume um papel decisivo no plano ambiental, económico, científico e social. Apesar dessa proximidade, vários estudos e a experiência em contexto escolar mostram que muitos jovens ainda revelam um conhecimento limitado sobre a importância do mar e os desafios que enfrenta, o que reforça a necessidade de promover a literacia do oceano desde os primeiros anos de escolaridade. Aproveitando o simbolismo do Dia Europeu do Mar, assinalado a 20 de maio, da Semana Nacional do Mar, que decorreu entre 18 e 22 de maio, e do Dia Mundial dos Oceanos, celebrado a 8 de junho, a biblioteca escolar dinamizou, entre 14 de maio e 8 de junho, as Semanas do Mar. A iniciativa incluiu uma exposição de lixo marinho recolhido pela professora bibliotecária, no seu testemunho enquanto beachcomber, um webinar promovido pelo Oceanário sobre as tartarugas marinhas de São Tomé, bem como vários jogos e dinâmicas de cidadania ambiental inspirados na literacia do oceano. As atividades foram apoiadas pelo kit pedagógico desenvolvido pela Forum Estudante e pela ESTM, a par de outros materiais criados pela própria biblioteca. Com esta participação, a Escola Básica da Várzea de Sintra vai receber a distinção “Mar+” e um certificado de participação, reconhecimento que assinala o envolvimento da comunidade escolar na promoção da consciência ambiental e da literacia do oceano.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Alunos da Várzea levam “Rap do Homem-Cão” à Gulbenkian na festa “Miúdos a Votos”

Os alunos do 4.º ano da Escola Básica da Várzea participaram, a 28 de maio, na festa Miúdos a Votos, na Fundação Gulbenkian, onde apresentaram em palco o Rap do Homem-Cão e integraram oficinas de ilustração e teatro no âmbito da promoção da leitura.
No dia 28 de maio, os alunos do 4.º ano da Escola Básica da Várzea deslocaram-se à Fundação Gulbenkian, em Lisboa, para participar na festa Miúdos a Votos. Além de apresentarem uma das ações de campanha desenvolvidas no âmbito da iniciativa, os alunos participaram em duas oficinas educativas: uma de ilustração com papel, sem recurso a instrumentos de corte além das mãos, e outra de teatro, a partir da adaptação da obra O Lápis Mágico de Malala. No âmbito da campanha a favor do livro Homem-Cão, de Dav Pilkey, um grupo de alunos destas turmas criou um rap original, posteriormente apresentado em palco perante uma plateia composta por outros participantes envolvidos nas várias ações de campanha desenvolvidas entre fevereiro e março. Os restantes alunos das duas turmas acompanharam a apresentação com entusiasmo, tal como as professoras Anabela Marques e Raquel Ferreira, a assistente operacional Sílvia Coelho e três encarregados de educação que integraram a comitiva. Depois dos ensaios realizados durante a manhã, os alunos subiram ao palco para interpretar e coreografar o Rap do Homem-Cão, numa atuação muito aplaudida pelo público presente. No final, os participantes receberam um prémio de participação, que assinalou o envolvimento dos alunos na iniciativa. A deslocação constituiu também uma oportunidade para muitas crianças viverem a experiência de viajar de comboio até Lisboa, incluindo o regresso em hora de ponta, num momento que contribuiu igualmente para a sua autonomia e vivência do espaço urbano.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Rui Calado mostra como ciência, mergulho e imagem se cruzam no universo submarino

O biólogo marinho Rui Calado esteve na escola, a 12 de maio, para partilhar com os alunos das turmas 7.º C e 7.º H um percurso onde mergulho, fotografia e investigação científica se articulam, numa sessão que destacou o potencial do mar como espaço de descoberta, conhecimento e futuro.
No dia 12 de maio, as turmas 7.º C e 7.º H do A.E. D. Carlos I receberam o biólogo marinho Rui Calado, uma iniciativa no âmbito do Plano Cultural de Escola e da temática escolhida para o presente ano letivo — Arte com ciência, de trás para o futuro. A iniciativa proporcionou aos alunos um contacto direto com um percurso profissional onde ciência, exploração do meio marinho e imagem se cruzam de forma singular. Durante a sessão, Rui Calado falou aos alunos sobre a sua experiência como mergulhador profissional, especialista em biologia marinha e aquacultura, bem como sobre o trabalho que desenvolve na fotografia subaquática. O testemunho permitiu dar a conhecer diferentes dimensões de uma carreira ligada ao mar, à investigação e à comunicação visual. Com recurso a vídeos e fotografias, o convidado explicou de que forma a imagem pode ser uma aliada da ciência, ajudando a tornar mais acessíveis conteúdos complexos e a despertar o interesse do público por áreas menos visíveis ou de difícil acesso. Foi também sublinhado o papel da fotografia e do vídeo na aproximação do cidadão comum ao mundo submarino, frequentemente distante por razões físicas, sociais ou económicas. Questionado pelos participantes, Rui Calado recordou o momento em que nasceu o seu interesse pelo universo subaquático, pelo mergulho e pela fotografia. Esse primeiro contacto surgiu ainda na infância, influenciado pelo pai, ligado ao mergulho e à fotografia amadora, e ganhou forma aos 9 anos, na Madeira, com o seu batismo de mergulho. A partir daí, o percurso foi-se construindo entre aprendizagem familiar e autónoma, prática continuada, formação especializada, investimento progressivo em equipamento e exploração da fotografia e vídeo digitais, até se consolidar numa carreira ligada à biologia marinha e à comunicação científica. A terminar, Rui Calado deixou uma mensagem de incentivo aos jovens interessados neste universo: o mar continua a oferecer vastos campos de exploração, seja na ciência, na medicina, na alimentação, na investigação de recursos ou na prática desportiva. Apesar das exigências técnicas e materiais associadas ao mergulho, sublinhou que existem formas acessíveis de começar, através do aluguer de equipamento ou da experimentação em clubes especializados. Mais do que nunca, defendeu, importa dar continuidade à curiosidade inicial e transformá-la num caminho de descoberta.

