- Não ficar agarrada ao telefone porque assim não aproveitamos os momentos da vida.
- É giro e tem lições de vida.
- Devemos viver o menos possível ligados à internet.
- Temos que aproveitar o tempo para brincar com os amigos.
- Divertido, engraçado, educativo.
- Não devemos ser viciados no telefone, é melhor brincar com outras coisas.
- Gostamos porque pode passar lava que ela não sai do telemóvel.
- Gostamos mais quando ela estava em cima do senhor que estava a treinar.
- Aprendemos que há coisas mais interessantes no mundo para fazer.
- Ter contacto com as pessoas e não ficar agarrado à tecnologia.
- Nós devemos ser mais independentes na vida.
- Se estivermos muito tempo no telemóvel nunca aproveitamos o que está à nossa volta.
- Não somos nem queremos ser viciadas no telemóvel porque não queremos perder tempo para brincar.
- Vale mais a pena brincar com os amigos.
- A internet só para trabalhos da escola.
- Eu achei muito fixe!
- Eu achei incrível!
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Clube de Leitura "Aventuras [Mágicas] - fevereiro 2024
Clubes de Leitura fevereiro 24 de Professora Maria Cristina Calado
QUESTIONÁRIO
Algumas opiniões dos alunos do NCB:
Encontro com as Técnicas do MASMO
Aconteceu hoje, dia 29 de fevereiro, na E.B. de Lourel a vinda das técnicas do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas para prepararem as crianças para a visita ao museu e falarem particularmente sobre a história e os elementos mitológicos que marcam presença no museu e no livro sobre o mesmo - Duas irmãs em Odrinhas, de Gilda Barata e e Danuta Wojciechowska. As crianças do NCC/D da EB de Lourel participaram ativamente neste encontro, questionando e revelando o que já bem conheciam sobre a história do livro, a partir da adaptação que a professora bibliotecária lhes apresentara uma semana antes e sobre a qual trabalharam. Este encontro corresponde à segunda etapa do projeto “O Museu aqui e agora e o futuro que lá mora”, promovido pela CMS e a RBE.
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Leitura orientada do livro "Duas irmãs em Odrinhas", de Gilda Barata e Danuta Wojciechowska
O Núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento da E.B. de Lourel foi o escolhido para participar na edição de 2024 do projeto O museu aqui e agora e o futuro que lá mora, promovido pela CMS e a RBE. Sendo um projeto que conjuga a leitura, a arte e a museologia, foi lançada hoje a pedra basilar do mesmo com a leitura orientada do livro "Duas irmãs em Odrinhas", de Gilda Barata e Danuta Wojciechowska.
Dado o facto de o livro apresentar um grau de complexidade linguística, tomámos a liberdade de o adaptar para proporcionar aos alunos maior acessibilidade à compreensão do enredo e dos tópicos temáticos que queremos aprofundar. Assim, a leitura fez-se a partir de uma apresentação powerpoint e foi sendo intercalada por diálogo interpretativo e reflexivo.
Após a leitura, os múltiplos do livro serviram de suporte ao trabalho de exploração consubstanciado numa ficha de leitura.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024
Oficina de Escrita Criativa "A minha Sombra"
Os Núcleos de Consolidação B e C/D da E.B. da Várzea e da E.B. de Lourel participaram na oficina de escrita criativa “A minha sombra”, promovida pela artista residente, Mariana Magalhães, e a professora bibliotecária Cristina Calado. Esta atividade insere-se no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril do agrupamento.
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
Newsletter semestral da Biblioteca Escolar da Várzea
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024
Projeto Karkia já fez a primeira ronda de sessões
O projeto Karkia - o pássaro das emoções - está de volta e já fez a primeira ronda de sessões, direcionadas, no presente ano, exclusivamente para os núcleos de iniciação e consolidação A da E.B. da Várzea de Sintra. Pretende-se, deste modo, acompanhar com maior proximidade a evolução das crianças em termos socioemocionais.
