sábado, 23 de maio de 2020

"Reações" ao desafio do Dia de Aulas ao Ar Livre

Lançado o repto de partilha de leituras ao ar livre, a coordenadora da EB da Várzea agraciou-nos com poemas inspirados pelos bichinhos que gostam de se passear no seu quintal.

Cliquem na imagem e oiçam:

Também o Martim não quis deixar de assinalar a efeméride e de mostrar o quanto pode ser bom ler lá fora, em pleno ar livre:



quinta-feira, 21 de maio de 2020

Dia de aulas ao ar livre

Para celebrar este dia, a biblioteca partilha com a comunidade escolar uma história bem velhinha sobre como a felicidade pode ser tão simples!

Toque na imagem e poderá ouvi-la!

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Tertulinha com a sala 1 do JI da Várzea

Foi na sexta-feira, dia 15, que a sala 1 inaugurou as suas tertulinhas online. E como era Dia da Família, Todd Parr e o seu Livro da Família foram os convidados de honra, ao lado das partilhas feitas pelas crianças e pelos pais participantes. As partilhas foram variadas e até deram direito a uma aula do Gaspar sobre o corpo humano e a uma música tocada e cantada pelo professor Jorge que, juntamente com a Ana participaram nesta sessão!

Hoje, 18 de maio, realizou-se a segunda sessão e as partilhas continuaram: A Raposa e a Cegonha, Histórias de sorrisos e mais lições sobre o corpo humano.

A finalizar, Elmer, Sereias e Anita foram os livros pedidos para as próximas tertulinhas que contarão, certamente, com mais partilhas pelas crianças.


quinta-feira, 14 de maio de 2020

O Livro da família, de Todd Parr, na Tertulinha do NCB1

O Livro da Família, de Todd Parr, continua a ser insubstituível para falar do tema da família com os mais novos. E foi com ele que abrimos as duas sessões da Tertulinha com o núcleo de consolidação B1, no dia 13 de maio, numa versão animada da história que aqui partilhamos:


Depois da reflexão conjunta sobre a importância da família e de um brevíssimo olhar pela representação da família na arquitetura e na pintura, passou-se à partilha de leituras semanais feitas pelas crianças. A seleção foi variada: Alice no País das Maravilhas, A Lebre e a Tartaruga, A Raposa e o Corvo, Vem conhecer a Vampirina, Sophia e 2 histórias em inglês: The three little pigs e The snail and the whale.

E a Julieta partilhou uma história criada por si, com a ajuda da mãe. Ei-la:

O PEIXE MEDROSO
ERA UMA VEZ UM PEIXE MEDROSO, QUE VIVIA COM UM RAPAZ.
O RAPAZ TINHA POUCO DINHEIRO PARA COMPRAR UM PEIXE, MAS ELE TINHA UM PAI, UMA MÃE E UMA TRISAVÓ.
ELE QUERIA COMPRAR O PEIXE MAIS MEDROSO QUE EXISTE E PEDIU AOS PAIS.
O PEIXE MEDROSO CRESCEU MUITO E ROEU OS BRINQUEDOS DO MENINO E O MENINO PEDIU AO PEIXE MEDROSO PARA IR PARA A SANITA.
E ASSIM ELE FOI DA ÁGUA DA SANITA PARA O MAR, TER COM OS PAIS MEDROSOS.
FIM
JULIETA 

No ar ficou o desejo de aguçar mais o tema da família, nesta semana em que se assinala o Dia Internacional da Família, dia 15 de maio. E, por isso, aqui deixamos um kahoot para os mais pequenos: joga aqui! Game PIN: 06640511

História às Cores, por António Mota

Uma história escrita e contada pelo próprio autor - esta foi a surpresa que as Histórias Trampolim prepararam para as crianças do núcleo de iniciação, esta terça-feira, 12 de maio. 

