sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Oficina de escrita criativa com a arca de contos
Mia e a montanha - uma história trampolim de persistência
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Afunda ou não afunda ? Uma história, uma experiência com o núcleo de iniciação
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
Sessões de educação ambiental com a Tratolixo
A E.B. da Várzea promoveu um conjunto de sessões online de educação ambiental para todas as crianças da escola dinamizadas pela empresa Tratolixo. As sessões decorreram na biblioteca, entre os dias 12 e 18 de novembro, sempre que as condições tecnológicas o permitiram, e contaram com a participação de todos os núcleos.
CLE "Clube da Fantasia" faz partilha Zoom com a família
Quisemos ouvir as crianças do Clube da Fantasia e os respetivos pais sobre a sua experiência conjunta da leitura da obra A Menina que detestava livros, de Leanne Franson e Manjusha Pawagi, e, por isso, organizámos duas sessões Zoom na biblioteca. O resultado foi surpreendente: as crianças partilharam, na sua forma genuinamente sincera, os momentos que mais as fascinaram na história lida e interpelaram os pais a fazerem o mesmo. Os animais malabaristas que saem dos livros de histórias, a imensidão desorganizada de livros que se empilham periclitantemente por toda a casa de uma heroína que passa a gostar de ler quando precisa de se ver livre da confusão causada pelas desventuras do seu gato Max foram mote unânime para que todos sublinhassem a importância da leitura na formação pessoal, social e cultural de qualquer pessoa.
Geraram-se momentos verdadeiramente comoventes, onde não faltaram sorrisos e lágrimas de alegria e de orgulho, quer por parte dos progenitores quer por parte das professoras.
Garantida está já a promessa feita aos muitos pais que não puderam participar no dia 17 de repetirem breve o evento, tal foi o sucesso e a "publicidade" levada pelas crianças até casa, logo após a experiência.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
Hora do Código - programação em blocos
Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Escolar da Várzea participa no projeto internacional de programação em blocos, EU CODE WEEK, com a realização de atividades com as crianças do 1.º ciclo.
Aprender a programar aumenta a capacidade de adaptação à rápidas transformações do mundo atual, desenvolve o pensamento computacional e a capacidade para explorar novas ideias e inovar. A programação permite desenvolver também o raciocínio lógico e estratégico bem como o cálculo e competências espaciais de orientação.
De forma lúdica, a programação em blocos visa, em suma, desenvolver a literacia digital atravé do jogo.sexta-feira, 13 de novembro de 2020
"A folha e o pirilampo" - uma História Trampolim de outono no Dia de Aulas ao Ar Livre
Pequeno mas delicioso, este conto de Maria Alberta Menéres foi o escolhido para abordar a temática do outono com o núcleo de consolidação A e a sala 3 do núcleo À Descoberta.
A história narra a perspetiva de uma última folhinha que teima em não se soltar do ramo a que se agarra com teimosia, no cocoruto da árvore. É então que, guiada por um pirilampo, a folhinha inicia a sua descida inevitável, vencendo o medo da queda e do escuro, e aterra num abraço feliz com o seu salvador.
Depois da história, as emoções da folhinha em queda livre foram sentidas e ilustradas pelas crianças e depois compostas em painel, o qual está exposto na biblioteca.
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
Os Clubes de Leitura da E.B. Várzea de Sintra e da E.B de Lourel dão os primeiros passos
Os Clubes de Leitura da E.B. da Várzea de Sintra e da E.B. de Lourel iniciaram a sua atividade com a apresentação do seu programa junto da comunidade escolar e o lançamento do desafio de escolha dos respetivos nomes, sob a orientação e dinamização das docentes responsáveis: a professora bibliotecária Cristina Calado e as professoras Anabela Marques (E.B. da Várzea) e Carla Silva (E.B. de Lourel).
Tendo apresentado candidatura ao projeto de Clubes de Leitura nas Escolas (CLE), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas D. Carlos I foi agraciado com a verba de 1000€ destinada à aquisição de livros para a dinamização das sessões do CLE.
Os Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) são espaços dedicados à partilha e socialização da leitura de um mesmo livro. Professores e alunos podem questionar-se, discutir e refletir em conjunto as obras selecionadas e debater seus gostos e interesses sobre os lidos.
A leitura não tem necessariamente de ser uma atividade solitária. Os CLE querem apresentar-se como um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros escolhidos. in http://www.pnl2027.gov.pt/np4/clubedeleituranasescolas_cle.html (consultado em 11/11/2020)
Na E.B. da Várzea foram criados dois clubes no 1.º ciclo: o Clube da Fantasia (Núcleo de iniciação/ consolidação A) e o Clube Magia dos Livros (Núcleo de consolidação B e desenvolvimento).
Cada um deles já iniciou as leituras e as sessões de reflexão: A menina que detestava livros (de Leanne Franson e Manjusha Pawagi), para os mais pequenos, e O Narciso com pelos no nariz ( de Andreia Penso Pereira e Ana Granado), para os mais crescidos.
As partilhas pessoais têm sido fantásticas: desde as semelhanças entre a casa da menina que detestava livros e as suas, às tentativas de fazer a barba, de tirar pelos do nariz ou de espiar os irmãos, passando por amores secretos - as experiências confessadas pelas crianças e pelos professores têm-se revelado surpreendentes...
E ainda há tanto por dizer...
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
Eis uma pequenina amostra dos CLE da EB da Várzea:
:
terça-feira, 10 de novembro de 2020
Projetos de leitura "Vai e vem" e "Já sei ler!" já estão em marcha
Foi durante o mês de outubro que a Biblioteca Escolar da Várzea retomou os projetos de leitura em "Vai e vem" e "Já sei ler" com alguns grupos dos núcleos À descoberta, Iniciação e Consolidação. Este ano, o projeto conta com mochilas fornecidas pelo Plano Nacional de Leitura, para as crianças do 1.º ano e pré-escolar, as quais vêm substituir as que os pais tinham gentilmente criado no ano anterior.