sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Oficina de escrita criativa com a arca de contos

Recorrendo à Arca de Contos, os alunos do núcleo de desenvolvimento da professora Lurdes criaram dois tapetes de histórias com todos os ingredientes para serem saboreadas à medida da sua criatividade. As crianças conjugaram as categorias da narrativa livremente numa miscelânea coerente e coesa. Depois, quais artistas, deram asas ao traço e à cor para ilustrarem as suas histórias! Esta atividade decorreu à sexta-feira entre os dias 6 e 27 de novembro.

Mia e a montanha - uma história trampolim de persistência

Foi com a história de Kim Hillyard que as Histórias Trampolim ilustraram como todos podemos chegar ao topo das nossas aspirações, sem medos ou complexos de inferioridade. Uma história deliciosamente simples que fez as delícias das crianças da sala 3 da Várzea e da sala 2 do Jardim de infância do Ral.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Afunda ou não afunda ? Uma história, uma experiência com o núcleo de iniciação

Era uma vez uma plasticina que queria saber se conseguia flutuar. Para isso, pediu ajuda às crianças do núcleo de iniciação. Com a ajuda de uma balança, nasceram duas bolinhas gémeas, com o mesmo peso: uma branca e uma verde. A verde, que era a mais atrevida, quis ser a primeira a provar ao mundo que, se mergulhasse da borda da taça de vidro transparente, que a professora Cristina tinha enchido com água, conseguiria boiar à superfície. E assim, mergulhou, exultante, com a barriga bem redonda de plasticina e heroicidade. Plof! Mas, triste dela! Aterrou no fundo da taça, lágrimas diluídas num mar de água que, lentamente, foi ficando esverdeada. Foi então a vez de a bolinha branca, timidamente, saltar para as mãos da professora que, com habilidade a foi achatando e moldando até se transformar num barquinho, com o mesmo peso da pobre bolinha verde que jazia, triste, no fundo da taça. Com delicadeza, a professora depôs o barquinho branco na água e... Tragédia titânica! O barquinho inclinou-se perigosamente para um dos lados, enchendo de água a sua côncava barriga branca e lá foi ele fazer companhia à solitária bolinha verde. Risada geral! Missão abortada! A professora retirou, então, o pseudo barquinho e enxugou-lhe as lágrimas. Depois alongou um pouco mais os seus bordos transformando-o num navio mais imponente, capaz de enfrentar as agruras de um "mar" tempestuoso. Suspense no público! Com todo o cuidado, o navio aproximou-se da superfície da água e pousou a sua quilha na linha líquida e... Palmas e risos! Flutuava! A bordo, subiram então dois marinheiros e um capitão, perante a turba exultante do núcleo da iniciação.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Sessões de educação ambiental com a Tratolixo

A E.B. da Várzea promoveu um conjunto de sessões online de educação ambiental para todas as crianças da escola dinamizadas pela empresa Tratolixo. As sessões decorreram na biblioteca, entre os dias 12 e 18 de novembro, sempre que as condições tecnológicas o permitiram, e contaram com a participação de todos os núcleos.



CLE "Clube da Fantasia" faz partilha Zoom com a família

Quisemos ouvir as crianças do Clube da Fantasia e os respetivos pais sobre a sua experiência conjunta da leitura da obra A Menina que detestava livros, de Leanne Franson e Manjusha Pawagi, e, por isso, organizámos duas sessões Zoom na biblioteca. O resultado foi surpreendente: as crianças partilharam, na sua forma genuinamente sincera, os momentos que mais as fascinaram na história lida e interpelaram os pais a fazerem o mesmo. Os animais malabaristas que saem dos livros de histórias, a imensidão desorganizada de livros que se empilham periclitantemente por toda a casa de uma heroína que passa a gostar de ler quando precisa de se ver livre da confusão causada pelas desventuras do seu gato Max foram mote unânime para que todos sublinhassem a importância da leitura na formação pessoal, social e cultural de qualquer pessoa.

Geraram-se momentos verdadeiramente comoventes, onde não faltaram sorrisos e lágrimas de alegria e de orgulho, quer por parte dos progenitores quer por parte das professoras.

Garantida está já a promessa feita aos muitos pais que não puderam participar no dia 17 de repetirem breve o evento, tal foi o sucesso e a "publicidade" levada pelas crianças até casa, logo após a experiência.




quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Hora do Código - programação em blocos

 Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Escolar da Várzea participa no projeto internacional de programação em blocos, EU CODE WEEK, com a realização de atividades com as crianças do 1.º ciclo.

