segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Desafios da Biblioteca - 1.º Período


São quatro os Desafios que mensalmente são propostos pela Biblioteca Escolar da Várzea:

1 - Autor do Mês
2 - Caça o erro
3 - Quebra-cabeças
4 - Cultura geral

Afixados na porta da biblioteca, os desafios convidam os alunos a descobrir erros ortográficos ou morfossintáticos; a fazer contas; a descobrir quem é o autor a partir de pistas; e a procurar informação sobre acontecimentos ou personalidades históricos ou da ciência.

Eis os vencedores do 1.º período:
setembro 2018


outubro 2018

outubro 2018

dezembro 2018




segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Escola da Floresta - construção de um herbário

Brincar ao ar livre, cooperar uns com os outros, descobrir os segredos da floresta, observar a fauna e a flora, imaginar Tshew-Tshews debaixo de cogumelos de múltiplas formas, fazer cabanas com paus, agradecer o essencial da vida - o ar que respiramos, a terra que pisamos, a água que bebemos e o fogo que nos aquece - tais são alguns dos muitos ensinamentos que esta experiência tem trazido às crianças da EB da Várzea.
A Biblioteca, para além de acompanhar as crianças sempre que necessário através da professora bibliotecária, não quis deixar passar esta oportunidade de juntar o agradável ao útil e usar esta oportunidade para pôr em ação o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar na Floresta. Assim, está em marcha a construção de um herbário com todas as recolhas feitas nas incursões à Quinta Pedagógica de Monserrate. fotografias, folhas secas, bogalhos e bolotas colhidos do chão... Até já temos um pedaço de cortiça...
E já lemos Perigo na Floresta, de Maria Francisca Macedo...





sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Teatro de Natal dos Monitores de Animação " O Valente Soldadinho de Chumbo"

Foi no último dia de aulas do 1.º período que as Monitoras da Animação da Biblioteca apresentaram o seu teatro de Natal - O Valente Soldadinho de Chumbo, uma versão do conto de Andersen. A representação contou com a atuação da professora Lurdes Louçada como convidada especial, responsável também pela conceção dos cenários que as crianças ajudaram a pintar. Os adereços e a encenação estiveram a cargo da professora bibliotecária, das professoras Lurdes Louçada e Ana Rita Brandão e, sobretudo, do grupo de Monitoras da Animação da Biblioteca Escolar e das Monitoras Inês Gonçalves e Madalena Patrociane

A peça foi apresentada ao Núcleo de Desenvolvimento e seus afilhados - o Núcleo de Iniciação - e ao grupo de Aprendizagem por Projetos. 91 crianças e professores assistiram à representação pelo grupo de alunas que primaram pelo seu espírito de iniciativa, autonomia e desempenho na leitura e na representação. Ficou a promessa de repetição para os núcleos de consolidação, logo no início do 2.º período.

Parabéns pelo vosso excelente trabalho!

Vejam as fotos aqui!


Histórias Trampolim - Feliz Natal Lobo Mau, de Clara Cunha

Feliz Natal Lobo Mau foi a história de Natal escolhida para o pré-escolar e os núcleos de iniciação e consolidação 1 para celebrar o Natal da Biblioteca Escolar.
A animação da história de Clara Cunha contou com a colaboração improvisada, mas muito precisosa, das professoras e alunos dos núcleos de iniciação e consolidação 1 da EB da Várzea (11/12), com as educadoras Ângela e Cristina e Auxiliares do Ral (4/12) e com a professora Ana Rita Brandão, a educadora Dores e a AO da sala 3 do JI da Várzea (14/12). O lobo, o Pai Natal e o coelho desafiaram a imaginação das crianças, mas o essencial de que mentir não compensa ficou bem claro desde o início desta história divertida e tão simples de dramatizar.
No final, houve espaço para encontrar as personagens da história numa caixa de neve artificial ou correr atrás do lobo mau em labirintos.



quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Histórias Trampolim - Sabes, Maria, o Pai Natal Não Existe

História-poema para fazer pensar as crianças mais crescidas - alunos do Núcleo de Desenvolvimento e da Aprendizagem por Projetos. A estratégia escolhida pela professora bibliotecária foi a de surpreender professores e alunos chamando-os a participar e a incarnar personagens: foi assim que o Professor António se tornou Pai Natal, a Professora Flávia, Psicóloga e a Professora Anabela Marques a menina e o Diogo, o menino ladino. 
No final, alguém descobriu uma carta misteriosa à porta da biblioteca, vinda da Lapónia. A professora Flávia, abriu-a e leu-a: o Pai Natal pedia um presente, muito simples e ao alcance de todas as crianças: que lessem, lessem muito, porque ler faz crescer e pensar.
No intervalo seguinte foram algumas as crianças que decidiram oferecer o presente que o Pai Natal pediu, acorrendo à biblioteca para fazer requisição de um livro para as férias com a promessa de o vir partilhar com os colegas.


 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Rapunzel - Ida ao Teatro Politeama

No âmbito da sua missão de animação cultural e em articulação com o Plano Anual de Atividades da EB da Várzea, a Biblioteca Escolar organizou a ida dos alunos dos núcleos "À Descoberta", "Iniciação" e "Consolidação" ao teatro Politeama, para assistirem ao musical "Rapunzel", de Filipe La Feria. 176 alunos (dos 204 inicialmente previstos), respetivamente acompanhados pelos professores e educadores, assistiram ao musical que aliou as vozes e as atuações fantásticas dos seus atores/cantores.

Recolhido pelos irmãos Grimm e publicado em 1812, este conto de fadas é uma adaptação do conto escrito por Persinette Charlotte-Rose de Caumont de La Force, publicado originalmente em 1698. A história narra a vida de Rapunzel, uma princesa de longos cabelos louros que foi raptada por uma bruxa e aprisionada numa torre para garante mágico da juventude eterna da sua raptora.  Mas eis que alguém a encontra e a restitui aos seus verdadeiros pais... E sendo um conto de fadas, naturalmente que o amor marca presença!

Quem não viu o musical, o conto está lá, na biblioteca, à espera de quem o queira ler...




sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Leitura em Vai e Vem

São duas as salas de Jardim de Infância que iniciaram em outubro o projeto de Leitura em Vai e Vem: a sala da Educadora Susana, no JI de Lourel, e a sala da Educadora Maria das Dores Rocha, no JI da Várzea. Com maior ou menor leque de escolha de livros, as crianças são convidadas a partilhar as suas leituras com as demais numa roda de leitura dinamizada pelas Educadoras e a Professora Bibliotecária. Depois da partilha, as crianças fazem as suas escolhas individuais semanais a partir da montra ou da oferta nas estantes.

Em Lourel acontece à segunda-feira e na Várzea, à quinta-feira.

Eis um exemplo da partilha do Pedro acerca de Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares, que gerou grande reflexão por parte das crianças. À questão: quem terá posto aqueles ovos misteriosos?, as crianças lançaram as suas propostas: Galinha? Crocodilo? Avestruz? Papagaio? Cobra? Peixe? Caracol? Ganso? Dinossauro? Gavião? Abutre? Passarinho? Houve ainda quem alvitrasse: Cavalo? Coelho? Esquilo? Gato? Urso? Leão? Gazela? Hipopótamo? Lagarta? Lobo? ... - temas, obviamente, para uma pesquisa em sala que se alastrou semana fora sobre os animais que nascem de ovos e os que nascem de outra maneira...