sexta-feira, 22 de abril de 2022
Nuno Caravela visita a E.B.de Lourel
No dia 21 de abril, o escritor e ilustrador da consagrada coleção "O Bando das Cavernas" esteve de visita à E.B. de Lourel, com o apoio da Biblioteca Escolar e da Mais Cultura. As crianças dos núcleos de consolidação e desenvolvimento prepararam a receção ao escritor, na sala multiusos, com a ajuda das professoras.
O autor começou por lançar à plateia três questões:
- Quem já leu livros d' "O Bando das Cavernas"?
- Quem gostaria de ser escritor?
- Quem gosta de fazer desenhos?
As respostas não se fizeram esperar e, de forma efusiva e massiva, as crianças manifestaram o seu entusiasmo pela coleção: quem não conhece o Bando das Cavernas!
De forma bem divertida, o autor fez a apresentação das personagens da coleção e esclareceu que os seus livros se destinam não apenas aos bons leitores, mas também aos bons observadores. Defendeu que ler não é uma corrida; é preciso observar bem tudo o que está nos seus livros, pois há sempre mais alguma coisa para descobrir. Acrescentou que queria uma coleção que não marcasse muito uma época e que pudesse brincar entre a Pré-história e a modernidade, pelo que o nome "Bando das Cavernas" permite isso tudo. De seguida, explicou como trabalha: tudo começa no papel e depois é que usa o programa de computador de design. Coloca o desenho na página e só depois é que desenha e pinta na mesa digital.
Respondendo sempre com muito boa disposição às perguntas dos alunos, o autor reafirmou o sucesso da coleção, já traduzida para o inglês (The Cave Band) e para o espanhol (Los Cavernitos). Disse ainda que o livro Piadas com 10000 anos reune todas as piadas que aparecem ao longo dos seus livros.
Depois, Nuno Caravela ensinou as crianças a desenhar um tigre de forma simples num painel de parede, que ficará na escola para memória futura. No final, a sessão de autógrafos estendeu-se pela hora do almoço para todos os adeptos da coleção que adquiriram livros na mini feira de autor e até para os mais arrojados que trouxeram t-shirts para autografar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário