domingo, 20 de março de 2022

Biblioteca ao LEME da Informação

Biblioteca ao LEME é a designação que, no presente ano letivo, as Bibliotecas do A.E. D. Carlos I atribuíram à sua ação educativa na área das Literacias da Informação, dos Media e da Cidadania. 

Neste contexto, a Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra tem desenvolvido o seu trabalho na área da Literacia da Informação de forma contínua, desde o início do ano escolar, e em parceria com os docentes titulares de cada Núcleo de Aprendizagem, no âmbito dos projetos de pesquisa das crianças e no horário semanal que lhes está atribuído na biblioteca. 

As atividades de literacia da informação surgem, assim, perfeitamente contextualizadas, partindo sempre dos interesses e necessidades de cada criança, tendo em conta o que elas já sabem e o que querem saber. 

Pressupõem, por um lado, um momento de planeamento da pesquisa com a formulação de perguntas de investigação e revisão do que já se sabe acerca do tópico escolhido - momento que pode ocorrer em sala de aula com os professores titulares ou na biblioteca - e, por outro lado, atividades contextualizadas e significativas de aquisição de competências de pesquisa ( seleção de fontes, recolha e tratamento da informação, etc.) e instrumentais (utilização de índices ou de motores de busca, utilização de equipamentos digitais, etc.). 

Consoante os tópicos escolhidos pelas crianças em cada núcleo, estas são agrupadas de forma a que o apoio possa ser prestado de forma mais equitativa e eficaz, mobilizando quer os docentes titulares quer a equipa da biblioteca escolar ou, sempre que seja necessário, assistentes operacionais. O acompanhamento pode ser maior ou menor consoante o grau de autonomia dos alunos, podendo estes optar por pesquisa 100% autónoma, sem qualquer interferência dos professores. 

Exigente pela diversidade de tópicos, ritmos ou desempenhos de aprendizagem que este tipo de trabalho por projetos ou de pesquisa implica (dado o grau de domínio da leitura ou da manipulação tecnológica de cada criança), a ação desenvolvida pela Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra tem-se revelado muito gratificante ao nível de uma prática colaboracionista comum bastante profícua e ao nível do acompanhamento da evolução individual das crianças, respondendo às suas curiosidades e necessidades, até ao limite que elas desejarem e precisarem. 

Se no Núcleo de Iniciação estas ações têm o livro como instrumento de pesquisa privilegiado, com vista a estimular a aprendizagem da leitura, nos grupos A, B e C do Núcleo de Consolidação, a opção pelos meios digitais assume progressiva preferência. 

Bem diferentes das tradicionais sessões explicativas sobre como se pesquisa, as ações Biblioteca ao LEME da Informação na Várzea de Sintra diluem-se nas práticas de pesquisa integradas no horário semanal dos núcleos, ainda que às vezes seja necessário abrir pequenos parênteses e fazer um breve direto sobre, por exemplo: "A importância de usarmos as nossas palavras porque é crime copiar as dos outros sem autorização"; ou "Afinal, como se faz uma boa pergunta de investigação?"; ou ainda, "O que percebi do que li? Só devo colocar no trabalho o que consegui perceber e sei explicar por palavras minhas."

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