segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Desafios da Biblioteca - 1.º Período


São quatro os Desafios que mensalmente são propostos pela Biblioteca Escolar da Várzea:

1 - Autor do Mês
2 - Caça o erro
3 - Quebra-cabeças
4 - Cultura geral

Afixados na porta da biblioteca, os desafios convidam os alunos a descobrir erros ortográficos ou morfossintáticos; a fazer contas; a descobrir quem é o autor a partir de pistas; e a procurar informação sobre acontecimentos ou personalidades históricos ou da ciência.

Eis os vencedores do 1.º período:
setembro 2018


outubro 2018

outubro 2018

dezembro 2018




segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Escola da Floresta - construção de um herbário

Brincar ao ar livre, cooperar uns com os outros, descobrir os segredos da floresta, observar a fauna e a flora, imaginar Tshew-Tshews debaixo de cogumelos de múltiplas formas, fazer cabanas com paus, agradecer o essencial da vida - o ar que respiramos, a terra que pisamos, a água que bebemos e o fogo que nos aquece - tais são alguns dos muitos ensinamentos que esta experiência tem trazido às crianças da EB da Várzea.
A Biblioteca, para além de acompanhar as crianças sempre que necessário através da professora bibliotecária, não quis deixar passar esta oportunidade de juntar o agradável ao útil e usar esta oportunidade para pôr em ação o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar na Floresta. Assim, está em marcha a construção de um herbário com todas as recolhas feitas nas incursões à Quinta Pedagógica de Monserrate. fotografias, folhas secas, bogalhos e bolotas colhidos do chão... Até já temos um pedaço de cortiça...
E já lemos Perigo na Floresta, de Maria Francisca Macedo...





sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Teatro de Natal dos Monitores de Animação " O Valente Soldadinho de Chumbo"

Foi no último dia de aulas do 1.º período que as Monitoras da Animação da Biblioteca apresentaram o seu teatro de Natal - O Valente Soldadinho de Chumbo, uma versão do conto de Andersen. A representação contou com a atuação da professora Lurdes Louçada como convidada especial, responsável também pela conceção dos cenários que as crianças ajudaram a pintar. Os adereços e a encenação estiveram a cargo da professora bibliotecária, das professoras Lurdes Louçada e Ana Rita Brandão e, sobretudo, do grupo de Monitoras da Animação da Biblioteca Escolar e das Monitoras Inês Gonçalves e Madalena Patrociane

A peça foi apresentada ao Núcleo de Desenvolvimento e seus afilhados - o Núcleo de Iniciação - e ao grupo de Aprendizagem por Projetos. 91 crianças e professores assistiram à representação pelo grupo de alunas que primaram pelo seu espírito de iniciativa, autonomia e desempenho na leitura e na representação. Ficou a promessa de repetição para os núcleos de consolidação, logo no início do 2.º período.

Parabéns pelo vosso excelente trabalho!

Vejam as fotos aqui!


Histórias Trampolim - Feliz Natal Lobo Mau, de Clara Cunha

Feliz Natal Lobo Mau foi a história de Natal escolhida para o pré-escolar e os núcleos de iniciação e consolidação 1 para celebrar o Natal da Biblioteca Escolar.
A animação da história de Clara Cunha contou com a colaboração improvisada, mas muito precisosa, das professoras e alunos dos núcleos de iniciação e consolidação 1 da EB da Várzea (11/12), com as educadoras Ângela e Cristina e Auxiliares do Ral (4/12) e com a professora Ana Rita Brandão, a educadora Dores e a AO da sala 3 do JI da Várzea (14/12). O lobo, o Pai Natal e o coelho desafiaram a imaginação das crianças, mas o essencial de que mentir não compensa ficou bem claro desde o início desta história divertida e tão simples de dramatizar.
No final, houve espaço para encontrar as personagens da história numa caixa de neve artificial ou correr atrás do lobo mau em labirintos.



quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Histórias Trampolim - Sabes, Maria, o Pai Natal Não Existe

História-poema para fazer pensar as crianças mais crescidas - alunos do Núcleo de Desenvolvimento e da Aprendizagem por Projetos. A estratégia escolhida pela professora bibliotecária foi a de surpreender professores e alunos chamando-os a participar e a incarnar personagens: foi assim que o Professor António se tornou Pai Natal, a Professora Flávia, Psicóloga e a Professora Anabela Marques a menina e o Diogo, o menino ladino. 
No final, alguém descobriu uma carta misteriosa à porta da biblioteca, vinda da Lapónia. A professora Flávia, abriu-a e leu-a: o Pai Natal pedia um presente, muito simples e ao alcance de todas as crianças: que lessem, lessem muito, porque ler faz crescer e pensar.
No intervalo seguinte foram algumas as crianças que decidiram oferecer o presente que o Pai Natal pediu, acorrendo à biblioteca para fazer requisição de um livro para as férias com a promessa de o vir partilhar com os colegas.


