quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen - D. Carlos pára para ler Sophia

À semelhança do que hoje se passou um pouco por todo o país, o Agrupamento de Escolas D. Carlos I não quis deixar de assinalar o momento e parou para ler Sophia, numa iniciativa conjunta do grupo disciplinar de Português e da Biblioteca Escolar D. Carlos. A EB da Várzea juntou-se à iniciativa e exortou a todos os docentes da Várzea, Lourel e Ral que fizessem o mesmo, para que a memória de um dos maiores rostos da literatura infantojuvenil seja reconhecida pelas crianças de hoje.

Dos poemas "Um amigo" (de Leif Kristiansson, traduzido pela escritora) e "Fundo do mar" ao conto infantojuvenil A Menina do Mar, lido ou visionado a partir de uma adaptação animada, as crianças de todos os núcleos tomaram contacto com o imaginário e as palavras da escritora. Depois da leitura, algumas crianças ilustraram poemas, outras moldaram personagens em plasticina, outras ainda fizeram o reconto em banda-desenhada. Na sala 3 do núcleo "À Descoberta" fizeram-se três experiências sobre as "coisas da  Terra" que o rapazito mostrou à Menina do Mar com o propósito de explorar as sensações tácteis e olfativas, no âmbito do projeto das educadoras Ana Mendes e Ângela Godinho, Arte e Geometria: as crianças cheiraram uma rosa e sentiram os seus espinhos; sentiram o quente do fogo e percecionaram a diferença entre a sua boa e a sua má utilização; e, finalmente, experimentaram como se faz o vinho.

Paralelamente, a biblioteca inaugurou uma apontamento expositivo sobre a escritora.

Um momento de reconhecimento de um nome icónico da literatura portuguesa, exemplos semeados de leitura, na esperança de germinarem e frutificarem, gerando uma boa colheita de leitores!








Sem comentários:

Enviar um comentário