sexta-feira, 22 de abril de 2022

Nuno Caravela visita a E.B.de Lourel

No dia 21 de abril, o escritor e ilustrador da consagrada coleção "O Bando das Cavernas" esteve de visita à E.B. de Lourel, com o apoio da Biblioteca Escolar e da Mais Cultura. As crianças dos núcleos de consolidação e desenvolvimento prepararam a receção ao escritor, na sala multiusos, com a ajuda das professoras. O autor começou por lançar à plateia três questões: - Quem já leu livros d' "O Bando das Cavernas"? - Quem gostaria de ser escritor? - Quem gosta de fazer desenhos? As respostas não se fizeram esperar e, de forma efusiva e massiva, as crianças manifestaram o seu entusiasmo pela coleção: quem não conhece o Bando das Cavernas! De forma bem divertida, o autor fez a apresentação das personagens da coleção e esclareceu que os seus livros se destinam não apenas aos bons leitores, mas também aos bons observadores. Defendeu que ler não é uma corrida; é preciso observar bem tudo o que está nos seus livros, pois há sempre mais alguma coisa para descobrir. Acrescentou que queria uma coleção que não marcasse muito uma época e que pudesse brincar entre a Pré-história e a modernidade, pelo que o nome "Bando das Cavernas" permite isso tudo. De seguida, explicou como trabalha: tudo começa no papel e depois é que usa o programa de computador de design. Coloca o desenho na página e só depois é que desenha e pinta na mesa digital. Respondendo sempre com muito boa disposição às perguntas dos alunos, o autor reafirmou o sucesso da coleção, já traduzida para o inglês (The Cave Band) e para o espanhol (Los Cavernitos). Disse ainda que o livro Piadas com 10000 anos reune todas as piadas que aparecem ao longo dos seus livros. Depois, Nuno Caravela ensinou as crianças a desenhar um tigre de forma simples num painel de parede, que ficará na escola para memória futura. No final, a sessão de autógrafos estendeu-se pela hora do almoço para todos os adeptos da coleção que adquiriram livros na mini feira de autor e até para os mais arrojados que trouxeram t-shirts para autografar.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Visita ao Museu de História Natural de Sintra

No dia 20 de abril, o Núcleo de Consolidação - Grupo B participou numa visita ao Museu de História Natural de Sintra, no âmbito do projeto de parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Câmara Municipal de Sintra, "O Museu aqui e agora e o futuro que lá mora".

Depois da receção feita por Teresa Matos Alves, diretora do museu, a visita foi orientada por Danuta Wojciechowska e por Joana Paz que explicaram a organização do museu e a foram como o iam visitar.

As crianças foram convidadas a descobrir as várias eras de formação do Mundo e da Vida a partir do desenho, procurando reproduzir algumas das espécies visualizadas. 

No final, os trabalhos foram apresentados pelas crianças a todo o grupo. 

Este trabalho será posteriormente retomado na oficina de ilustração e construção de um totem que terá lugar em maio, com o núcleo, na biblioteca da escola e que contará com a presença das ilustradoras que acompanharam esta visita.



terça-feira, 19 de abril de 2022

Biblioteca ao LEME dos Media

Desenvolver competências digitais e mediáticas nas nossas crianças, nomeadamente no domínio de ferramentas digitais de comunicação e colaboração - tais têm sido os objetivos com que têm vindo a ser realizadas as atividades de formação das crianças do Núcleo de Consolidação C. Deficitários no domínio de ferramentas digitais de apresentação de trabalhos, as crianças deste núcleo participaram numa sessão de explanação direta sobre como construir um powerpoint ou o Google slides, as suas vantagens e versatilidades como ferramenta de apresentação e, de seguida, passaram à prática a partir de tópicos temáticos do seu interesse, desenvolvendo em simultâneo competências de literacia da informação. Da explanação se passou, assim, ao acompanhamento individualizado que se prevê continuar até final do ano letivo, sempre acrescentando mais ferramentas consoante as necessidades e curiosidades das crianças.
O Núcleo de Consolidação B iniciou a sua formação em ferramentas online, nomeadamente os Google Forms ou em Paddlet.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Entrevista ao escritor José Fanha na biblioteca da escola

Foi no dia 6 de abril que o escritor José Fanha visitou a nossa escola, no âmbito do projeto de parceria da RBE com a Câmara Municipal de Sintra e a propósito do livro Tantas voltas e voltinhas até chegarmos aqui, lido e relido pelas crianças do Núcleo de Consolidação - grupo B. No encontro participaram também Teresa Matos Alves, diretora do Museu de História Natural de Sintra, e Fátima Pina, coordenadora concelhia da RBE.

As histórias sempre bem dispostas do escritor, algumas provenientes das suas vivências pessoais, animaram o encontro em que as crianças participaram tão exemplarmente.

Depois de terem lido e explorado o livro, as crianças prepararam um conjunto de trabalhos que foi exposto na biblioteca para mostrar ao escritor o quanto gostaram de ler e o quanto aprenderam com o livro que escreveu sobre o Museu de História Natural de Sintra.

Para além dos trabalhos,  o núcleo de crianças elaborara perguntas para a entrevista, perguntas essas que surpreenderam o escritor pela sua originalidade e profundidade de leitura.

As crianças não quiseram, também, deixar de mostrar ao escritor a forma como a "Canção da trilobite", que aparece no livro, poderia ser interpretada num rap ensaiado com a ajuda das professoras e do professor de música. 

No final, houve tempo para um lanchinho informal e autógrafos.

Aqui fica um cheirinho deste momento tão especial.




terça-feira, 5 de abril de 2022

Tantas voltas e voltinhas até chegarmos aqui - uma leitura orientada

O livro Tantas voltas e voltinhas até chegarmos aqui, escrito por José Fanha sobre o Museu de História Natural de Sintra, foi companhia e tema de leitura das crianças do Núcleo de Consolidação _Grupo B durante o mês de março, no âmbito do projeto de parceria da RBE e CMS - "O Museu aqui e agora e o futuro que lá mora".

A leitura foi realizada na biblioteca e na sala de aula e cada capítulo trabalhado com o auxílio de fichas de leitura parciais, elaboradas colaborativamente pelas professoras titulares - Flávia Ferreira e Ana Rita Brandão - e a professora bibliotecária Cristina Calado.

Um kahoot de compreensão global encerrou a leitura da obra, aliando a aprendizagem à diversão através da gamificação.