 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Rapunzel - Ida ao Teatro Politeama

No âmbito da sua missão de animação cultural e em articulação com o Plano Anual de Atividades da EB da Várzea, a Biblioteca Escolar organizou a ida dos alunos dos núcleos "À Descoberta", "Iniciação" e "Consolidação" ao teatro Politeama, para assistirem ao musical "Rapunzel", de Filipe La Feria. 176 alunos (dos 204 inicialmente previstos), respetivamente acompanhados pelos professores e educadores, assistiram ao musical que aliou as vozes e as atuações fantásticas dos seus atores/cantores.

Recolhido pelos irmãos Grimm e publicado em 1812, este conto de fadas é uma adaptação do conto escrito por Persinette Charlotte-Rose de Caumont de La Force, publicado originalmente em 1698. A história narra a vida de Rapunzel, uma princesa de longos cabelos louros que foi raptada por uma bruxa e aprisionada numa torre para garante mágico da juventude eterna da sua raptora.  Mas eis que alguém a encontra e a restitui aos seus verdadeiros pais... E sendo um conto de fadas, naturalmente que o amor marca presença!

Quem não viu o musical, o conto está lá, na biblioteca, à espera de quem o queira ler...




sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Leitura em Vai e Vem

São duas as salas de Jardim de Infância que iniciaram em outubro o projeto de Leitura em Vai e Vem: a sala da Educadora Susana, no JI de Lourel, e a sala da Educadora Maria das Dores Rocha, no JI da Várzea. Com maior ou menor leque de escolha de livros, as crianças são convidadas a partilhar as suas leituras com as demais numa roda de leitura dinamizada pelas Educadoras e a Professora Bibliotecária. Depois da partilha, as crianças fazem as suas escolhas individuais semanais a partir da montra ou da oferta nas estantes.

Em Lourel acontece à segunda-feira e na Várzea, à quinta-feira.

Eis um exemplo da partilha do Pedro acerca de Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares, que gerou grande reflexão por parte das crianças. À questão: quem terá posto aqueles ovos misteriosos?, as crianças lançaram as suas propostas: Galinha? Crocodilo? Avestruz? Papagaio? Cobra? Peixe? Caracol? Ganso? Dinossauro? Gavião? Abutre? Passarinho? Houve ainda quem alvitrasse: Cavalo? Coelho? Esquilo? Gato? Urso? Leão? Gazela? Hipopótamo? Lagarta? Lobo? ... - temas, obviamente, para uma pesquisa em sala que se alastrou semana fora sobre os animais que nascem de ovos e os que nascem de outra maneira...




terça-feira, 20 de novembro de 2018

Estendal dos Direitos

No âmbito das parcerias e participação em projetos promovidos por outras entidades, a Biblioteca Escolar organizou e promoveu a atividade "Estendal dos Direitos", em resposta ao desafio lançado pela Comissão de Proteção ede Crianças e Jovens de Sintra, entre os dias 8 e 15 de novembro.
As crianças foram convidadas a ilustrar com diversos materiais peças de vestuário em papel que depois foram expostas num estendal na biblioteca. A atividade decorreu durante os intervalos como ocupação de tempos livres para os alunos interessados e na sala 3 do JI com o auxílio da educadora Maria das Dores. Alguns dos trabalhos foram, posteriormente, expostos na Biblioteca Municipal de Sintra.
Execução dos trabalhos na Biblioteca Escolar

Exposição  na Biblioteca Escolar da Várzea

Exposição na Biblioteca Escolar da Várzea

Exposição na Biblioteca Municipal de Sintra
 Execução dos trabalhos na sala 3 do Jardim de Infância da Várzea




sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Família na Biblioteca - Leitura por uma avó, revisora de profissão

