sexta-feira, 28 de abril de 2023

Leitura orientada do livro "Duas Irmãs em Odrinhas", de Gilda Nunes Barata, e trabalhos de pesquisa no Núcleo de Consolidação C / D

No dia 18 de abril, os alunos do Núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento fizeram a leitura da obra de Gilda Nunes Barata, Duas irmãs em Odrinhas, sobre o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, com a ajuda da Professora Bibliotecária que adaptou e explicou algumas partes mais complexas do livro. No final da leitura, as crianças manifestaram oralmente a sua opinião sobre a obra e colocaram dúvidas ou curiosidades ou teceram alguns comentários. Em conjunto, foi feita a listagem dos deuses que surgem referidos na obra para preparar a fase do trabalho de pesquisa.







Como abordagem global da compreensão da leitura, foi solicitado aos alunos que, em grupos, elaborassem perguntas com quatro hipóteses de resposta sobre cada parte da obra atribuída, de forma a elaborar um kahoot, o qual veio a ser jogado por equipas no dia 28 de abril.




Entretanto, os alunos responderam a uma ficha de leitura orientada e realizaram trabalhos de pesquisa sobre os deuses que também desenharam. Os trabalhos de pesquisa foram, posteriormente apresentados oralmente ao grande grupo.






O aluno Pedro Lopes, do Núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento, ganha 2.º prémio em texto original no concurso "Uma Aventura Literária 2023"

<

Um tesouro de pirata!

 

              Era uma vez um menino chamado Jorge que sonhava ser pirata e encontrar um tesouro.

Enquanto roía uma romã à beira-mar ia pensando como conseguiria realizar o seu sonho.

De repente, tropeçou numa garrafa verde trazida pelas ondas. Estava fechada e tinha qualquer coisa lá dentro. Tentou abri-la a todo o custo, mas como não conseguiu, atirou-a com raiva de volta para o mar.

              Depois, Jorge mergulhou nas ondas e deixou-se balançar ao sabor da corrente, levando com algas na cara de vez em quando.

A corrente levou-o até uma pequena ilha em frente à praia. Quando pisou a areia sentiu uma concha rija debaixo de um pé. Apanhou-a e tentou abri-la. Fez tanta força que as mãos suaram e ficaram vermelhas. Mas conseguiu o que queria: dentro da concha estava uma pérola bem cintilante.

              Olhou à volta à procura da garrafa verde que ele tinha atirado ao mar: talvez aparecesse…

              Suspirou bem fundo e foi andando devagarinho até que tropeçou numa tábua. Estava presa na areia. Puxou, puxou, puxou com quanta força tinha e…crac. A tábua saltou. Debaixo, havia um monte de conchas com pérolas cintilantes, um verdadeiro tesouro de pirata!

              E surpresa das surpresas: a garrafa tinha dado à praia. Partiu o gargalho com a tábua e, com cuidado para não se cortar, tirou o papel que lá estava. Oh! Era só uma carta de amor de alguma menina apaixonada.

              Encheu então a garrafa com as pérolas e nadou até à praia como um verdadeiro pirata!





quinta-feira, 27 de abril de 2023

Encontro com José Fanha, no âmbito do projeto "O Museu aqui e agora e o futuro que lá mora"

Takumi e o Plástico - uma peça de sensibilização ambiental no JI do Ral

 No dia 26/4, o JI do Ral recebeu a peça de sensibilização ambiental "Takumi e o plástico", uma produção de RUGAS, que veio à escola com o apoio da CMS,
intermediada pela Biblioteca Escolar da Várzea.

Sinopse:

Dois cientistas-especialistas pensam que estão numa conferência sobre astronomia e gastronomia, até se aperceberem que não é esse o assunto a discutir naquele momento… Descobrem, um, dois, mais, elementos estranhos e algo neles se transforma. Takumi e um rapaz contam-lhes uma história, dessas que se irá ouvir falar durante muito tempo…

Coordenação de Projeto. Patrícia Cairrão

Texto. a partir de Takumi de Rute Sousa Direção e Criação. Ricardo G. Santos

Interpretação. Liliana Costa e Nuno Moniz Cenografia e Figurinos. RUGAS Criação de Adereços. Nisa Eliziário

Sonoridades. Nuno Moniz

Produção. RUGAS Apoios. Depois – Associação, Acrilfer

Parceiro Institucional. República Portuguesa – Ministério da Cultura

[Fonte: https://cartazculturallisboa.pt/evento/takumi-e-o-plastico-sensibilizacao-ambiental/]


quarta-feira, 26 de abril de 2023

Leitura orientada do livro "Tantas voltas e voltinhas até chegarmos aqui", de José Fanha, e preparação da receção ao escritor com o NCA

Entre os dias 17 e 24 de abril, o Núcleo de Consolidação A procedeu à exploração paratextual e leitura do livro sobre o Museu de História Natural, de José Fanha, sob a orientação das professoras Lurdes Louçada e Sara Fernandes, treinando a leitura em voz alta e explorando, capítulo a capítulo, o seu conteúdo. 

Para sistematizar a experiência individual de leitura, as crianças registaram o seu sentir numa Ficha de Leitura proposta pela professora bibliotecária.



No dia 26 de abril, sistematizando o conhecimento da obra, as crianças vieram à biblioteca para jogar um kahoot sobre a obra. Depois, fizeram uma chuva de ideias sobre os temas principais do livro.





No mesmo dia, preparámos a receção ao escritor, a partir do visionamento de um Booktrailer  do livro homónimo Era uma vez Eu, com ilustração de Rui Ricardo. A Professora Bibliotecária mostrou alguns livros de José Fanha, revelou algumas histórias de vida e falou de alguns amigos do autor, um deles, Zeca Afonso, bisavô de uma das meninas do núcleo. 
De seguida, as crianças sugeriram e prepararam um conjunto de perguntas a colocar ao autor e decidiram recebê-lo com uma canção do seu grande amigo Zeca Afonso, "Filhos da Madrugada".


terça-feira, 18 de abril de 2023

JI do Ral recebe a peça "Floresta", levada a cena pelos Valdevinos

 As crianças do JI do Ral receberam hoje, 18 de abril, na sua escolinha a peça de teatro de marionetas "Foresta" apresentada pelo grupo de teatro Valdevinos. 

Sinopse: Silvestre é o Guarda da Floresta Fabulosa. Todos estão muito gratos, pois sabem que com ele se encontram em segurança. Mas um dia, Silvestre recebe uma carta de demissão, do Ministério das Profissões em Extinção. E agora? O que fazer para que todos os que vivem na floresta se mantenham protegidos?

“Floresta” é uma narração fabulística em que os personagens, habitantes da floresta, sustentam um diálogo entre si e que se prende com a história de vida de cada um, na luta pela sobrevivência. Foca a importância do Guarda Florestal, da floresta e dos animais que nela vivem e como podemos viver em harmonia com tudo e todos, respeitando o que é de mais importante no nosso planeta: a Natureza.

Este espetáculo pretende contribuir para a aproximação das crianças, à Floresta, despertando por um lado um conhecimento mais profundo ao espaço natural e por outro sensibilizar para o respeito pelas florestas.

Ficha técnica e artística - Autoria: Fernando Cunha Encenação: Fernando Cunha Música original: Norma Carvalho Atores: Ana Peres e Fernando Cunha Marionetas, adereços e figurinos: Ana Pinto Cenografia: Ana Pinto e Fernando Cunha Design Gráfico/web: Norma Carvalho Produção: Ana Pinto.

[Fonte: https://www.valdevinos.com/floresta]




terça-feira, 11 de abril de 2023

Autor do mês de abril

Autor do mês abril 23 de Professora Maria Cristina Calado

Roteiro de leitura de abril 2023

Roteiro de Leitura de abril 23 de Professora Maria Cristina Calado

Quero ler 3 e montras de abril 2023

QUERO LER em abril 23 de Professora Maria Cristina Calado

Vencedores dos desafios de fevereiro/março 2023

QUEBRA-CABEÇAS A resposta correta é: "São os Silva". N.º de respostas 18 N.º de respostas corretas 8 Nomes dos vencedores: • Beatriz E. (NCCD) • Daniela (NCCD) • Letícia (NCCD) • Iara (NCCD) • Margarida (NCCD) • Dóris (NCCD) • Carlota (NCCD) • Mia (NCCD) BOM PORTUGUÊS A resposta correta é: "e-mail" N.º de respostas 14 N.º de respostas corretas 13 Nomes dos vencedores • Matilde F • Mariana (NCCD) • Daniela (NCCD) • Dóris (NCCD) • Beatriz E. (NCCD) • Matilde A. (NCCD) • Carlota A. (NCCD) • Mia (NCCD) • Leonor Peres (NCCD) • Tiago Vicente (NCCD) • Beatriz Basalisa (NCCD) • Vitória(NCCD) • Carolina Costa (NCCD)

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Semana da Leitura 2023 - um diário cheio de livros e emoções

A Semana da Leitura chegou com a primavera...

Dia 21 de março

Foi dia da poesia, da árvore e festejou-se a chegada da primavera: as crianças fizeram ateliês de expressão plástica; plantaram girassóis; fizeram herbários; plantaram na horta; e compuseram poemas que registaram em grandes malmequeres que foram "plantados" na biblioteca. Como um sopro, rápido e inesperado, a Fada Benvinda deambulou pelas salas e polvilhou-as com um pouco de poesia, desafiando as crianças a pensar no que podem fazer para que a grande festa da primavera nunca acabe.

Dia 22 de março

Decorreram os ateliês "O pássaro que mora em mim" na E.B. de Lourel, com as crianças da sala 3 do núcleo À Descoberta e do núcleo de Consolidação C/D.

Dia 23 de março

No dia 23 de março, pelas 11h, as crianças dos núcleos de Consolidação A, B e C/D assistiram à peça "Floresta" dinamizada pelo grupo de teatro Os Valdevinos, no espaço do ginásio.

Dia 24 de março

O Jardim de Infância do Ral realizou duas sessões, uma com cada sala, da Oficina das Auroras Boreais, dinamizada pela animadora, ilustradora e escritora, Marina Palácio.

Terminaram os ateliês "O pássaro que mora em mim", na E.B. de Lourel, com as crianças da sala 1 do núcleo À Descoberta e do núcleo de Consolidação A.

Dia 27 de março

Tiveram início as Oficinas do Sono e do Sonho, dinamizadas pela animadora, ilustradora e escritora, Marina Palácio, para as três salas do núcleo À Descoberta da E.B. da Várzea.

A professora de inglês leu em inglês aos núcleos de Consolidação B e C/D o conto neozelandês, trazido pela professora bibliotecária, “ Kuwi’s first egg”. Os pais e o irmão da Sofia da Consolidação B contaram duas histórias - O Macaco Rabugento e O Cuquedo. Os pais do Noah contaram uma história no núcleo de Iniciação.

Pelas 17:00, realizou-se a segunda sessão de formação no âmbito do projeto da CMS/ RBE na E.S. P.e Alberto Neto de Queluz, que contou com a presença das professoras Ana Rita Brandão, Anabela Marques, Patrícia Faneca, Sara Fernandes e Cristina Calado. Dinamizada pelas ilustradoras Danuta Wojciechowska e Joana Paz, a oficina de artes foi dedicada ao Museu de História Natural e os participantes experimentaram fazer o que as crianças irão fazer. Foi um momento de revelação das docentes artistas que há na Várzea!

Dia 28 de março

Mais um dia de Oficina do sono e do sonho com Marina Palácio e pais contadores de histórias. Desta vez, foi a vez de as crianças do núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento refletirem sobre o seu sono e com que sonham e procurarem semelhanças com outros seres vivos, escutando a Natureza através da música e explorando valências inusitadas. Na sala 1, a mãe do Rodrigo trouxe uma história de esquilos e um jogo para estimular a partilha entre as crianças. A mãe da Laura F. e da Matilde também contaram histórias divertidas aos meninos da educadora Dores. Na sala 3, a mãe da Catarina e a educadora Sofia encenaram com fantoches um Capuchinho Vermelho bem original e super divertido. E no núcleo de Iniciação, a mãe da Leonor G. apresentou a fantástica história “Cocuruto”, de Clara Cunha”, e deixou “ O fio invisível” para as professoras lerem e explorarem. Excelentes escolhas para excelentes leitores aprendentes! Obrigada a todos os pais, educadores, professores, animadores e crianças que têm tornado esta festa da leitura tão rica!

Dia 29 de março

Mais um dia de festa da leitura: o núcleo de Consolidação B esteve com Marina Palácio na Oficina do Sono e do Sonho; a sala 3 ouviu a história A flor é minha contada pela Professora Bibliotecária; a sala 2 recebeu uma história contada pela avó dos gémeos Esteves e o núcleo de Iniciação teve direito a duas histórias contadas pela mãe da Leonor F - Posso entrar numa história assustadora? e O casamento do meu tio. A sala 1 ouviu uma história contada pela mãe da Catarina F. À tarde, foi a vez de as professoras Andreia e Paula contarem Coração de Pinguim, para compensar o facto de a autora, prevista para dinamizar duas sessões nesse dia na escola, não ter podido fazê-lo. Apesar disso, a história cativou as crianças e muitas adquiriram o livro na mini-feirinha de autor na biblioteca. O núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento também não fugiu à regra: a mãe (Mónica Chantre) do Zé Garrido contou a história de Nelson Mandela, um tema bem à altura de uma boa conversa com as crianças sobre a luta por um mundo mais justo e democrático. Mais um dia cheio de histórias fantásticas!

Dia 30 de março

O Núcleo de Consolidação A esteve com Marina Palácio na Oficina do Sono e do Sonho. O núcleo de Iniciação explorou a história A Árvore, de Britta Teckentrup, contada pelas professoras Andreia e Paula. A mãe da Rita veio contar O leão que temos cá dentro à sala 1. A professora Patrícia mostrou e leu alguns excertos do livro Tratado do Esquecimento, de Marina Palácio, às crianças do núcleo de Consolidação B.

Dia 31 de março

À semelhança dos anteriores, o último dia da Semana da Leitura foi recheado de histórias e de muita alegria: a escritora e ilustradora Marina Palácio encerrou a sua passagem pela Várzea com o núcleo de Iniciação que adorou fazer a Oficina do Sono e do Sonho. Em simultâneo, a contadora de histórias Rita Sineiro contou duas das Histórias às Avessas, escritas por Luísa Ducla Soares, às crianças dos núcleos de Consolidação B e C/D com o patrocínio da Porto Editora. A mãe do Gabriel F. contou uma história original, “Agente Zero zero Pepe” à Consolidação C, e “ Agente ao serviço do lago” à Iniciação, uma vez que é também mãe do Dinis F. A mãe da Camila da Consolidação B também veio contar duas histórias e a mãe do Pedro F. também lhes contou uma. A mãe da Frederica veio contar uma história à sala 1 do jardim. As professoras Andreia e Paula expuseram no refeitório o trabalho que as crianças da Iniciação fizeram após a leitura orientada de Coração de Pinguim, de Célia Costa. Foi também o último dia da feirinha do livro desta autora e da de Marina Palácio, que ao longo da semana foi dando autógrafos a quem quis e pôde comprar o seu Tratado do Silêncio.

Sobre as oficinas da Marina, as opiniões das crianças foram unânimes: aprenderam muitas coisas que desconheciam sobre os animais das histórias do livro da Marina e que é muito importante aprender a observar a Natureza, particularmente como dormem os animais, porque, afinal, não somos assim tão diferentes deles nem das plantas - somos uma grande família; gostaram dos jogos, de observar as sementes com a lupa e a lanterna, de fazer o oráculo, de desenhar com a mão contrária à que usam habitualmente e de escrever no papel da "noite" (papel químico). Quanto às docentes, consideraram as oficinas extremamente bem estruturadas e estimulantes de novas aprendizagens e competências nas crianças.

De tarde, a grande festa da leitura cedeu lugar à tradicional Feira da Primavera, em que se venderam artefactos feitos pelas crianças com as educadoras e professores, assim como comidas e bebidas. A biblioteca participou com a venda de um caderninho com o pássaro das emoções desenhado pela aluna Luka, desenho vencedor do concurso do MIBE.
Balanço final: um verdadeiro sucesso! A prova de que o trabalho de equipa e de parceria entre a escola e os pais é a melhor forma de aprender em comunidade! Bem hajam todos os que tornaram possível o sucesso destas duas grandes festas na E.B. da Várzea! Um grande viva à leitura e à cooperação entre escola e família!


Oficina do Sono e do Sonho
Família à Escola e outras atividades da Semana da Leitura

Feira da primavera 2023

O último dia da Semana da Leitura, 31 de março, acabou de forma festiva com a Feira da Primavera, que voltou após dois anos de interregno, a qual contou com a presença das famílias e de toda a equipa educativa da E.B. da Várzea. O colorido dos artefactos feitos pelas crianças foi bem revelador da sua criatividade. Também não faltaram bebidas, docinhos, cachorros e muito boa disposição! Bem vinda, primavera! Gratidão!