A Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra orgulha-se de ter conseguido trazer a todas as crianças do 1.º ciclo do agrupamento as oficinas de Plasticologia promovidas pelo Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul. As sessões decorreram na escola-sede entre os dias 19 de fevereiro e 11 de março; na EB1 de Lourel, entre os dias 20 e 22 de fevereiro; e, na Várzea, de 25 a 27 de fevereiro.
A qualidade da informação apresentada e a simplicidade e criatividade das atividades propostas, aliadas à simpatia da bióloga Joana Soares rapidamente converteram as nossas crianças em "embaixadores dos oceanos" levando-os a conhecer os riscos do plástico na cadeia alimentar e a apostar numa mudança de atitude para garantir um desenvolvimento sustentável.
Pretende-se assim constituir uma geração azul, literata no oceano, isto é, que compreenda a importância que o oceano tem para a humanidade; que comunique de forma informada e clara sobre o oceano; e que decida de maneira consciente e responsável sobre questões relacionadas com o oceano e o uso dos seus recursos.
As animações, as explicações, as experiências com lixo marinho e microplástico lançaram o repto. Esperamos agora que os novos "embaixadores do oceano" cumpram bem a sua missão de futuro!