sexta-feira, 1 de março de 2019

Histórias Trampolim... de janeiro a fevereiro 2019



Entre janeiro e fevereiro, as Histórias Trampolim levaram a Joaninha Vaidosa, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, às salas do pré-escolar do JI do Ral, Várzea e Lourel a fim de os alunos participarem no concurso de desenho "Uma Aventura Literária", da Editorial Caminho. Com a leitura de A Raposa Azul, a par da coleção "Uma Aventura", das mesmas autoras, foi a vez de este projeto incentivar a participação de alguns núcleos da Várzea no mesmo concurso, quer com desenho (iniciação, consolidação e desenvolvimento) quer com texto livre (desenvolvimento).






No âmbito da articulação  da biblioteca com o projeto Escola da Floresta, as Histórias Trampolim levaram Arrumado, de Emily Gravett até às salas de Jardim de Infância do Ral, Várzea e Lourel bem como ao núcleo de iniciação. Depois da história, as crianças ordenaram a história, identificaram os animais nela intervenientes e ajudaram o Texugo Pedro a reflorestar a floresta que tinha destruído. 









No núcleo de iniciação, recontou-se oralmente a história. Eis a transcrição do reconto oral feito pelo Eduardo:

Era uma vez um texugo muito arrumado e olhou assim para a floresta: “Umh, isto está um bocado desarrumado!” E começou a arrumar as folhas, tudo em sacos, tudo num monte de sacos de folhas. E depois pensou assim: “Acho que vou arrancar as árvores para ficar mais limpa.” Arrancou muitas árvores, muitas, muitas, muitas. E depois começou a chover muito. Ele teve de ir num barco com um guarda-chuva. E depois, quando parou de chover, havia muita lama, lama, mais lama e mais lama. E depois, ele decidiu chamar betoneiras, escavadoras e demolidoras para tapar aquilo tudo com cimento. E depois, ele tapou tudo, tudo, tudo o que tinha lama.
E depois foi a caminhar até à sua casa quando queria ir dormir. E depois, a sua casa estava com cimento. Andou às voltas à procura de comida para jantar e, depois, decidiu dormir na betoneira sem jantar.
E depois, pensou assim: “Umh, acho que o que eu fiz não está muito bem!” e pediu ajuda aos animais e arranjou tudo de novo, as plantas; trouxe as árvores de volta; espalhou as folhas…
E no final fizeram um piquenique.
E vitória, vitória, acabou-se a história.

Sem comentários:

Enviar um comentário