A Semana da Leitura chegou com a primavera...
Dia 21 de março
Foi dia da poesia, da árvore e festejou-se a chegada da primavera: as crianças fizeram ateliês de expressão plástica; plantaram girassóis; fizeram herbários; plantaram na horta; e compuseram poemas que registaram em grandes malmequeres que foram "plantados" na biblioteca. Como um sopro, rápido e inesperado, a Fada Benvinda deambulou pelas salas e polvilhou-as com um pouco de poesia, desafiando as crianças a pensar no que podem fazer para que a grande festa da primavera nunca acabe.
Dia 22 de março
Decorreram os ateliês "O pássaro que mora em mim" na E.B. de Lourel, com as crianças da sala 3 do núcleo À Descoberta e do núcleo de Consolidação C/D.
Dia 23 de março
No dia 23 de março, pelas 11h, as crianças dos núcleos de Consolidação A, B e C/D assistiram à peça "Floresta" dinamizada pelo grupo de teatro Os Valdevinos, no espaço do ginásio.
Dia 24 de março
O Jardim de Infância do Ral realizou duas sessões, uma com cada sala, da Oficina das Auroras Boreais, dinamizada pela animadora, ilustradora e escritora, Marina Palácio.
Terminaram os ateliês "O pássaro que mora em mim", na E.B. de Lourel, com as crianças da sala 1 do núcleo À Descoberta e do núcleo de Consolidação A.
Dia 27 de março
Tiveram início as Oficinas do Sono e do Sonho, dinamizadas pela animadora, ilustradora e escritora, Marina Palácio, para as três salas do núcleo À Descoberta da E.B. da Várzea.
A professora de inglês leu em inglês aos núcleos de Consolidação B e C/D o conto neozelandês, trazido pela professora bibliotecária, “ Kuwi’s first egg”. Os pais e o irmão da Sofia da Consolidação B contaram duas histórias - O Macaco Rabugento e O Cuquedo. Os pais do Noah contaram uma história no núcleo de Iniciação.
Pelas 17:00, realizou-se a segunda sessão de formação no âmbito do projeto da CMS/ RBE na E.S. P.e Alberto Neto de Queluz, que contou com a presença das professoras Ana Rita Brandão, Anabela Marques, Patrícia Faneca, Sara Fernandes e Cristina Calado. Dinamizada pelas ilustradoras Danuta Wojciechowska e Joana Paz, a oficina de artes foi dedicada ao Museu de História Natural e os participantes experimentaram fazer o que as crianças irão fazer. Foi um momento de revelação das docentes artistas que há na Várzea!
Dia 28 de março
Mais um dia de Oficina do sono e do sonho com Marina Palácio e pais contadores de histórias. Desta vez, foi a vez de as crianças do núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento refletirem sobre o seu sono e com que sonham e procurarem semelhanças com outros seres vivos, escutando a Natureza através da música e explorando valências inusitadas. Na sala 1, a mãe do Rodrigo trouxe uma história de esquilos e um jogo para estimular a partilha entre as crianças. A mãe da Laura F. e da Matilde também contaram histórias divertidas aos meninos da educadora Dores. Na sala 3, a mãe da Catarina e a educadora Sofia encenaram com fantoches um Capuchinho Vermelho bem original e super divertido. E no núcleo de Iniciação, a mãe da Leonor G. apresentou a fantástica história “Cocuruto”, de Clara Cunha”, e deixou “ O fio invisível” para as professoras lerem e explorarem. Excelentes escolhas para excelentes leitores aprendentes! Obrigada a todos os pais, educadores, professores, animadores e crianças que têm tornado esta festa da leitura tão rica!
