sábado, 28 de junho de 2025
Exposição "Camões, o super-herói da Língua Pátria
Foi durante o Várzea Sunset, a 30 de maio, que a Biblioteca Escolar da Várzea inaugurou a exposição “Camões, o super-herói da língua-pátria”, inserida nas comemorações dos 500 anos do poeta. A exposição esteve, nesse primeiro dia, aberta à comunidade e foram várias as famílias que por lá passaram, aproveitando para ler com as crianças.
Inicialmente prevista para permanecer até 12 de junho, a exposição esteve patente até ao penúltimo dia de aulas, contando com as visitas organizadas de todo os núcleos para atividades interativas que integraram a leitura de poemas e/ou de excertos da adaptação em prosa de Os Lusíadas, de Amélia Pinto Pais, o reconto de episódios como o do Adamastor ou o do Consílio dos Deuses, a recriação de poemas e um kahoot (só para os mais crescidos). Os trabalhos expostos foram feitos pelas crianças em diferentes momentos do ano, em resposta a iniciativas várias da biblioteca (Desafio "Ilustrar Camões, com arte e engenho", iniciativa "D. Carlos pára para ler", "Dia da leitura em voz alta") e com a preciosa colaboração dos docentes e de alguns pais.
A exposição recebeu também a visita autónoma de alunos durante os intervalos e muitos foram os que aproveitaram para ocupar os seus tempos livres em atividades lúdicas sobre Camões, sem esquecer de cumprimentar a figura majestosa do poeta, concebida pela artista Margarida Guerra: pintar ou desenhar o rosto de Camões, caravelas, naus e outras personagens associadas aos Descobrimentos; fazer sopas de letras e charadas ou ler livros em torno da temática camoniana; ilustrar poemas ou mesmo pintar com aguarelas.
Em jeito de balanço final, partilhamos algumas das aprendizagens feitas pelos mais pequeninos da sala 1 (educadora Dores) - a prova de que Camões é passível de chegar a todos, com as devidas adaptações:
"Era um marinheiro e4 poeta de Portugal que perdeu o olho direito num combate." (Rafael)
"Foi muitas vezes prisioneiro por causa do seu comportamento" (Rafael)
"Ele gostava muito de escrever poemas de amor. (Simão)
"Ele escrevia com penas porque não havia canetas ou lápis como agora." (Duarte)
"Escreveu um poema à Lianor, uma das suas namoradas." (Mariana)
"Era muito namoradeiro, tinha sete namoradas e nunca se casou." (Teresa)
"O herói do Camões era o Vasco da Gama." (Simão)
"Dizem que encontrou um monstro marinho, o Adamastor, ... no Cabo das Torneiras (Tormentas) que era um sítio muito perigoso porque os barcos que lá passavam afundavam e tinha muitos redemoinhos." (Simão)
"Arriscou a sua vida para salvar o livro Os Lusíadas para o entregar ao Rei. Colocou a mão ao alto para que ele não se molhasse." (Teresinha)
...
Expressamos a nossa gratidão a todos quantos contribuíram para que este projeto se concretizasse!
Às crianças, expre4ssamos também o nosso mais profundo desejo que Camões as tenha inspirado a honrar a memória do nosso tão ilustre poeta e a cuidar bem da Língua Pátria!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário