segunda-feira, 30 de outubro de 2023

A Biblioteca Escolar - um espaço para criar e imaginar com a ajuda da Família

Respondendo ao já tradicional repto lançado pela biblioteca, vários foram os pais que quiseram participar na festa da leitura e contribuir para transformar a escola num espaço de partilha, criatividade e imaginação neste Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A ilustradora Rita Correia "Ilumina" a Biblioteca Escolar da Várzea

Foi com "Ilumina" que, nos dias 24 e 25 de outubro, a ilustradora, e também escritora, Rita Correia transportou as crianças dos núcleos À Descoberta, Iniciação e Consolidação A e B da E.B. Várzea para dentro do seu último livro, onde a imaginação e a criatividade dos leitores são chamadas a desvendar a magia que se esconde em cada pormenor, em cada ideia, em cada palavra, em cada pop-up. Integrado nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este encontro com a autora, deste e de outros livros-objetos igualmente inspiradores, fez jus à temática eleita para este ano, transformando a biblioteca escolar num lugar para criar e imaginar! Obrigada, Rita, pelas experiências tão enriquecedoras proporcionadas às nossas crianças!

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

"O Coração e a Garrafa", contado pela artista Mariana Magalhães

Juntando-se às comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, Mariana Magalhães, artista residente do Agrupamento, trouxe O Coração e a Garrafa, de Oliver Jeffers para uma amena leitura e conversa com as crianças do núcleo de Consolidação A sobre as formas fantásticas que as histórias têm de imaginar o impossível e o improvável para abordar de forma metafórica situações e sentimentos tão reais como a morte e a saudade. O encontro aconteceu na tarde de 24 de outubro. 

Eis algumas das reflexões feitas pelas crianças: 

SOBRE A ILUSTRAÇÃO DA CAPA: 
  • A garrafa tem coração e sentimentos como nós. 
  •  A menina tirou o seu coração, escreveu por trás dele o seu sentimento e colocou-o na garrafa.
SOBRE A HISTÓRIA: 
  • Se a menina é fascinada por tudo, podia desenhar TUDO - esta é a palavra mágica. 
  • A menina deixou de olhar para o mar porque sentia falta do avô, estava triste e sozinha. 
  • A mente dela estava no coração. 

Como se tira o coração e se coloca numa garrafa? Como é que a menina conseguiu tirar o coração?
  • Vai-se ao hospital, pede-se para abrir o peito e tirar o coração. 
  • Ela queria deixar de se sentir mal, parece que arrancou o coração. 
  • Dentro da garrafa o coração estava seguro e assim ninguém lho roubava. 
  • A menina encontrou uma menina pequena a quem ensinou coisas iguais às dela quando era pequena.  
  • Abriu-se a tampa. 
  • Partiu-se a garrafa, mas com cuidado para não partir o coração. 
  • A menina pequena deu amor à grande.
  •  Ela tinha saudade do avô porque ele era muito importante para ela. 
  • Quando cresceu a menina já não gostava das mesmas coisas de antes e quando conheceu uma menina igual a ela quando era pequena deu-lhe o seu coração de pequena. 
Para abrir o nosso coração: 
  • respirar fundo 
  • visitar a família
  • sentir alegria, amizade, amor, 
  • estar com amigos.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Dia da Biblioteca Escolar com Teatro "O Capuchinho Vermelho" feito pelas crianças

E foi assim que se assinalou, na Escola da Várzea, o Dia da Biblioteca Escolar 2023! Todas os núcleos passaram pela biblioteca, hoje, para assistirem a uma encenação muito original do conto tradicional "Capuchinho Vermelho", inteiramente concebida por três meninas do Núcleo de Consolidação C e Desenvolvimento durante os intervalos das aulas[e mais uns bocadinhos... Foi por uma boa causa, professoras!]! Obrigada às monitoras Alice, Ema e Índia pelo vosso empenho e criatividade em tornar a biblioteca um espaço onde a imaginação não tem limites!

domingo, 22 de outubro de 2023

A psicopedagoga Susana, da Junta de Freguesia, animou a Hora do Conto na biblioteca

Sexta-feira, dia 20 de outubro, recebemos a visita da psicopedagoga Susana e do Sr. José Carlos, da Junta de Freguesia, que gentilmente aceitaram o nosso convite para vir contar uma história às crianças no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. A Joia Interior, de Anna Llenas, foi a escolha da Susana, surpreendendo as professoras e as crianças do Núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento, os felizes contemplados com esta sessão. Depois, surgiram muitas perguntas sobre o livro, sobre a vida e a profissão dos convidados e, no final, houve bolo e o desafio de procurarem a joia interior dentro de cada um. Foi um momento delicioso que queremos repetir!

