terça-feira, 8 de julho de 2025

Clube de Leitura - em jeito de balanço

     Ao longo do ano letivo que ora finda, o Clube de Leitura da Biblioteca da Várzea de Sintra teve como principal dinamizadora a voluntária de leitura Ana Miguel, mãe do aluno Lourenço, do NCA. Habitualmente, as sessões tinham lugar à primeira quarta-feira de cada mês, às 10h, ainda que pontualmente tenha sido necessário realizar mais uma ou outra sessão devido ao número de participantes, o qual obrigou ao desdobramento de sessões, neste caso asseguradas pela professora bibliotecária.

    As crianças participantes fizeram-no por iniciativa própria, de forma completamente autónoma e prazerosa, de acordo com os fundamentos de um verdadeiro clube de leitura. Os núcleos de proveniência destas crianças leitora foram a Consolidação A e B, cujos docentes titulares são grandes impulsionadores do gosto pela leitura, trabalhando-a de forma sistemática em articulação com a biblioteca.

    Foram realizadas 9 sessões sobre sete obras, escolhidas, previamente e em conjunto, pela professora bibliotecária e a voluntária Ana Miguel:

  1. A menina com os olhos ocupados, de André Carrilho (novembro) - 2 sessões - 18 alunos
  2. O livro da família, de Todd Parr (janeiro) - 1 sessão - 12 alunos 
  3. Conhece os teus direitos! (fevereiro) - 1 sessão - 10 alunos
  4. Portuguesas extraordinárias, Maria do Rosário Pedreira (março) - 1 sessão - 14 alunos
  5. A menina da fila da frente, de Onjali Q. Raúf (abril) - 2 sessões - 28 alunos
  6. E se fôssemos a votos?, de Luísa Ducla Soares (maio) - 1 sessão - 11 alunos
  7. Os peixes que fugiram da história, de Maria João Freitas e Mariana Rio (junho) - 1 sessão - 12 alunos
    O balanço final deste modelo de funcionamento do Clube revelou-se muito positivo de acordo com a resposta de 100% das crianças, no âmbito dos questionários de avaliação da biblioteca escolar.

    Muito obrigada a todos quantos participaram e incentivaram à participação! À Ana, um grande grande bem haja pela sua dedicação e carinho nesta epopeia de fomentar o gosto e a compreensão leitora!



Sem comentários:

Enviar um comentário