HISTÓRIAS TRAMPOLIM - ROTEIROS


O programa "Histórias Trampolim" nasceu em 2010 na Biblioteca Escolar da Escola-sede do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, pela então professora bibliotecária Cristina Calado, com o objetivo de estimular nas crianças e nos jovens o prazer de ler e, simultaneamente, desenvolver a literacia da leitura. 

Com a mudança para a Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra, a autora deste projeto integrou-o nas práticas rotineiras de leitura da escola, associando-o a um outro projeto de desenvolvimento de competências da oralidade - a Tertulinha - ambos assumidos como atividades regulares de articulação entre a biblioteca e o crrículo. 

A biblioteca seleciona as propostas com base nas temáticas ou necessidades dos docentes para uma determinada semana, quinzena, mês ou efeméride, e prepara uma ou duas atividades para as crianças em torno da leitura, mas que sejam trampolim para outras leituras, descobertas ou pesquisas! 

É um projeto simples: lê-se, fala-se, joga-se, escreve-se, ilustra-se, compete-se, pesquisa-se... Tudo em prol da leitura e do prazer que ela nos pode trazer! 

Durante o período de E@D só foi necessário cingir, em exclusivo, as ferramentas ao digital! 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário