terça-feira, 19 de novembro de 2019

A EB da Várzea no LEFFEST - Lisbon and Sintra Film Festival

Hoje, as crianças dos núcleos de iniciação e consolidação 2 da EB da Várzea foram ao cinema no Centro Cultural Olga Cadaval, no âmbito do LEFFEST - Lisbon and Sintra Film Festival.

O realizador agraciado foi José Miguel Ribeiro, autor do filme “A suspeita”, distinguido com o Cartoon d’Or em 2000.

As crianças assistiram a várias curtas-metragens do realizador, de que deixo aqui um cheirinho para abrir o apetite da curiosidade e gosto de ver bom cinema de animação.

Papel de Natal (2014) - o primeiro filme em que José Miguel Ribeiro combina imagem real e animação em volumes de cartão, duas práticas distintas do cinema. Em 40 minutos, Dodu, um rapaz de cartão, construído a partir de desperdício de papel por Camila, tem por missão encontrar o pai desaparecido da menina na floresta Mundi, ou melhor no mundo do Monstro Desperdício. Este filme tem uma mensagem ambiental em torno da reciclagem e da reutilização do desperdício. 


As coisas lá de casa (2004) - Vinte seis pequenas histórias feitas a partir de plasticina, a partir de coisas encontradas em casa: "a faca e o garfo", "os dois quadros", "o balde e a esfregona", "o lápis e a borracha","a estante e os livros", "a roupa e as molas", "a cristaleira e as chávenas" e "a agulha e a tesoura" - foram as histórias exibidas, sempre acompanhadas por músicas cantadas por duas meninas, as filhas do diretor. 



Depois da sessão de cinema e já na escola, foi tempo de as crianças refletirem e manifestarem a sua opinião sobre o que viram. Eis uma amostra do que fizeram.

Clicar aqui!


Sem comentários:

Enviar um comentário