Foi com a leitura de As Mais Belas Coisas do Mundo, de Valter Hugo Mãe, que a avó da Lua, da Beatriz e do Pedro Falcão brindou as crianças do Núcleo de Desenvolvimento, no dia 16 de novembro. A história conta como avô e neto vivem num jogo sem fim de perguntas e respostas, enigmas e soluções, procurando, adivinhando e aprendendo sempre. Certo dia, o menino fica sem resposta quando o avô lhe pergunta: Quais são para ti as coisas mais belas do mundo? São as coisas de verdade, como tanto quanto se vê e toca? Ou as coisas invisíveis, aquelas que pensamos, sentimos e sonhamos?
Esta história do menino que, desafiado pelo avô, procura conhecer os mistérios da vida foi pretexto para, na Biblioteca, cada um se interrogar sobre quais as coisas mais belas do mundo. Eis algumas das respostas mais surpreendentes das crianças:

  • O amor da minha família e a felicidade. (Fabiana)
  • O amor e a amizade. (Helena)
  • A gentileza. (Artemisa)
  • A amizade. (Riana)
  • A família. (Lua, Pedro, Beatriz, Isabel, Beatriz Gamito e Lara Hadassa)
  • Ser feliz e não estragar o Mundo. (Santiago)
  • O amor que tenho pela família. (Raquel)
  • O carinho. (Dinis)
  • Que todos sejam felizes. (Rodrigo)
  • A brisa do mar. (Madalena)
  • O amor, a amizade e a escola. (Leonor)
  • O carinho que a família me dá. (Joana)
  • Os amigos, a família e a escola. (Gonçalo e Sofia)
  • A leitura. (Sara)
  • As professoras. (Natacha)
  • A escola. (Francisco)
  • O amor que a minha família me dá. (Duarte)
  • As pessoas e a família. (Sarah Afonso)
  • A família que me ama nos momentos bons e me apoia nos momentos maus. (Martim)
  • A família, as professoras e os amigos. (Madalena)




quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Família na Biblioteca - Cristina Amorim, mãe da Diana (1.º ano) assinala Dia da Língua Gestual Portuguesa assinalado na biblioteca

Aconteceu na biblioteca escolar com Cristina Amorim, mãe da aluna Diana, do núcleo da iniciação, no dia 15 de novembro. Depois de interagir com as crianças ensinando algumas letras do alfabeto gestual, a mãe contou a história De que cor é um beijinho, de Rocio Bonilla. Depois, todos puderam pensar e pintar a cor dos beijinhos de cada um e daqueles de quem mais gostam! Obrigada, mãe Cristina, por este “gesto” que encheu de cor a manhã destas crianças!


[Projeto da BEVS "Família na biblioteca"]

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Histórias Trampolim - A folha e o pirilampo, de Maria Alberta Menères, celebram o outono no Ral e em Lourel

No seu périplo pelo JI do Ral  (6/11) e de Lourel (salas da educadora Susana e Luísa, 12/11), a professora bibliotecária levou consigo um pequeno conto de outono escrito por Maria Alberta Menères. A história fala-nos de uma pequena folha que teima em não se deixar cair do cocuruto do seu ramo, contra a vontade da mãe árvore ou do senhor vento. É um pequeno pirilampo que, enfadado de tanta teimosia, a ajuda a descer e a poisar suavemente no chão para lhe servir de leito para uma boa sesta. História simples mas um bom pretexto para falar de árvores de folha caduca e perene ou de insetos como os pirilampos.

Para exploração subsequente, a professora bibliotecária deixou folhas de árvores em que as crianças e as educadoras descobriram lobos, aves, monstros...Tudo o que a imaginação e a criatividade conseguiu.

sábado, 10 de novembro de 2018

Feira do Livro na EB de Lourel

Entre os dias 7 e 9 de novembro decorreu mais uma Feira do Livro na EB/JI de Lourel, levada a cabo pela empresa Mais Cultura em articulação com a Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra, responsável pela dinamização de projetos de leitura nas Escolas de 1.º ciclo e JI do Agrupamento.
Os cerca de 240 alunos visitaram a feira do livro acompanhados pelos respetivos professores/educadores, bem como por alguns pais, e ouviram as histórias bem engraçadas que a D. Filomena e o Sr. João tinham para lhes contar.


sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Família na Biblioteca - São Martinho na Biblioteca com a mãe do Guilhereme e do Duarte Mateus - Inês Simões


Este ano o São Martinho chegou à Escola da Várzea no dia 9 de novembro, pela mão da Inês Simões, mãe do Duarte e do Guilherme Mateus (núcleo da iniciação e da consolidação 1, respetivamente). Na biblioteca escolar, a mãe apresentou um pequeno filme da história do santo que, em seguida, foi debatida e ilustrada pelas 84 crianças participantes. Não faltaram as castanhas (de cartolina, é claro! Na biblioteca não se come!) que vestiram os marcadores que a Inês trouxe para os meninos fazerem! Bem haja, mãe Inês, pelo momento de partilha, reflexão e criatividade que proporcionou às nossas crianças!
[ Projeto da BEVS - "Família na Biblioteca"]




quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Família na Biblioteca - mães do Alexandre e da Maria Luísa do Núcleo de Iniciação