Dia 29 de março
Mais um dia de festa da leitura: o núcleo de Consolidação B esteve com Marina Palácio na Oficina do Sono e do Sonho; a sala 3 ouviu a história A flor é minha contada pela Professora Bibliotecária; a sala 2 recebeu uma história contada pela avó dos gémeos Esteves e o núcleo de Iniciação teve direito a duas histórias contadas pela mãe da Leonor F - Posso entrar numa história assustadora? e O casamento do meu tio. A sala 1 ouviu uma história contada pela mãe da Catarina F. À tarde, foi a vez de as professoras Andreia e Paula contarem Coração de Pinguim, para compensar o facto de a autora, prevista para dinamizar duas sessões nesse dia na escola, não ter podido fazê-lo. Apesar disso, a história cativou as crianças e muitas adquiriram o livro na mini-feirinha de autor na biblioteca. O núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento também não fugiu à regra: a mãe (Mónica Chantre) do Zé Garrido contou a história de Nelson Mandela, um tema bem à altura de uma boa conversa com as crianças sobre a luta por um mundo mais justo e democrático. Mais um dia cheio de histórias fantásticas!
Dia 30 de março
O Núcleo de Consolidação A esteve com Marina Palácio na Oficina do Sono e do Sonho. O núcleo de Iniciação explorou a história A Árvore, de Britta Teckentrup, contada pelas professoras Andreia e Paula. A mãe da Rita veio contar O leão que temos cá dentro à sala 1. A professora Patrícia mostrou e leu alguns excertos do livro Tratado do Esquecimento, de Marina Palácio, às crianças do núcleo de Consolidação B.
Dia 31 de março
À semelhança dos anteriores, o último dia da Semana da Leitura foi recheado de histórias e de muita alegria: a escritora e ilustradora Marina Palácio encerrou a sua passagem pela Várzea com o núcleo de Iniciação que adorou fazer a Oficina do Sono e do Sonho. Em simultâneo, a contadora de histórias Rita Sineiro contou duas das Histórias às Avessas, escritas por Luísa Ducla Soares, às crianças dos núcleos de Consolidação B e C/D com o patrocínio da Porto Editora. A mãe do Gabriel F. contou uma história original, “Agente Zero zero Pepe” à Consolidação C, e “ Agente ao serviço do lago” à Iniciação, uma vez que é também mãe do Dinis F. A mãe da Camila da Consolidação B também veio contar duas histórias e a mãe do Pedro F. também lhes contou uma. A mãe da Frederica veio contar uma história à sala 1 do jardim. As professoras Andreia e Paula expuseram no refeitório o trabalho que as crianças da Iniciação fizeram após a leitura orientada de Coração de Pinguim, de Célia Costa. Foi também o último dia da feirinha do livro desta autora e da de Marina Palácio, que ao longo da semana foi dando autógrafos a quem quis e pôde comprar o seu Tratado do Silêncio.
Sobre as oficinas da Marina, as opiniões das crianças foram unânimes: aprenderam muitas coisas que desconheciam sobre os animais das histórias do livro da Marina e que é muito importante aprender a observar a Natureza, particularmente como dormem os animais, porque, afinal, não somos assim tão diferentes deles nem das plantas - somos uma grande família; gostaram dos jogos, de observar as sementes com a lupa e a lanterna, de fazer o oráculo, de desenhar com a mão contrária à que usam habitualmente e de escrever no papel da "noite" (papel químico). Quanto às docentes, consideraram as oficinas extremamente bem estruturadas e estimulantes de novas aprendizagens e competências nas crianças.
De tarde, a grande festa da leitura cedeu lugar à tradicional Feira da Primavera, em que se venderam artefactos feitos pelas crianças com as educadoras e professores, assim como comidas e bebidas. A biblioteca participou com a venda de um caderninho com o pássaro das emoções desenhado pela aluna Luka, desenho vencedor do concurso do MIBE.
Balanço final: um verdadeiro sucesso! A prova de que o trabalho de equipa e de parceria entre a escola e os pais é a melhor forma de aprender em comunidade! Bem hajam todos os que tornaram possível o sucesso destas duas grandes festas na E.B. da Várzea! Um grande viva à leitura e à cooperação entre escola e família!
Oficina do Sono e do Sonho
Família à Escola e outras atividades da Semana da Leitura