sábado, 8 de fevereiro de 2020

Programa SOBE arrancou esta semana na Várzea

Na passada terça-feira, arrancaram as sessões de histórias que servem de mote ao lançamento do Programa SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares, a que a E.B. da Várzea aderiu no âmbito do seu projeto educativo "Dar Asas".

As crianças das três salas de jardim de infância conheceram a história de Martim, O Menino que detestava escovas de dentes, e fizeram o jogo dos alimentos amigos e inimigos dos dentes. Contribuíram ainda com o recorte dos dentinhos que preencheram os sorrisos do núcleo À Descoberta, da Várzea. Depois até receberam a visita da Fada dos Dentes que trouxe bolachas de "lua".

Os núcleos Consolidação A e B1, cantaram e ajudaram na coreografia do livro lengalengado de José Fanha, Dentola, Dentinho, Dentão  e, depois de um brainstorming sobre cuidados a ter com os dentes para combater e prevenir as cáries, foram  desafiados a criar uma canção sobre o assunto.
Foi com esta história que também o núcleo de Iniciação foi convidado a desenhar os horríveis monstros causadores de cáries - uma exposição agora patente na biblioteca.

As crianças do núcleo de desenvolvimento tiveram direito a uma outra história - Sorriso de Estrela, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - em que o tema em destaque foi o mau hálito. Exceção feita para os alunos da professora Paula que foram brindados com uma reportagem realizada em 2008 na Escola da Várzea - reviver o passado para alguns dos presentes, reconhecer os presentes para outros - a mesma oportunidade para debater a saúde oral de uma maneira diferente! No final um desafio: criar folhetos informativos, jogos ou um mural sobre saúde oral! Vamos ver se pega!

A semana terminou com a primeira ronda de sessões levadas a cabo pela equipa de saúde da DGS que entregou os kits de escovagem e deu as primeiras instruções para a sua consecução.

E agora, toca a bem escovar...
Que a biblioteca vai controlar!







Sem comentários:

Enviar um comentário