Foram várias as mães que responderam ao apelo da Biblioteca Escolar para vir er para as crianças. As mães do Alexandre (19/10) e da Maria Luísa (7/11) disponibilizaram-se prontamente, mas por as datas coincidirem com outras atividades, acabaram por fazê-lo nas salas de aula. As crianças adoraram e as professoras também! Uma experiência a continuar, certamente!

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Oficinas da luz e desenhos em movimento no JI da Várzea

Marina Palácio trouxe mais uma oficina da criatividade às crianças das salas 1 e 2 do JI da Várzea: Luz e desenhos em movimento foi a temática escolhida pelas educadoras. A imaginação e a excecionalidade marcaram, mais uma vez, o trabalho desta animadora-ilustradora-escritora cuja presença já vem sendo habitual na nossa escola. Assim se fechou com chave de ouro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares dia 31 de outubro.




Mês Internacional da Biblioteca Escolar - outubro, um mês em festa!


Outubro é, por excelência, o mês da festa das Bibliotecas Escolares. Muitas foram as iniciativas que trouxeram à Biblioteca da EB da Várzea todas as crianças da escola, professores, pais e convidados: sessões de formação de utilizadores da biblioteca para os alunos do 1.º ciclo; teatro “O Capuchinho Vermelho”, por um grupo de alunas monitoras da biblioteca; atividades experimentais  de ciência a propósito dos livros de Maria Francisca Macedo, escritora que tivemos o prazer de receber a 19 de outubro; Feira do Livro, com narração de histórias pela D. Filomena Pina e o Sr. João Oliveira;  oficinas de Luz e Movimento pela escritora, ilustradora e animadora Marina Palácio, dia 31 de outubro, no JI da Várzea; Histórias Trampolim, animadas pela professora bibliotecária; uma história e oficina de marcadores de Halloween dinamizada pela professora de Inglês, Sandra Tomé, em parceria com a biblioteca; e os pais voluntários que narraram histórias ou a mãe que dinamizou a oficina de bruxinhas em eva. Com epicentro na leitura, a festa da Biblioteca Escolar ouviu a História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar (Luís Sepúlveda), pelas vozes fantásticas dos pais da Sarah Afonso (4.º ano); O lobo que queria dar a volta ao mundo (de Orianne Lallemand), ternamente contada pela mãe do Alexandre (1.º ano); e A Grande Caça ao Monstro (de Norbert Landa), docemente animada pela mãe do Cael (1.º ano). A professora Sandra Tomé, de Inglês, contou a história Room on the broom (Julia Donaldson & Axel Scheffler) e deu mote para a oficina de bookmarkers e a oficina das bruxinhas em eva realizada pela D. Vera, mãe da Leonor (pré-escolar) e da Isabel (4.º ano). As Histórias Trampolim da biblioteca aventuraram-se pelos meandros da ciência e enfrentaram Perigo na floresta (de Maria Francisca Macedo); fizeram uma caça ao Trincas, o monstro dos livros (Emma Yarlett); e ajudaram Carlota Barbosa, a bruxa medrosa (Layn Marlow) a perder o medo e a fazer aranhas de Halloween com as crianças da sala da educadora Dores.
Chegado o mês ao fim e em dia de Halloween, a biblioteca escolar recebeu a visita inesperada de Carlota Barbosa em pessoa, a bruxa medrosa que se tornou corajosa e que, como é muito carinhosa, não quis deixar de distribuir pelas crianças e professores pequenas porções da mágica sopa do seu caldeirão!
Uma festa em cheio!

Halloween - articulação da Biblioteca com a Prof.ª Sandra Tomé de Inglês

Esta foi a história escolhida pela Prof.ª Sandra Tomé para ler, com a sua voz doce e melodiosa, às crianças do Núcleo de Desenvolvimento na EB da Várzea e aos alunos do 3.º ano na EB de Lourel. De seguida, a história deu lugar a uma atividade plástica: abóboras, Frankensteins, morcegos e fantasmas nasceram de dobragens decoradas com marcadores.
Uma atividade realizada em articulação com a Biblioteca Escolar para comemorar o Halloween.