terça-feira, 30 de maio de 2023
Newton gostava de ler - Biodiversidade da Manta Morta
A pedido das crianças do Núcleo de Iniciação, que queriam saber mais sobre bichinhos, o Dr. Newton lá se decidiu a recontar a história "Há um cabelo na minha terra", numa versão muito adaptada ao seu estilo de avô contador e, em breve, as crianças sabiam mais do que a protagonista da história! Depois da história veio a explicação e foi gratificante verificar que todos tinham compreendido porque é que a minhoca tinha um cabelo na sua terra: as minhocas comem os restos dos seres vivos e aqele cabelo era da Henriqueta que tinha apanhado o vírus que havia no pelo do ratinho fofinho. Mas, o momento mais ansiado, foi o da experiência de ver ao vivo todos os bichinhos que o sr. Newton tinha arranjado: aranhas , centípedes, milípedes, crustáceos, insectos, oligoquetas e gastrópodes - uma variedade imensa que puderam ver e desenhar, descobrindo as suas características com lupas.
Ainda mais importante foi quando todos puderam ir devolver todos aqueles espécimes à liberdade do seu habitat, com todo o cuidado para não os magoar. E qual não foi a sua alegria quando encontraram novos bichinhos: mais insetos e, sobretudo, formigas grandes.
Agora, todos os dias, há sempre um grupinho que pega nas caixinhas que o sr. Newton lhes deixou e vai observar como andam os bichinhos lá na sua terra junto à horta da escola. Ai os caracóis nas couves e alfaces...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário