terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Projeto Voluntários de Leitura

Iniciado a 27 de novembro de 2023 na E.B. da Várzea, o projeto "Voluntários de Leitura" conta com três encarregados de educação que se propuseram participar nesta louvável iniciativa, lançada pela Rede de Bibliotecas Escolares para apoiar o trabalho dos docentes, professores bibliotecários e alunos no incremento do gosto e dos hábitos de leitura dos mais novos. 

Na E.B. da Várzea, os três voluntários de leitura já apoiaram, em 21 sessões, 11 crianças dos núcleos de consolidação B e C/D, promovendo leitura a par,  e já se notam os efeitos benéficos da sua ação: pouco a pouco, as crianças têm vindo a ultrapassar a sua insegurança, a desbloquear o seu tom de voz e a ler com maior fluência. Nas sessões com os voluntários de leitura, as crianças têm uma atenção mais individualizada e descontraída, uma vez que cada sessão é direcionada só para 1 ou 2 alunos. Além disso, as estratégias que cada voluntário desenvolve com as crianças têm muito mais a ver com a sua intuição e sensibilidade pessoal do que com pedagogia, o que torna o processo de leitura mais espontâneo e familiar. 

A título de exemplo, para elevar o tom de voz de algumas crianças e contribuir para a sua descontração, o voluntário que as acompanha tem recorrido com frequência à improvisação dramática e à música, estratégia com efeitos bastante positivos reconhecidos pela professora titular. Outra estratégia muito frequente tem sido dar às crianças apoiadas a possibilidade de serem elas a escolher os textos a ler, sem restrições, ainda que haja sempre propostas por parte da biblioteca ou dos voluntários. 

O projeto está em curso na E.B. da Várzea e na escola-sede, com o aval da candidatura por parte da senhora diretora, Dr.ª Joana Oliveira. A coordenação do trabalho dos voluntários é feita pela professora bibliotecária que acompanha os voluntários nas sessões, apoia as modalidades de leitura e de intervenção, bem como a seleção de textos, e faz a articulação com os docentes para a identificação dos alunos a avaliação dos seus progressos.



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