quarta-feira, 14 de março de 2018

Exposição "No início era a semente" - EB da Várzea

Inserida nas atividades da Semana da Leitura, esteve patente ao público entre 28/2 e 9/3, na Biblioteca Escolar da Várzea, a exposição sobre polinização e germinação "No início era a semente", cedida pela Oficina da Ciência de Sintra. A exposição contou com a gentil colaboração da Dr.ª Fernanda Bessa, do Instituto Superior de Agronomia, responsável pelo fornecimento de todas as sementes germinadas que estiveram expostas na exposição. A exposição esteve aberta aos encarregados de educação que, juntamente com os filhos, puderam visitar a exposição, visionar os vídeos selecionados pela professora bibliotecária e pela Oficina de Ciência de Sintra, e realizar as atividades de aprendizagem fornecidas pelos autores da exposição.

No âmbito desta exposição, e em articulação curricular para o ensino das ciências, a biblioteca promoveu ainda leitura da obra Ké Iz Tuk? (de Carson Ellis) e realizou atividades experimentais com as crianças do pré-escolar da Várzea e Morelinho e o 3.º ano, conjuntamente com as docentes/educadoras Maria das Dores, Rita Sousa, Anabela Marques e Flávia Ferreira. As crianças do pré-escolar puderam criar os seus "relvinhas" e o 3.º ano fez germinação em frasco com cartão húmido. As plântulas dos feijões, das favas e das ervilhas já estão quase prontas para ir para a terra. Possivelmente, vão juntar-se às plântulas das melancias, alfaces, quiabos, milho, cenoura e pimento, provenientes da exposição e que já foram plantadas na horta do Jardim de Infância do Morelinho.
 A professora Elsa Florêncio, que coadjuva o 1.º ano, depois de acompanhar as crianças na visita à exposição, também pôs alpista a germinar em ovos - uns engraçados ovos "cabeludos" bem a propósito da quadra pascal. Ficam os testemunhos positivos dos alunos e pais - uma exposição a repetir!












Sem comentários:

Enviar um comentário