Nesta primeira abordagem, partimos da leitura da obra O que fazem os sentimentos quando ninguém está a ver, de Tina Oziewicz e conversámos sobre o medo, a coragem, a compaixão, a liberdade, a confiança, o orgulho, a alegria, a tristeza, a esperança, a vergonha, a gratidão, etc.. Depois dinamizámos um jogo de cooperação em torno de um sentimento à escolha e a ilustração daquele que cada um sentisse de forma mais frequente.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
Dia da Internet Segura
A 6 de fevereiro, assinalámos o Dia da Internet Segura com uma SELFIE da utilização que as crianças do NCCD fazem do digital e alertámos para os cuidados a ter na sua utilização em contexto lúdico e de pesquisa. Para casa, deixámos a sugestão de um conjunto de jogos e animações sobre a temática.
Paralelamente, está patente na biblioteca uma exposição de tiras e cartazes com a finalidade de sensibilizar as crianças sobre segurança na Internet. Esta exposição é acompanhada por um conjunto de fichas lúdicas sobre a temática, disponibilizadas em livre acesso.
Internet Segura folheto 2 de Professora Maria Cristina Calado
Projeto Voluntários de Leitura
Iniciado a 27 de novembro de 2023 na E.B. da Várzea, o projeto "Voluntários de Leitura" conta com três encarregados de educação que se propuseram participar nesta louvável iniciativa, lançada pela Rede de Bibliotecas Escolares para apoiar o trabalho dos docentes, professores bibliotecários e alunos no incremento do gosto e dos hábitos de leitura dos mais novos.
Na E.B. da Várzea, os três voluntários de leitura já apoiaram, em 21 sessões, 11 crianças dos núcleos de consolidação B e C/D, promovendo leitura a par, e já se notam os efeitos benéficos da sua ação: pouco a pouco, as crianças têm vindo a ultrapassar a sua insegurança, a desbloquear o seu tom de voz e a ler com maior fluência. Nas sessões com os voluntários de leitura, as crianças têm uma atenção mais individualizada e descontraída, uma vez que cada sessão é direcionada só para 1 ou 2 alunos. Além disso, as estratégias que cada voluntário desenvolve com as crianças têm muito mais a ver com a sua intuição e sensibilidade pessoal do que com pedagogia, o que torna o processo de leitura mais espontâneo e familiar.
A título de exemplo, para elevar o tom de voz de algumas crianças e contribuir para a sua descontração, o voluntário que as acompanha tem recorrido com frequência à improvisação dramática e à música, estratégia com efeitos bastante positivos reconhecidos pela professora titular. Outra estratégia muito frequente tem sido dar às crianças apoiadas a possibilidade de serem elas a escolher os textos a ler, sem restrições, ainda que haja sempre propostas por parte da biblioteca ou dos voluntários.
O projeto está em curso na E.B. da Várzea e na escola-sede, com o aval da candidatura por parte da senhora diretora, Dr.ª Joana Oliveira. A coordenação do trabalho dos voluntários é feita pela professora bibliotecária que acompanha os voluntários nas sessões, apoia as modalidades de leitura e de intervenção, bem como a seleção de textos, e faz a articulação com os docentes para a identificação dos alunos a avaliação dos seus progressos.
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024
Desafios mensais da BEVS
De outubro a janeiro foram publicados 4 desafios em cada uma das modalidades - Bom Português, Quebra-cabeças, Cultura Geral e Atreve-te!, os quais contaram, respetivamente, com 48, 44, 46 e 11 participações (uma das quais foi coletiva).
Aos participantes vitoriosos couberam merecidos certificados e um miminho para estimular a sua motivação para aprender, tão gratificante e genuína nestas idades! Continuem campeões!
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024
Roteiro de Leitura - Hora do Conto - fevereiro
"Quero Ver" em fevereiro, na biblioteca e em casa
Subscrever:
Mensagens (Atom)