terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Uma visita inesperada do São Valentim

A professora Anabela gosta de pregar partidas à professora bibliotecária e, hoje, olhem, trouxe o São Valentim para a Biblioteca para falar com os meninos e meninas dos núcleos de consolidação B1 e de pré-desenvolvimento. Mas a professora bibliotecária, que traz sempre uma história “na manga” porque não gosta de ser apanhada desprevenida, logo agarrou a oportunidade de contar Apaixonados, de Rébecca Dautremer, que serviu de inspiração para as definições de amor que as crianças tiveram de escrever no final. E oh que definições saíram! Eu não faria melhor! Podem lê-las nos “estores” da biblioteca!

O Ponto

Uma história simples e encantadora para fazer a ponte entre o Projeto "Arte e Geometria" e a sua parceira, a Biblioteca Escolar. As crianças da sala 3 divertiram-se com as desventuras artísticas de Vera e do seu amigo. No final, quiseram demonstrar que usar régua é muito fácil: retas e curvas e números e letras casam bem em tabelas coloridas, traçadas a preceito por estes pequenos artistas. Para apreciarem as suas obras de arte, passem no átrio do edifício novo e vejam o que está emoldurado!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Momento especial na biblioteca com A Fábrica de Palavras e Sofrologia

Inesperadamente, aconteceu na biblioteca...
Um mundo onde as palavras têm de ser compradas ou apanhadas no caixote do lixo entrou de mansinho nos olhares e ouvidos atentos das crianças do núcleo de consolidação B1e dos professores acompanhantes, pela voz hipnotizante da Educadora Luísa Almeida, abrindo espaço à autorreflexão, à instrospeção. O jogo que se seguiu completou essa intenção: há palavras feias que devemos descartar e palavras bonitas que devemos estimar - dois caminhos bem distintos para as palavras que ali se apresentaram numa caixinha deliciosamente concebida. 
A tranquilidade desta história abriu caminho para a nova prática de sofrologia apresentada pela professora Carla Vaqueiro que, com a sua voz serena e assertiva, guiou a revitalização de todos os participantes, crianças e adultos. No final, ficaram as palavras leveza, gratidão, bem-estar, serenidade e positividade!
Uma experiência que a biblioteca quer ver repetida no seu espaço, queridos alunos e professores!
Bem hajam!



terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Dia da Internet Segura mais uma vez assinalado

Celebrou-se no dia 11 de fevereiro o Dia da Internet Segura e, uma vez mais, a Biblioteca Escolar assinalou a efeméride com a exposição de cartazes fornecida pela Direção Geral de Educação, dando continuidade ao trabalho já realizado em outubro aquando da celebração do mês da cibersegurança. Para além disso, durante todo o mês de fevereiro, há um painel de desafios para os alunos refletirem e opinarem sobre o uso seguro da Internet.
Na quinta-feira, 13, as 38 crianças do núcleo de consolidação A viram uma animação e discutiram sobre alguns dos preceitos a observar numa pesquisa bem como os riscos que a informação disponível na internet pode oferecer.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Programa SOBE arrancou esta semana na Várzea

Na passada terça-feira, arrancaram as sessões de histórias que servem de mote ao lançamento do Programa SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares, a que a E.B. da Várzea aderiu no âmbito do seu projeto educativo "Dar Asas".

As crianças das três salas de jardim de infância conheceram a história de Martim, O Menino que detestava escovas de dentes, e fizeram o jogo dos alimentos amigos e inimigos dos dentes. Contribuíram ainda com o recorte dos dentinhos que preencheram os sorrisos do núcleo À Descoberta, da Várzea. Depois até receberam a visita da Fada dos Dentes que trouxe bolachas de "lua".

Os núcleos Consolidação A e B1, cantaram e ajudaram na coreografia do livro lengalengado de José Fanha, Dentola, Dentinho, Dentão  e, depois de um brainstorming sobre cuidados a ter com os dentes para combater e prevenir as cáries, foram  desafiados a criar uma canção sobre o assunto.
Foi com esta história que também o núcleo de Iniciação foi convidado a desenhar os horríveis monstros causadores de cáries - uma exposição agora patente na biblioteca.

As crianças do núcleo de desenvolvimento tiveram direito a uma outra história - Sorriso de Estrela, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - em que o tema em destaque foi o mau hálito. Exceção feita para os alunos da professora Paula que foram brindados com uma reportagem realizada em 2008 na Escola da Várzea - reviver o passado para alguns dos presentes, reconhecer os presentes para outros - a mesma oportunidade para debater a saúde oral de uma maneira diferente! No final um desafio: criar folhetos informativos, jogos ou um mural sobre saúde oral! Vamos ver se pega!

A semana terminou com a primeira ronda de sessões levadas a cabo pela equipa de saúde da DGS que entregou os kits de escovagem e deu as primeiras instruções para a sua consecução.

E agora, toca a bem escovar...
Que a biblioteca vai controlar!