Aprender a programar aumenta a capacidade de adaptação à rápidas transformações do mundo atual, desenvolve o pensamento computacional e a capacidade para explorar novas ideias e inovar. A programação permite desenvolver também o raciocínio lógico e estratégico bem como o cálculo e competências espaciais de orientação.

De forma lúdica, a programação em blocos visa, em suma, desenvolver a literacia digital atravé do jogo. 

O entusiasmo com que as crianças cooperam umas com as outras para resolver os problemas e ultrapassarem os níveis dos desafios fá-los esquecer as horas, o lanche e o intervalo. 

Assim tem sido na Várzea...

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

"A folha e o pirilampo" - uma História Trampolim de outono no Dia de Aulas ao Ar Livre

Pequeno mas delicioso, este conto de Maria Alberta Menéres foi o escolhido para abordar a temática do outono com o núcleo de consolidação A e a sala 3 do núcleo À Descoberta. 

A história narra a perspetiva de uma última folhinha que teima em não se soltar do ramo a que se agarra com teimosia, no cocoruto da árvore. É então que, guiada por um pirilampo, a folhinha inicia a sua descida inevitável, vencendo o medo da queda e do escuro, e aterra num abraço feliz com o seu salvador.

Depois da história, as emoções da folhinha  em queda livre foram sentidas e ilustradas pelas crianças e depois compostas em painel, o qual está exposto na biblioteca.



quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Os Clubes de Leitura da E.B. Várzea de Sintra e da E.B de Lourel dão os primeiros passos

Os Clubes de Leitura da E.B. da Várzea de Sintra e da E.B. de Lourel iniciaram a sua atividade com a apresentação do seu programa junto da comunidade escolar e o lançamento do desafio de escolha dos respetivos nomes, sob a orientação e dinamização das docentes responsáveis: a professora bibliotecária Cristina Calado e as professoras Anabela Marques (E.B. da Várzea) e Carla Silva (E.B. de Lourel). 

Tendo apresentado candidatura ao projeto de Clubes de Leitura nas Escolas (CLE), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas D. Carlos I foi agraciado com a verba de 1000€ destinada à aquisição de livros para a dinamização das sessões do CLE.

Os Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) são espaços dedicados à partilha e socialização da leitura de um mesmo livro. Professores e alunos podem questionar-se, discutir e refletir em conjunto as obras selecionadas e debater seus gostos e interesses sobre os lidos.

A leitura não tem necessariamente de ser uma atividade solitária. Os CLE querem apresentar-se como um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros escolhidos.             in http://www.pnl2027.gov.pt/np4/clubedeleituranasescolas_cle.html (consultado em 11/11/2020)


Na E.B. da Várzea foram criados dois clubes no 1.º ciclo: o Clube da Fantasia (Núcleo de iniciação/ consolidação A) e o Clube Magia dos Livros (Núcleo de consolidação B e desenvolvimento). 

Cada um deles já iniciou as leituras e as sessões de reflexão: A menina que detestava livros (de Leanne Franson e Manjusha Pawagi), para os mais pequenos, e O Narciso com pelos no nariz ( de Andreia Penso Pereira e Ana Granado), para os mais crescidos.

As partilhas pessoais têm sido fantásticas: desde as semelhanças entre a casa da menina que detestava livros e as suas, às tentativas de fazer a barba, de tirar pelos do nariz ou de espiar os irmãos, passando por amores secretos - as experiências confessadas pelas crianças e pelos professores têm-se revelado surpreendentes... 

E ainda há tanto por dizer... 

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!


Eis uma pequenina amostra dos CLE da EB da Várzea:



:



terça-feira, 10 de novembro de 2020

Projetos de leitura "Vai e vem" e "Já sei ler!" já estão em marcha

 Foi durante o mês de outubro que a Biblioteca Escolar da Várzea retomou os projetos de leitura em "Vai e vem" e "Já sei ler" com alguns grupos dos núcleos À descoberta, Iniciação e Consolidação. Este ano, o projeto conta com  mochilas fornecidas pelo Plano Nacional de Leitura, para as crianças do 1.º ano e pré-escolar, as quais vêm substituir as que os pais tinham gentilmente criado no ano anterior.