Para os mais curiosos, ei-la aqui na 1.ª pessoa:

Depois da história, não faltaram os desafios:

  • uma "Lengalenga às cores" para completar:

    • e a estreia de um kahoot para os pequenotes (com uma pequenina ajuda da família, claro!). Para quem quiser jogar, aqui fica o link sobre a história às cores de António Mota.
                                                                      Game PIN: 09503164

    terça-feira, 12 de maio de 2020

    Top+ das partilhas na Tertulinha do NCB2

    Hoje, a Tertulinha com o núcleo de consolidação B2, recebeu de visita virtual o escritor António Mota que partilhou "A Velha e o Garrafão" - tema para uma conversa animada sobre o provérbio "Quem tudo quer, tudo perde!". Para quem não conhece, aqui fica a história contada pelo próprio:


    Mas o destaque vai para as partilhas das crianças que fizeram subir ao TOP+ das leituras "O Diário de um Banana" e Gerónimo Stilton! 

    Para a semana ficou a promessa de mais e novas partilhas!

    Histórias Loucas do NCB1

    Eis algumas das histórias loucas que resultaram do desafio lançado na Tertulinha de dia 6 de maio ao núcleo de consolidação B1:

    Histórias Loucas - Grupo B - 14.30
    apresentam:

    História maluca
     Uma história de
    NCB1
     Um dia enquanto eu beber para a sala o Artur grande caiu. Saltou imediatamente para a mesa e deitou o livro ao chão. Então correu porta fora para o quarto e correr o jarro para um sofá.
    Ainda conseguiu entornar um copo de água que se encontrava na mesinha de café. Depois de 4 minutos de perseguição do grande pela casa toda, finalmente consegui agarrá-lo e pô-lo na rua. Trepou rapidamente para o Sebastião.

    TAREFA: Lê novamente a história e melhora-a. Podes escrever a tua história aqui…
                                    Artur e o gafanhoto
    Um dia enquanto eu estava a beber um copo de água o Artur  tropeçou num tapete e caiu. Empurrou a mesa e deitou o livro ao chão e o jarro para o sofá,derrubou também a mesa do café ,depois de perseguir um gafanhoto 4 minutos, finalmente conseguiu agarrá-lo e pô-lo na rua mas ele saltou para a cabeça do Sebastião.
    E começou tudo outra vez!!!                                                                                                                                 Guilherme Gomes
    Histórias Loucas do Grupo A - 11.30
    apresentam:

    O dia do gordo
    Uma história de
    NCB1
    Um dia enquanto eu cair para a varanda o livro gordo caiu . Saltou imediatamente para a sanita e deitou a casa de banho ao chão. Então correu porta fora para a sala e cozinhar o cão para um candeeiro.
    Ainda conseguiu entornar um copo de água que se encontrava na mesinha de café. Depois de dez minutos de perseguição do gordo pela casa toda, finalmente consegui agarrá-lo e pô-lo na rua. Trepou rapidamente para a flor.

    TAREFA: Lê novamente a história e melhora-a. Podes escrever a tua história aqui…
                                       
                                      O dia da loucura
    Um dia enquanto eu caía pela  varanda, um livro caiu em cima da minha cabeça. Saltei imediatamente para a sanita e deitei a casa de banho ao chão. 
    Então corri porta fora para a sala e depois fui para a cozinha cozinhar, foi então que vi o meu cão pendurado num candeeiro. SOCORRO!!! Que loucura!!!
    Fui salvar o meu cão e ainda entornei um copo de água que se encontrava na mesa.
    O cão saltou do candeeiro e depois de dez minutos de perseguição pela casa toda, finalmente consegui agarrar o cão e pô-lo na rua. Ele trepou rapidamente para uma flor.

    Mas o que se passa contigo? Pensas que és um pássaro? - perguntei-lhe eu…

    TRIMMMM, TRIMMM....o despertador acordou-me...era hora de me levantar…

    -Ufa, ainda bem que era só um sonho…
                                                                                                      Prof.ª Anabela Marques


    terça-feira, 5 de maio de 2020

    Achimpa, de Catarina Sobral, no Dia Mundial da Língua Portuguesa




    Para comemorar a efeméride, a Biblioteca Escolar surpreendeu as crianças e professoras do núcleo de consolidação B2 com esta história achimposa de Catarina Sobral. Tudo para falar da Língua Portuguesa e da sua inesgotável riqueza criativa.

    E para fazer jus a esta criatividade, foi ainda proposta a criação lúdica de uma história achimpada. Vejam o resultado super mega achimposo: