quarta-feira, 17 de julho de 2024

O livro das plantas comestíveis na nossa escola

Em cooperação com a BEVS e a União das Freguesias de Sintra, os alunos da EB Várzea de Sintra elaboraram livro sobre as plantas comestíveis da escola. No âmbito do projeto Cantina-Horta desenvolvido pelo Núcleo de Consolidação C/D da Escola da Várzea de Sintra, com o objetivo de fomentar uma alimentação sustentável, os alunos fizeram um levantamento das plantas comestíveis existentes na escola, realizaram pesquisas sobre as mesmas e com o resultado elaboraram um pequeno livro. Numa colaboração que alunos e professores muito agradecem, a União das Freguesias de Sintra ofereceu a impressão de 250 exemplares os quais foram distribuídos pela comunidade educativa, cumprindo deste modo o seu objetivo. De salientar a colaboração da Biblioteca Escolar da Várzea nesta atividade, na pessoa da Prof. Bibliotecária Cristina Calado numa cooperação com os envolvidos muito profícua. Este trabalho constituiu para alunos e professores um verdadeiro prazer, não só pelas descobertas realizadas, mas também por sentirem que, de facto, fizeram algo prático e de valor a favor da sustentabilidade. (escrito por Dulce Ferreira)
Livro Cantina Horta (148 x 210 mm) de Dulce Ferreira

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Voluntariado de Leitura 2024 na E.B. da Várzea

No ano letivo que ora finda, algumas crianças da E.B. da Várzea de Sintra beneficiaram da ação de dois voluntários que se disponibilizaram para as ajudar a treinar a leitura. Foram 9 as crianças que, semanalmente, se deslocaram à biblioteca para ler com a Ana  ou com o Franccesco. Professores titulares, os dois voluntários e as próprias crianças foram unânimes em concordar que houve uma clara evolução positiva na competência de leitura e no desbloqueio de receios e ansiedades.

Para além da leitura a par, os dois voluntários participaram ainda nas atividades de comemoração do 50.º do 25 de abril: a Ana dinamizou um ateliê de cartazes para a consolidação C/D e o Franccesco ensaiou uma canção com o núcleo de iniciação.

Ouçamos AQUI o que nos dizem as nossas crianças!

O projeto "Voluntários de Leitura" é coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares e visa ajudar as crianças a ler mais e melhor. A decisão de aderir ao projeto e organizar o voluntariado de leitura nas escolas é da responsabilidade dos órgãos de direção e da biblioteca, cabendo ao professor bibliotecário  a captação e enquadramento dos voluntários nas escolas e a ação estratégica de articulação com os docentes titulares de turma/núcleo.