O projeto Newton gostava de ler, nascido de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas e a Universidade e a Fábrica de Ciência Viva de Aveiro e em curso desde o ano letivo de 2011-2012, é a chancela que constitui as bibliotecas escolares como espaços de ciência, capazes de mobilizar as crianças e os jovens para a cultura científica e tecnológica, condição estratégica para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e a constituição de uma sociedade mais qualificada.
Neste projeto, a leitura entrelaça-se com as experiências e a análise-reflexão científica, bem como com a pesquisa de informação que pode ser feita a partir de livro impresso ou digital.
Este projeto, em curso na E.B. da Várzea, incidiu, essencialmente, no presente ano letivo, em três módulos, com as devidas adaptações à idade das crianças:
- Criar Dunas - Criámos a história de Amir (o menino atravessou o deserto enfrentando uma grande tempestade de areia) para fazer entender às crianças que as dunas são formadas por grandes quantidades de areia solta que se movimenta com o vento e se amontoa de forma variável em locais onde um obstáculo a faz perder velocidade e depositar. Demonstrámos que existem diferentes tipos de areia consoante o tipo de rochas. Com lupas, as crianças puderam observar diferentes tipos de rocha e diferentes tipos de areia. Viram desertos que foram outrora mar e vários tipos de dunas. No final, todos quiseram experimentar fazer dunas... E foi uma diversão de perder o fôlego!
[Este módulo foi realizado na E.B. da Várzea (3 salas do NAD e NI), E.B. de Lourel (2 salas do NAD) e J.I. do Ral (2 salas): entre 24/10/24 e 5/11/24.]
- Biodiversidade da Manta Morta - A história gatilho para esta experiência foi Ké Iz Tuk?, de Carson Ellis, incidindo sobretudo nos insetos e na sua importância para a biodiversidade. Depois de observarem as características dos pequenos seres, com lupas, as crianças identificaram características e fizeram os seus registos.
[Este módulo foi realizado na E.B. da Várzea (3 salas do NAD): entre 4/4/25 e 28/4/25.]
- Química em Festa - Vulcão de Lava - Partindo da temática dos vulcões abordada no episódio 5 do projeto "Zói, missão possível" (com o patrocínio do GSAT-CMS) para mostrar às crianças como formar dióxido de carbono a partir da reação química de dois elementos e produzir uma explosão de "lava": vinagre, bicarbonato de sódio, detergente em pó e corante vermelho foram os ingredientes que fizeram eclodir a lava num vulcão de massa de moldar. O vinagre reage com o bicarbonato de sódio formando pequenas bolhas de dióxido de carbono, cujo efeito é acentuado pelo detergente em pó com corante. As bolhas de gás, por serem menos densas, ascendem à superfície, e saem pela boca do vulcão. Enquanto existir bicarbonato de sódio a reagir, observa-se este ciclo de bolhas de gás, parecendo uma verdadeira erupção vulcânica. Aproveitámos para explicar às crianças o que é o magma, a lava, a pedra pommes, o dióxido de carbono e o enxofre bem como o efeito que estes gases têm na atmosfera.
[Este módulo foi realizado na E.B. da Várzea (NI e NCA): entre 4/6/25 e 24/6/25.]
- Foi também realizada uma sessão coletiva do módulo Saber em Gel com o NCA - as gomas ficaram deliciosas sem o nabo, pois não há como a gelatina de vários sabores!
Total: 18 sessões, 366 alunos participantes (já contando com os "repetentes")!
Balanço: positivo, havendo sempre algo a melhorar!