segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Dia da Biblioteca Escolar assinalado com "O Pássaro da Alma"

Foi com uma leitura dialogada da obra O Pássaro da Alma,  de Michal Snunit  que o Dia da Biblioteca Escolar foi assinalado na Biblioteca Escolar da Várzea.  Participaram na atividade todas as crianças dos três núcleos de Consolidação (2.ºA e B; 3.º A e B; 4.ºA e B).

Fazendo jus ao tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a escolha desta obra assentou no facto de ser um livro intemporal e para todas as idades, que nos explica, de forma poética e metafórica, o que é a alma. Num mundo marcado por uma crescente falta de valores morais, este parece-nos ser um texto essencial para estimular as crianças a conhecerem o seu sentir único e profundo e a explicarem aquilo que sentem, como o sentem e porque o sentem.

"Pela singeleza do conteúdo e pela estética do arranjo dos desenhos de Naama Golomb, é uma obra que tem ganho, desde a sua publicação em 1993, uma reputação internacional que levou a que fosse traduzida em mais de vinte cinco línguas, e em todos os países recebeu prémios e veio a tornar-se best-seller. O livro recebeu o primeiro Prémio Internacional, da Fundação Espaço Crianças em Genebra." (in https://www.fnac.pt/)

Neste sentido, a leitura feita pela artista residente no Agrupamento, Mariana Magalhães, suscitou uma interação corporal dialogada com as crianças sobre as suas próprias emoções, apelando às suas experiências pessoais e sociais. 

De seguida, a professora bibliotecária realizou um jogo de mímica: retirando às cegas uma emoção de uma sacola, as crianças tinham de representá-la para que as restantes adivinhassem. 

Foi um momento lúdico preliminar para o ateliê de ilustração das gavetas da alma que constituiu o desafio para crianças e professores darem continuidade em Expressão Plástica.



Sem comentários:

Enviar um comentário