As tertulinhas já estão de volta!

Na sequência da Leitura em Família, iniciámos as partilhas das experiências de leitura entre crianças: excertos, opiniões, reflexões, troca de ideias, perguntas, respostas,... O importante é trocar ideias sobre os livros que as crianças leem e assim motivar os colegas para a leitura. É contagiante!

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Isabel Bravo trouxe "Azul do meu coração" à Várzea

As crianças do Núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento, das professoras Anabela Marques e Patrícia Faneca, tiveram o privilégio de conversar com a autora de Azul do Meu Coração - Isabel Rodrigues Bravo - na passada sexta-feira, dia 13 de outubro, na biblioteca escolar da E.B. da Várzea. Para a receber, foi feita uma mostra de algumas interpretações gráficas de momentos da história. A curiosidade e a avidez de saber mais sobre a escrita desta história que mescla ficção com ciência derivaram as perguntas para assuntos muito para além do expectável num 4.º ano de escolaridade, como sejam a tabela periódica e a imensidão astronómica. Guiados pela autora, viajaram com Ayla e Mateus e descobriram as respostas para muitas das suas interrogações e assuntos prementes que marcam a ordem do planeta: a sustentabilidade, as alterações climáticas, o aquecimento global, etc.. No final do encontro, houve lugar a autógrafos e a mais umas perguntas à autora.O agradecimento do núcleo chegou sob a forma de cartão assinado por todas as crianças.

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Clubes de Leitura - "Aventuras [Mágicas]" & "Magia dos livros"- outubro 2023

Clubes de Leitura outubro 23 de Professora Maria Cristina Calado Dias 10 e 11 de outubro decorreram as primeiras três sessões dos Clubes de Leitura - "Aventuras [Mágicas]" (Núcleo de Consolidação B) e Clube "Magia dos Livros" (Núcleo de Consolidação A) - que se iniciaram com a leitura rotativa do livro selecionado para o mês de outubro - À procura de ontem, de Alison Jay. Seguiram-se as partilhas de reflexões advindas de experiências nostálgicas muito pessoais e o registo no painel dos Clubes de Leitura. Eis algumas reflexões TOP: - Não se pode voltar a ontem, mas este fica na memória e o futuro pode trazer dias ainda melhores. (Noah, NcA) - Podemos fazer como o avô desta história: ver fotografias e recordar o passado. O dia de amanhã pode ser melhor e isso nunca sabemos. (Francisca, NCA) - Eu queria voltar ao passado para viver com o pai e a mãe todos juntos; agora eles estão separados e não estou com o meu pai o tempo que gostava. Não sou feliz com - eles separados. (Amora, NCA) - O dia de ontem não volta, mas a nossa memória pode sonhar com eles. Eu queria voltar atrás para os meus pais voltarem a viver juntos: Eu não gosto de estar à vez com um e outro. Gosto que os meus pais sejam amigos, mas queria que estivessemos todos juntos. (Catarina, NCA) - É importante lembrar o passado que pode ser de boas memórias e de más. Ambas são importantes: as más fazem com que nós possamos melhorar e as boas servem para nós aprendermos a controlar a nossa alegria.(Helena, NCB) - Nós precisamos do passado mau para não acontecer o mesmo no futuro (Santiago S., NCB) - Abre-se a gaveta do mal para ele sair todo e depois fecha-se. A seguir abre-se a gaveta da alegria. (Mariana D., NCB) - Não gostaria de regressar ao que era antes, mas gostava de ver como era para ver como mudei. (Helena F., NCB) - Toda esta história é mágica porque no dia de ontem o menino foi feliz e pode continuar a sê-lo no futuro. (Santiago S., NCB)

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Formação de utilizadores 2023-2024

Entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro decorreram as oito sessões de formação de utilizadores direcionadas para as crianças de todos os núcleos do 1.º ciclo da E.B. da Várzea. Todas diferentes em termos estratégicos para servir objetivos comuns - conhecer a organização, as atividades e o funcionamento da biblioteca - as sessões envolveram jogos de descoberta, escolha múltipla e reflexão, identificação e ilustração de situações. Do núcleo de iniciação resultou um conjunto de ilustrações das atividades da biblioteca preferidas das crianças, as quais deram origem à primeira exposição do ano no espaço da biblioteca - parece que o teatro de fantoches e com guarda-roupa arrebatou o 1.º lugar!