O vídeo de apresentação das obras do 1.º ciclo concorrentes ao "Miúdos a votos" contou com a participação de 18 crianças do 1.º, 2.º e 4.º anos de escolaridade da E.B. da Várzea de Sintra. A gravação teve lugar no dia 14 de março e a apresentação final decorreu a 31 de maio, na Fundação Gulbenkian, dia em que a Visão Júnior, em colaboração com a RBE, divulgou os resultados da votação nacional dos "livros mais fixes".
segunda-feira, 17 de junho de 2019
sábado, 15 de junho de 2019
Agradecimento aos pais
A Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra agradece a todos os pais e encarregados de educação que, ao longo do ano, colaboraram com esta estrutura da escola, oferecendo livros, dinamizando ou participando em atividades da biblioteca ou, simplesmente, respondendo a questionários de opinião. Bem hajam!
Biblioteca de Rua no Arraial do Agrupamento
A Biblioteca Escolar da Várzea quis assinalar o Arraial da escola-sede, dia 14 de junho, com uma pequena mostra da sua "Biblioteca de Rua". Enquanto as atuações de palco não arrancaram, alguns adolescentes, sobretudo antigos alunos da Várzea, bisbilhotaram os livros que estavam no cesto, jogaram às cartas e Trivial Pursuit e desenharam. Depois a música e a dança substituiram os livros e os jogos de tabuleiro e a "Biblioteca de Rua" regressou à Várzea.
Desafios de maio-junho 2019
Na última etapa do ano letivo de 2018-2019, participaram 11 alunos no desafio "Quebra-cabeças", 11 no de Cultura Geral, 2 na "Caça ao erro" e 2 no "Autor do Mês", mas apenas houve uma vencedora neste último desafio. Ei-la! Parabéns!
sexta-feira, 14 de junho de 2019
Apoio à pesquisa
Durante o 3.º período, o núcleo de iniciação e de consolidação 2 executaram trabalhos de pesquisa em grupo utilizando os recursos da biblioteca. O apoio aos alunos foi prestado pela professora Ana Rita Brandão e pela professora bibliotecária, quer na sala de aula quer no espaço da biblioteca. A gestão dos parcos recursos tecnológicos e das falhas sistemáticas de internet foi frequentemente colmatada com recurso aos meios tecnológicos pessoais da equipa da biblioteca.
quarta-feira, 5 de junho de 2019
Tertulinha
No 3.º período, foram poucas as sessões realizadas atendendo ao calendário de provas de aferição e da Escola da Floresta. Foi também o momento de os professores ultimarem os objetivos com os alunos pelo que não foi possível concretizar o calendário previsto.
No dia 22 de maio, Dia do Autor do Português, a Tertulinha partilhou Camões e Fernando Pessoa com os alunos do 4.º ano, sugeriu-lhes leituras e declamou "O Caracol" e a proposição de Os Lusíadas, pela voz da professora bibliotecária e da professora Ana Rita, com a ajuda das professoras Anabela e Flávia e de todas as crianças presentes. Não sem antes se fazerem ouvir as partilhas das leituras feitas pelas crianças, como seria de esperar! A última sessão da Terulinha com este grupo decorreu no dia 5 de junho e foi deliciosa, pois foram vários os que quiseram partilhar as suas fichas de leitura.Fantástico!
Com as crianças da sala 3 do pré-escolar, as partilhas não foram menos deliciosas: todas as semanas, até dia 5 de junho, as crianças, mais desinibidas, apresentaram os seus livrinhos, de tal forma que logo outros os quiseram levar. A pintura de smiles foi substituída pela alegria das crianças que partilharam as suas páginas preferidas e as histórias lidas pelos pais.
Reunião de PB com Miguel Boim (cortesia da CMS)
No dia 3 de junho, realizou-se na Biblioteca Escolar da escola-sede do AE D. Carlos I mais uma reunião dos professores bibliotecários do concelho de Sintra, desta vez contando com a presença do "Caminheiro de Sintra", Miguel Boim, a convite de Raquel Camacho, da CMS, e da Professora Bibliotecária Cristina Calado. As alunas monitoras do 9.º F - Matilde, Tatiana, Alice e Maria João -receberam os professores bibliotecários à entrada do portão e conduziram-nos até à biblioteca, tendo recebido inúmeros elogios pela simpatia com que o fizeram.
No início da sessão, a professora bibliotecária informou o facto de a coordenadora das bibliotecas do agrupamento não poder estar presente por motivos de saúde e convidou os presentes para um pequeno lanche no final da reunião, amavelmente preparado pelas AO da biblioteca - D. Angélica e D. Maria Orlanda - e a aluna Joceline que está em estágio do CEF. De seguida, passou a palavra à senhora diretora do agrupamento - Dra. Joana Oliveira - que deu as boas vindas aos professores e convidados desejando a todos um bom trabalho.
Os trabalhos começaram com uma sugestiva caminhada guiada por Miguel Boim entre o passado e o presente, da vila velha aos recônditos mistérios do convento dos Capuchos. No final deste "passeio" entre lendas e ratos de biblioteca, ficou o convite para futuras "caminhadas" com os alunos.
Os trabalhos prosseguiram a cargo das coordenadoras concelhias - Fátima Pina e Isabel Antunes - em torno do concurso de professores bibliotecários e da avaliação da biblioteca. O calor da sala e o cansaço do dia atenuaram-se na hora do lanche, momento também para conversar descontraidamente, sobre tudo e mais um pouco!
sábado, 1 de junho de 2019
Concurso "Uma aventura literária"
Participaram 67 alunos na categoria de desenho e 7 na categoria de escrita criativa, mas não houve vencedores de entre os participantes servidos pela Biblioteca Escolar da Várzea. Todos receberam, porém, um diploma de participação. A menção honrosa ou outro prémio ficará para a próxima, certamente. O importante é continuar a ler histórias e a participar neste tipo de iniciativas. Algum dia poderá chegar a nossa vez de ganhar!
Feira da Primavera
Realizada a 31 de maio, a Feira da Primavera contou com a colaboração da Biblioteca Escolar para uma mostra aos Encarregados de Educação dos melhores trabalhos que foram feitros ao longo do ano letivo pelos alunos, numa articulação estreita entre a biblioteca e as áreas curriculares. Em destaque nesta mostra estiveram os trabalhos no âmbito da literacia da informação, nomeadamente em torno das árvores da escola e dos animais em extinção. Para além desta mostra, que recebeu a visita de cerca de duas dezenas de pais e familiares das crianças, a biblioteca disponibilizou também "pedras leitoras" (executadas na biblioteca) e livros em segunda mão para venda na feira que decorreu no refeitório e que esteve a cargo da professora da equipa BE, Ana Rita Brandão.
Subscrever:
Mensagens (Atom)