sábado, 16 de março de 2019

Semana da leitura na Biblioteca Escolar da Várzea

De 11 a 15 de março celebrou-se a Semana da Leitura na Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra. Eis o cartaz e as atividades realizadas de acordo com a programação.

A Semana da Leitura iniciou-se na biblioteca com a abertura da Feira do Livro Inglês - English Book Fair - que decorreu até dia 15 de março.


Ao longo da semana, nas horas curriculares de inglês, a professora Sandra Tomé fez a atividade de Storytelling com as suas três turmas (3.º A,  4.ºA e B) com a história The Clever Rabbit: Foram momentos lúdicos de aprendizagem da língua estrangeira bastante divertidos que encheram a biblioteca de "dizzy wolves".



No dia 12 de março, pelas 9 da manhã, recebemos a compositora e tradutora Ana Stilwell, mãe das gémeas Carminho e Madalena, do núcleo de desenvolvimento. O encontro decorreu numa das salas do núcleo, porque a biblioteca estava ocupada com a feira do livro inglês. Aprendemos a afinar a voz, cantámos e ouvimos ler Um Livro de Sentimentos, de Amanda Mccardie, que a nossa convidada traduzira. Depois, à hora do lanche, bebemos chá e comemos uma fatia de bolo. Um dia inesquecível! Obrigada, Ana!


À tarde, as Histórias Trampolim desceram à sala 2 do JI da Várzea onde, pela voz da professora bibliotecária e da professora Ana Rita Brandão, Há um monstro no teu livro! pôs todas as crianças em sonora euforia.



Na quarta-feira, 13, foi a vez do desafio de leitura em voz alta - Depressa e bem, alto e a bom som - chamar ao ginásio todos os núcleos: primeiro vieram os mais pequenos, depois os mais crescidos. Todos os voluntários leram aos colegas lengalengas e "destrava línguas" divertidos. Mas nem só as crianças participaram: professoras e assistentes operacionais foram convidadas a uma leitura inesperada. O júri, constituído pelas AO Belinha, Mina, Violeta e Sissi, e usando o sistema de smiles do desfile de Carnaval, foi unânime em considerar que todos foram brilhantes e que há que repetir a atividade, até porque um grupo do núcleo de desenvolvimento fora para a floresta e não pôde participar. Houve até quem tivesse sugerido outros temas para as leituras...











Manhã de quinta-feira, 14, foi hora de a Várzea parar para ler, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o país, respondendo ao repto lançado pela RBE. A paragem aconteceu com um Rodízio de Leituras: cada professor escolheu uma história e foi lê-la e fazer uma atividade a um grupo que não o seu. Foi assim que o Olharapo assustou criancinhas; que Um bicho estranho andou pela escola; que os animais da quinta invadiram a sala da iniciação; que o Monstro das Festinhas foi acarinhado pelas crianças; que o Fulano F visitou a escola; que a sala 3 encontrou uma Pequena coruja perdida; que houve Guisado de Dragão para abrir o apetite ao 4.º ano; e que a leitura chegou à rua com a Escola da Floresta. Um rodízio bem recheado de leituras! Obrigada a todos por este momento de partilha!









No intervalo foi inaugurada a Biblioteca de Rua, sob a responsabilidade das monitoras da biblioteca, coordenadas pela monitora bibliotecária, Inês G.. Um sucesso!





Depois do almoço, um grupo de crianças, devidamente autorizadas pelos encarregados de educação, participou na gravação do spot publicitário “Miúdos a votos”, realizado pela Visão Júnior na biblioteca da Várzea. 

A Semana da Leitura terminou em grande com a votação no âmbito do concurso  "Miúdos a votos". Participaram na votação 160 dos 170 alunos de 1.º ciclo da EB da Várzea, tendo sido eleito como o mais "fixe" o livro de Pedro Seromenho Porque é que os animais não conduzem?



Durante a semana, as atividades de tempos livres da biblioteca incluíram a pintura pelas crianças de um painel com os projetos em curso, como as "Histórias Trampolim","Vai à Biblioteca que isso passa" ou a "Tertulinha" e que está agora afixado na porta.



Sem comentários:

Enviar um comentário