domingo, 10 de maio de 2026

Ciência e arte: escaravelhos em desenho científico

No dia 5 de maio, os alunos do 3.º ano da E.B. da Várzea de Sintra exploraram a ligação entre ciência e arte numa atividade de desenho científico de escaravelhos orientada pela ilustradora Filipa Quadrado.
No dia 5 de maio, o 3.º ano da E.B. da Várzea de Sintra esteve a aprender como fazer desenhos científicos de escaravelhos com a mãe da aluna Inês Teixeira, a ilustradora Filipa Quadrado. Primeiro, os alunos observaram com muita atenção os desenhos – as formas, as cores, as patas, o comprimento e a largura,… De seguida, fizeram o desenho com lápis de grafite. A seguir, pintaram os escaravelhos com tintas de guache. Por fim, colaram etiquetas com o nome comum e científico e a classificação - reino, filo, classe, ordem, família, género e espécie. O resultado foi surpreendente para todos, mesmo para os que diziam não ser capazes ou que não gostam de escaravelhos! Inês Teixeira, Clara Borges (NCB, EB da Várzea)

sexta-feira, 1 de maio de 2026

António Mota em diálogo inspirador com os pequenos leitores do A.E. D. Carlos I

No dia 29 de abril, as três escolas do 1.º ciclo do agrupamento tiveram o privilégio de receber o escritor António Mota, numa atividade promovida pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, através da Dra. Raquel Camacho, no âmbito do programa “Os Escritores vão à Escola”. Foi um momento muito especial para toda a comunidade educativa, que teve a oportunidade de conhecer, em pessoa, um dos mais reconhecidos autores da literatura infantojuvenil portuguesa, atualmente com a impressionante marca de 106 obras publicadas. A visita foi preparada com grande empenho e entusiasmo por alunos e professores, que apresentaram diversos trabalhos e homenagens para acolher e honrar o escritor. Foi gratificante assistir ao envolvimento, à dedicação e ao carinho demonstrados pelas crianças, professoras, educadoras e assistentes operacionais tornando este encontro numa experiência enriquecedora e memorável para todos.
Deixamos aqui um texto elaborado pelo 4º B, da D. Carlos I, sobre a sua experiência com o escritor António Mota: O escritor António Mota veio à nossa escola.Todas as turmas do 1º ciclo e o jardim de infância participaram na atividade. A atividade decorreu no Pavilhão B (2º ciclo). A nossa turma teve uma participação que foi, um mapa enorme de Portugal com o nome das cidades referidas no Poema "A viagem" que podemos ler no livro "Se tu visses o que eu vi" do autor convidado. A nossa apresentação tinha uns imans e o viajante deslocava-se pelo mapa seguindo os versos sobre cada localidade. No final, o autor gostou muito e deu-nos os parabéns! Oferecemos o nosso trabalho à biblioteca da escola. Ainda houve tempo para o escritor autografar alguns livros e depois alunos e professores ajudaram a arrumar a sala. Nós gostamos muito de fazer esta atividade com o António Mota.

sábado, 28 de fevereiro de 2026

Dia da Internet Segura

 


A 10 de fevereiro celebrámos o Dia Internet Mais Segura, uma efeméride assinalada internacionalmente e que, na Várzea, prolongámos até ao fim de fevereiro, com atividades que incidiram sobretudo nas questões da privacidade, pirataria, segurança online, ciberbullying e notícias falsas.

Com as crianças dos núcleos à Descoberta e Consolidação A optou-se pela reflexão conjunta a partir do visionamento das animações disponibilizadas no sítio da Seguranet, e a atividades com recurso a desenhos, diferenças, labirintos, etc.. 

Com os mais crescidos, dos núcleos de Consolidação B e C, a reflexão foi feita em pequenos grupos a partir da leitura de tiras selecionadas da Seguranet e de notícias falsas retiradas do Polígrafo, reflexões que foram depois apresentadas oralmente.

Os mais velhos fizeram também um quiz sobre conceitos digitais e medidas de segurança a adotar online, tendo, na globalidade, revelado um bom domínio das atitudes preventivas relativamente ao digital.

Todas as crianças e docentes tiveram ainda a oportunidade de visitar a exposição Navega em Segurança patente na biblioteca composta por cartazes explicativos e com dicas para um uso seguro da Internet, e participar, de forma autónoma e voluntária, nos desafios expostos "O que farias?".