sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Os museus de Sintra vieram à biblioteca - exposição itinerante

Na semana de 14 a 18 de fevereiro, a Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra apresentou à comunidade a exposição “O Museu aqui e agora e o futuro que lá mora”, no âmbito do projeto com o mesmo nome, e que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sintra - Divisão da Educação e Cultura e a Rede de Bibliotecas Escolares. A montagem da exposição envolveu ativamente os dois grupos de alunos do Núcleo de Consolidação B, participantes no projeto, e cuja curiosidade sobre o que ia acontecer começou por ser atiçada com um jogo de descoberta: à entrada da biblioteca, as crianças tiraram um papelinho colorido de uma sacola dirigindo-se, depois, para o grupo a quem saíra cor igual e que se ia posicionando em torno de cada uma de seis caixas-mistério, cobertas por folhas de papel, cada uma com a cor correspondente. Depois de tentarem adivinhar o que havia dentro de cada caixa – coisas amarelas, livros, pedras, postais de amor, desafios, adivinhas, tablets, enigmas, fantoches, jogos, puzzles, limões, plasticina, coisas para pintar, … - houve licença para retirar as folhas de cor que as cobriam. Mas logo lhes foi proposto um segundo enigma - o que significava o logótipo impresso na caixa. De fábrica a livros pop-up, as (in)confundíveis chaminés do Palácio da Vila foram, finalmente, reconhecidas por duas crianças, seja pela semelhança com o desenho presente no logótipo da biblioteca, seja porque já as tinham visto numa visita de estudo. Abertas as caixas, o espanto foi geral: seis museus de Sintra exibiam os seus nomes perante o olhar extasiado e cúmplice de cada grupo de crianças. Explorado o conceito de museu e partilhados os museus que as crianças já conheciam, chegara o momento tão ansiado. As crianças retiraram cuidadosamente cada peça dos totens e compuseram as estruturas até ficarem prontas, com mais ou com menos ajuda… Depois da construção dos totens, foi hora de cada grupo explorar o seu museu, descobrir o livro que o representa e apresentar as suas descobertas aos colegas de núcleo. No final, as crianças receberam um roteiro de registo da exposição, para darem continuidade “à sua visita-descoberta” na sua sala e ilustrarem a última página. Com os restantes núcleos/grupos as dinâmicas variaram consoante o nível de escolaridade: depois de uma prévia abordagem geral sobre a importância dos museus para a preservação da memória coletiva e uma breve apresentação de cada museu, as crianças foram organizadas em grupos e distribuídas pelos diferentes totens, com a missão de descobrirem o livro que lhes correspondia e que estava junto dos restantes numa mesa ao canto da biblioteca. Seguiu-se uma visita livre aos restantes totens, em que as crianças puderam explorar os livros e os museus. No final, o roteiro acompanhou as crianças no regresso às salas. As crianças do Núcleo À Descoberta fizeram uma roda que circulou em torno de cada totem para a descoberta orientada de cada museu e, em jeito de desafio, tiveram de encontrar os livros que lhes correspondiam. No final, tiveram direito a um bilhete em vez de roteiro, mais simples, mas para ser também ilustrado. Em breve, esperamos partilhar a exposição de roteiros e bilhetes ilustrados sobre a exposição. No intuito de estimular e desenvolver aprendizagens no público-infantojuvenil, através da ligação escola-museus-famílias, o projeto irá desenrolar-se até ao final do ano letivo e envolverá, doravante, leitura orientada do livro sobre o museu atribuído à escola (Museu de História Natural), a exploração curricular do museu e do livro a partir de guia pedagógico, a visita do escritor à escola, uma oficina de artes com ilustrador e a visita com ateliê ao museu, para além da formação dos professores participantes já em curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário