sábado, 23 de junho de 2018

Desafios da Biblioteca

Desde janeiro que a biblioteca propôs dois desafios:

Caça o erro - com vista ao desenvolvimento da competência linguística

Quebra-cabeças - para estimular o raciocínio lógico


Os alunos participantes pertenciam sobretudo aos núcleos de consolidação e de desenvolvimento, uma vez que as propostas estavam mais adequadas aos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.

N.º de alunos participantes nos Quebra-Cabeças: 
jan./18 – 8 alunos
fev. /18 – 2 alunos
mar./18 – 0 alunos
abr./18 – 13 alunos
maio/18 – 17 alunos
junho/18 – 15 alunos


Vencedores dos Quebra-Cabeças:
janeiro: inexistente
fevereiro: inexistente
março: inexistente
abril: 1º - Guilherme (4.º); 2.º Matilde Silva(4.º); 3º Inês Branco(4.º); 4.º Verónica Pinto(4.º); 5.º Rodrigo Baleia(4.º); 6.º Isabel Gomes(4.º); 7.º Duarte Costa (3.º); 8.º Isabel Costa (3.º)
maio: 1º -Inês Branco (4.º); 2.ºAlice Talento(4.º); 3º Mariana Boshoff(4.º); 4.º Matilde Silva(4.º); 5.º Guilherme Fonseca(4.º); 6.º Rodrigo Baleia(4.º); 7.º Artemisa Teixeira (3.º)
junho: 1.º Alice Talento (4.º);  2.ºMariana Boshoff (4.º); 3º Laura Carreira(4.º); 4.º Tiago Passarinho(4.º); 5.º Bruna Costa (4.º); 6.º Rodrigo Baleia(4.º); 7.º Leonor Carvalho (4.º); 8.º Matilde Loureiro (4.º); 9.º Simão Gomes (4.º); 10.º Santiago Gomes (4.º); 11.º Matilde Silva; 12.º Isabel Gomes (4.º); 13.º Leonor Nunes (3.º)


N.º de alunos participantes nos Caça ao Erro:
jan./18 – 12 alunos
fev. /18 – 5 alunos
mar. /18 – 5 alunos
abr. /18 – 11 alunos
mai./18 – 12 alunos
jun./18 – 12 alunos


Vencedores dos Caça ao Erro:
janeiro: 1.º Alice Talento (4.º); 2.º Bruna Costa
fevereiro: 1.º Bruna Costa (4.º)
março: inexistente
abril: inexistente
maio: inexistente
junho: inexistente



Por sugestão dos utilizadores foi introduzido um desafio de Cultura Geral nos meses de maio e junho cujos resultadosforam os seguintes:
maio - 5 participantes; vencedora - Matilde Silva (4.º)
junho - 3 participantes; vencedores: 1.º Tiago Passarinho (4.º); 2.º Simão Gomes (4.º); 3.º Bruna Costa (4.º)

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Festa do final de ano letivo

Integrada nas atividades do último dia de aulas na EB da Várzea, a Biblioteca recebeu a visita de muitas crianças e pais que vieram conhecer o espaço e fazer o que era proposto: ler, fazer origami, jogar ou pintar o seu compromisso ecológico na baleia gigante - projeto iniciado com as crianças do JI. Logo à abertura, os pais visitantes puderam também testemunhar o trabalho de teatro desenvolvido pelas crianças do núcleo de desenvolvimento sobre "Os grandes escritores portugueses", assim como apreciar os trabalhos expostos nas janelas e topos da estanteria da biblioteca. 
A biblioteca só se esvaziou quando o piquenique no recreio já ia adiantado e os zunzuns de espetáculo acrobático se foram fazendo ouvir. Dito e feito: lá estava o pai da Flor a exercitar as digestões do pessoal, logo a seguir aos salgadinhos e sobremesas!
Adeus meninos e meninas, até setembro! Para os que vão para o 5.º ano, lembrem-se do que aprenderam na EB da Várzea!
À tarde, a biblioteca estava de novo em silêncio, com uma baleia pacientemente à espera que as professoras a viessem acabar de vestir para se fazer ao mar!

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Festa dos monitores

Fim de ano, biblioteca em festa! Reservada aos monitores que colaboraram ativamente na sua dinamização.
Obrigada a todos e boas férias!


Cinema de verão em final de ano letivo

Chegados ao final do ano letivo, a biblioteca proporcionou aos alunos momentos de lazer cinematográfico: nos intervalos, As Aventuras de Picapau, nadar ou afundar; à tarde, A canção do mar (Tomm Moore) - duas propostas de animação com lotação esgotada.

Teatro " Grandes escritores portugueses" pelo núcleo de desenvolvimento

No âmbito da articulação curricular da biblioteca com o núcleo de desenvolvimento, um grupo de alunos preparou uma apresentação biográfica com fantoches, a qual veio completar a exposição também preparada por estes alunos e que esteve patente na biblioteca desde o início de maio.
A construção dos fantoches esteve a cargo das alunas Júlia Santos e Carolina Loureiro. A leitura e manuseamento dos fantoches foram da responsabilidade dos alunos Tiago Passarinho, Bruna Costa, Inês Branco, Alice Talento, Isabel Gomes e Inês Periquito. A apresentação foi feita pela aluna Mariana Boshoff. A apresentação deste trabalho aos colegas e professoras do núcleo de desenvolvimento  valeu-lhes o convite para a repetirem no dia seguinte na presença dos pais. 




Passatempo de teatro na biblioteca

No âmbito da ocupação dos tempos livres, dois grupos de alunos utilizadores prepararam pequenas peças de fantoches durante várias semanas no intervalo e hoje quiseram partilhar o seu trabalho com os colegas e as professoras. Foi assim que o núcleo de consolidação 2 e os alunos com NEE do núcleo de iniciação acompanhados pela professora de ensino especial assistiram a essas representações na biblioteca. Entre maior ou menor improviso, lá conheceram a história da Mariana e do Rodrigo que queriam passar as férias em casa a jogar playstation (Lara, Madalena, Leonor, Francisco e Sofia) ou um dia de escola do Rodrigo, um menino muito preguiçoso (Artemisa, Helena, Isabel).
Parabéns pela vossa criatividade e pelo vosso empenho! Foi muito divertido!

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Tr@mpolim-net

O recurso aos meios digitais foi muito limitado dado o reduzido número de meios tecnológicos disponíveis na biblioteca (2 tablets, 1 portátil e 1 PC), a existência de um único ponto de rede fixa e  inexistência de rede wireless. Apesar disso, foi prestado apoio individualizado ou a pequenos grupos de alunos a desenvolver trabalho de projeto envolvendo pesquisa na internet  (ou na colaboração na Newsletter.
Guiões produzidos:
Como pesquisar na internet?
Como usar o processador de texto?

N.º de alunos que participaram nestas aprendizagens:

Trabalho projeto:
Núcleo de desenvolvimento: 20
Núcleo de consolidação 2: 7
Núcleo de consolidação 1: 5

Newsletter: 181 alunos (núcleos de consolidação 2 e de desenvolvimento)
1 livro digital: O rato e o leão - JI LOUREL (70 al) e JI EBVS e MORELINHO (74 al)





Professor bibliotecário Sílvio Maltez na EB da Várzea

De visita à EB da Várzea de Sintra, a convite da professora bibliotecária, o professor Sílvio Maltez, bibliotecário na Escola Piloto (EB1 de Algueirão-Mem Martins), foi desafiado a contar uma história às crianças do núcleo de iniciação e da sala 3 do pré-escolar. Destapando um misterioso caldeirão que trazia consigo e, com a preciosa ajuda de Eva, a sua filhota, fez um pouco de magia e desvendou não uma, mas muitas das personagens que vai encontrando nas histórias que conta. Depois, vestindo a rigor o seu traje de cozinheiro de histórias, encantou pequenos e graúdos quando contou Até as princesas dão puns e Será que a joaninha tem uma pilinha? Visitas como esta valem por cem convidados! Obrigada, Sílvio! Podes voltar a visitar-nos?

terça-feira, 12 de junho de 2018

Infotrampolim - apoio ao currículo em literacia da informação e dos media

No âmbito da sua ação de apoio ao currículo, foram desenvolvidas atividades estruturantes de apoio individualizado aos alunos em PIT e trabalho-projeto dos núcleos de consolidação 1 e 2 e de desenvolvimento, nomeadamente no que respeita o uso do guia do utilizador para localização de bibliografia temática, do guião de pesquisa em livro e do guião de pesquisa a partir de um índice de um livro. Foi elaborado também um guião sobre como fazer um jornal e um guião de literacia fílmica - que não chegou a ser utilizado.
N.º de alunos apoiados pela BE:
Núcleo de consolidação 1: 4
Núcleo de consolidação 2: 8
Núcleo de desenvolvimento: 13

N.º de sessões de formação de utilizadores: 7 - 1ºA e B; 2.ºA; 3.ºA e B; 4.º A e B



Receção às crianças do Jardim de Infância do Pinhão

À semelhança do que já tinha acontecido com as acrianças dos jardins de infância da Várzea, Morelinho e Os Patarecos, desta vez os alunos do 1.º ciclo da EB da Várzea receberam a visita das crianças do JI do Pinhão candidatas ao ingresso do 1.º ano. Os padrinhos e as madrinhas,  alunos do 3.º ano, fizeram as honras da casa, levando as crianças a conhecer os diferentes espaços da escola, mostrando as aulas em funcionamento e explicando o quê e como aprendem. 
Na biblioteca, padrinhos e “afilhados” recontaram a história de A Baleia (Benji Davies), porque já a conheciam, conversaram sobre os perigos do plástico e deixaram a marca do seu compromisso em proteger os oceanos – a mão desenhada pelos padrinhos no dorso de uma baleia. Sejam bem-vindos,
pequeninos! 

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Encontro com biólogo marinho no Dia Mundial dos Oceanos e baleias em origami


Chama-se Rui Patrício, é biólogo marinho e mostrou às crianças da sala 3 do Jardim de Infância o que faz como aquarista e mergulhador e como é o fundo do mar. A conversa animada sobre animais marinhos e o equipamento de mergulho culminou com o inevitável alerta anti-plástico para a conservação e proteção dos oceanos. Os desenhos que resultaram da atividade foram ilustrativos do que mais motivou a pequenada.




 Mais tarde, foi a vez de fazer baleias em origami com os mais crescidinhos...





terça-feira, 5 de junho de 2018

Biblioteca recebe crianças dos jardins de infância candidatas ao 1.º ano em 2018-2019

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Internacional dos Oceanos, nada melhor que uma história de amizade entre o Homem e a Natureza para receber as crianças dos jardins de infância que virão para o 1.º ano e que vieram de visita à EB 1 da Várzea: salas 1 e 2 do Jardim de Infância da Várzea, Jardim de Infância do Morelinho e Jardim de Infância Os Patarecos. 
A Baleia, de Benji Davies, foi a história escolhida e pretexto para a conversa com os pequeninos, e os seus padrinhos do 3.º ano que os acompanhavam, sobre a notícia atroz da baleia que morreu sufocada, na Tailândia, por ter engolido 80 sacos de plástico, e sobre tudo o que cada um de nós pode fazer para que os animais marinhos não morram à custa das toneladas de plástico que o Homem deita na Natureza. No final, todos quiseram deixar a sua mão amiga no dorso da baleia que a professora Cristina desenhara e ficou a promessa de um desenho da baleia do Noé para pendurar na molinha decorada com uma baleiazinha que a bibliotecária lhes ofereceu.