quinta-feira, 14 de maio de 2026

Rui Calado mostra como ciência, mergulho e imagem se cruzam no universo submarino

O biólogo marinho Rui Calado esteve na escola, a 12 de maio, para partilhar com os alunos das turmas 7.º C e 7.º H um percurso onde mergulho, fotografia e investigação científica se articulam, numa sessão que destacou o potencial do mar como espaço de descoberta, conhecimento e futuro.
No dia 12 de maio, as turmas 7.º C e 7.º H do A.E. D. Carlos I receberam o biólogo marinho Rui Calado, uma iniciativa no âmbito do Plano Cultural de Escola e da temática escolhida para o presente ano letivo — Arte com ciência, de trás para o futuro. A iniciativa proporcionou aos alunos um contacto direto com um percurso profissional onde ciência, exploração do meio marinho e imagem se cruzam de forma singular. Durante a sessão, Rui Calado falou aos alunos sobre a sua experiência como mergulhador profissional, especialista em biologia marinha e aquacultura, bem como sobre o trabalho que desenvolve na fotografia subaquática. O testemunho permitiu dar a conhecer diferentes dimensões de uma carreira ligada ao mar, à investigação e à comunicação visual. Com recurso a vídeos e fotografias, o convidado explicou de que forma a imagem pode ser uma aliada da ciência, ajudando a tornar mais acessíveis conteúdos complexos e a despertar o interesse do público por áreas menos visíveis ou de difícil acesso. Foi também sublinhado o papel da fotografia e do vídeo na aproximação do cidadão comum ao mundo submarino, frequentemente distante por razões físicas, sociais ou económicas. Questionado pelos participantes, Rui Calado recordou o momento em que nasceu o seu interesse pelo universo subaquático, pelo mergulho e pela fotografia. Esse primeiro contacto surgiu ainda na infância, influenciado pelo pai, ligado ao mergulho e à fotografia amadora, e ganhou forma aos 9 anos, na Madeira, com o seu batismo de mergulho. A partir daí, o percurso foi-se construindo entre aprendizagem familiar e autónoma, prática continuada, formação especializada, investimento progressivo em equipamento e exploração da fotografia e vídeo digitais, até se consolidar numa carreira ligada à biologia marinha e à comunicação científica. A terminar, Rui Calado deixou uma mensagem de incentivo aos jovens interessados neste universo: o mar continua a oferecer vastos campos de exploração, seja na ciência, na medicina, na alimentação, na investigação de recursos ou na prática desportiva. Apesar das exigências técnicas e materiais associadas ao mergulho, sublinhou que existem formas acessíveis de começar, através do aluguer de equipamento ou da experimentação em clubes especializados. Mais do que nunca, defendeu, importa dar continuidade à curiosidade inicial e transformá-la num caminho de descoberta.

domingo, 10 de maio de 2026

Ciência e arte: escaravelhos em desenho científico

No dia 5 de maio, os alunos do 3.º ano da E.B. da Várzea de Sintra exploraram a ligação entre ciência e arte numa atividade de desenho científico de escaravelhos orientada pela ilustradora Filipa Quadrado.
No dia 5 de maio, o 3.º ano da E.B. da Várzea de Sintra esteve a aprender como fazer desenhos científicos de escaravelhos com a mãe da aluna Inês Teixeira, a ilustradora Filipa Quadrado. Primeiro, os alunos observaram com muita atenção os desenhos – as formas, as cores, as patas, o comprimento e a largura,… De seguida, fizeram o desenho com lápis de grafite. A seguir, pintaram os escaravelhos com tintas de guache. Por fim, colaram etiquetas com o nome comum e científico e a classificação - reino, filo, classe, ordem, família, género e espécie. O resultado foi surpreendente para todos, mesmo para os que diziam não ser capazes ou que não gostam de escaravelhos! Inês Teixeira, Clara Borges (NCB, EB da Várzea)

sexta-feira, 1 de maio de 2026

António Mota em diálogo inspirador com os pequenos leitores do A.E. D. Carlos I

No dia 29 de abril, as três escolas do 1.º ciclo do agrupamento tiveram o privilégio de receber o escritor António Mota, numa atividade promovida pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra, através da Dra. Raquel Camacho, no âmbito do programa “Os Escritores vão à Escola”. Foi um momento muito especial para toda a comunidade educativa, que teve a oportunidade de conhecer, em pessoa, um dos mais reconhecidos autores da literatura infantojuvenil portuguesa, atualmente com a impressionante marca de 106 obras publicadas. A visita foi preparada com grande empenho e entusiasmo por alunos e professores, que apresentaram diversos trabalhos e homenagens para acolher e honrar o escritor. Foi gratificante assistir ao envolvimento, à dedicação e ao carinho demonstrados pelas crianças, professoras, educadoras e assistentes operacionais tornando este encontro numa experiência enriquecedora e memorável para todos.
Deixamos aqui um texto elaborado pelo 4º B, da D. Carlos I, sobre a sua experiência com o escritor António Mota: O escritor António Mota veio à nossa escola.Todas as turmas do 1º ciclo e o jardim de infância participaram na atividade. A atividade decorreu no Pavilhão B (2º ciclo). A nossa turma teve uma participação que foi, um mapa enorme de Portugal com o nome das cidades referidas no Poema "A viagem" que podemos ler no livro "Se tu visses o que eu vi" do autor convidado. A nossa apresentação tinha uns imans e o viajante deslocava-se pelo mapa seguindo os versos sobre cada localidade. No final, o autor gostou muito e deu-nos os parabéns! Oferecemos o nosso trabalho à biblioteca da escola. Ainda houve tempo para o escritor autografar alguns livros e depois alunos e professores ajudaram a arrumar a sala. Nós gostamos muito de fazer esta atividade com o António Mota.