Apesar destes constrangimentos, as restantes atividades programadas foram concretizadas espelhando o verdadeiro trabalho de equipa que inspira toda a escola da Várzea de Sintra.
LEITURAS ÀS ESCURAS
Núcleo de Consolidação B (2 grupos) e Núcleo de Desenvolvimento (1 grupo)
Numa pré-atividade da Semana da Leitura, dia 6 de março, o Núcleo de Consolidação B1 e o grupo de Pré-Desenvolvimento, organizados em pequenos grupos aleatórios,tentaram descortinar as semelhanças entre vários livros de capa tapada que tiveram de retirar de uma caixa mistério. Depois de conclusões tiradas e sistematizadas em grande grupo, foi hora de criar uma capa para o livro que, a pares, lhes tinha calhado.
Na quarta-feira seguinte, a professora Lurdes Louçada repetiu a atividade com o grupo da Consolidação B2 e foi muito bem sucedida!
Esta foi a forma que se ofereceu à Biblioteca Escolar de mostrar às crianças e aos professores o valor de algumas relíquias da literatura infanto-juvenil que constam do espólio da E.B.da Várzea.
HISTÓRIAS TRAMPOLIM
Núcleo À descoberta (2 grupos) e Núcleo de Consolidação B1
Uma velha e simples lengalenga com dedos convidou as crianças das salas 1 e 2 a fazer subtrações.
No grupo da Consolidação B1, foi a vez de as crianças serem convidadas a desenharem a sua personagem favorita de O livro sem bonecos, de B.J. Novak, ou de Isto é um livro, de Lane Smith, numa leitura conjunta da Professora Bibliotecária com o Professor Paulo Fonseca.
LEITURAS POR PAIS
Núcleo à Descoberta: 5 mães - 5 leituras (1 na sala 1, 3 na sala 2, 1 na sala 3)
Núcleo de Iniciação: 1 mãe - 1 leitura
Núcleo de Consolidação B1 - 1 mãe - 1 leitura
LEITURAS ENTRE NÚCLEOS
Núcleo de Consolidação B1 e Pré-Desenvolvimento leu para o Núcleo À Descoberta (3 salas)
Núcleo de Iniciação leu para o Núcleo de Desenvolvimento e Núcleo de Consolidação B2
Núcleo de Desenvolvimento e de Consolidação B2 leu para o Núcleo de Consolidação A
Núcleo de Consolidação A leu para o Núcleo de Iniciação.
BIBLIOTECA DE RUA E LEITURAS NA RUA
Foi com a Semana da Leitura que a Biblioteca de Rua voltou ao recreio, agora com novo visual.
E teve logo clientes...
Na rua o Professor Paulo leu um poema e a Professora Anabela leu o Cuquedo e um amor que mete medo, de Clara Cunha. Depois, os alunos desenharam o casal medonho.
Para além destas atividades, a Biblioteca levou, também, as HISTÓRIAS TRAMPOLIM à E.B de Lourel, no dia 9/3, e ao JI do Ral, no dia 10/3.
Na EB de Lourel, no grupo da Educadora Susana, O Urso e a Casa dos Livros, de Poppy Bishop e Alison Edgson, foi trampolim para a reflexão sobre qual o livro favorito de cada uma das crianças.
Já nos grupos da Educadoras Susana Maçã e Elisabete e no grupo de iniciação da professora Catarina, as histórias foram outras: O livro sem bonecos, de B.J. Novak, e O Cuquedo e os pequenos aprendizes do medo, de Clara Cunha, foram o mote para as crianças darem largas à sua criatividade e alegria.
No Jardim de Infância do Ral, Ké Iz Tuk?, de Carson Ellis, continua a deliciar quem conta e quem ouve. No final, já toda a gente sabia falar insectês.
E para terminar em cheio, uma atividade experimental bem primaveril no âmbito do projeto da BEVS - "Uma história, uma experiência!"
Como fazer um relvinhas?
Ingredientes:
uma meia de vidro/nylon de senhora
terra de jardim q.b.
sementes
água
2 olhinhos, 1 nariz e 1 boca de colar
Sem comentários:
Enviar um comentário