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segunda-feira, 28 de julho de 2025

Confraternização de Final de Ano Letivo - E.B. da Várzea de Sintra

Vila Franca de Xira, 18 de julho de 2025.

Assim terminou mais um ano letivo, com um belo almoço e um sereno passeio no varino Liberdade, pelas águas turvas do Tejo, quiçá repletas de tágides inspiradoras.

A equipa educativa da Várzea aproveitou para pôr em dia a amizade e o carinho que a une, porque é isto que a torna única!

Agora é hora de partir de férias e recarregar baterias!

Boas férias a todos! Bem hajam!

Biblioteca, para que te quero? Possibilidades de cooperação e aprendizagem significativa - Autoformação e partilha

    Mais do que a tradicional estrutura de apoio à leitura, a Biblioteca Escolar do século XXI deve assumir-se como uma espécie de trampolim para o sucesso educativo, promovendo multiliteracias e multicompetências: comunicacionais (leitura, escrita, oralidade), informativas, mediáticas, tecnológicas, científicas, ambientais, artísticas, culturais, socioemocionais, relacionais, colaborativas, … - que concorrem para dar resposta às novas exigências da atualidade: o acesso rápido e crítico à informação; o domínio do digital e da Inteligência Artificial; a sustentabilidade ambiental; o multiculturalismo e a inclusão (a defesa da dignidade humana, da justiça, da equidade e da diversidade), etc..     

    Para que tal aconteça, é necessário firmar um compromisso cooperativo entre os vários atores escolares, assente na compreensão e integração da ação desta estrutura nas práticas escolares, para a construção efetiva de aprendizagens significativas, conducentes ao sucesso educativo dos alunos. 

     Neste sentido, com a proposta de ação para o momento de Autoformação e Partilha do Agrupamento D. Carlos I, pretendemos: 

    1. sensibilizar para os objetivos, os domínios e as estratégias de articulação da biblioteca com os docentes e as famílias, no âmbito de aprendizagens curriculares específicas, transversais, formais e informais; 

 2. fomentar a partilha de experiências bem-sucedidas dessa articulação; e 

 3. realizar um ateliê de articulação da Biblioteca com o Currículo, envolvendo todos os formandos. 

     E foi assim mesmo que aconteceu, no dia 16 de julho, sob a orientação da equipa promotora composta pelas docentes Ana Rita Brandão, Anabela Marques, Flávia Ferreira e Cristina Calado: num ateliê rotativo com quatro propostas diferentes, deixámos que a criatividade e o “know how” de cada participante surpreendesse e animasse a sessão! E acreditem: o resultado foi soberbo e repleto de boa disposição! 

    Gratidão às colegas participantes e à equipa organizadora! Bem hajam!

 

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Newton gostava de ler - balanço do projeto 2024-2025

O projeto Newton gostava de ler, nascido de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas e a Universidade e a Fábrica de Ciência Viva de Aveiro e em curso desde o ano letivo de 2011-2012, é a chancela que constitui as bibliotecas escolares como espaços de ciência, capazes de mobilizar as crianças e os jovens para a cultura científica e tecnológica, condição estratégica para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e a constituição de uma sociedade mais qualificada.

Neste projeto, a leitura entrelaça-se com as experiências e a análise-reflexão científica, bem como com a pesquisa de informação que pode ser feita a partir de livro impresso ou digital.

Este projeto, em curso na E.B. da Várzea, incidiu, essencialmente, no presente ano letivo, em três módulos, com as devidas adaptações à idade das crianças:

- Criar Dunas - Criámos a história de Amir (o menino atravessou o deserto enfrentando uma grande tempestade de areia) para fazer entender às crianças que as dunas são formadas por grandes quantidades de areia solta que se movimenta com o vento e se amontoa de forma variável em locais onde um obstáculo a faz perder velocidade e depositar. Demonstrámos que existem diferentes tipos de areia consoante o tipo de rochas. Com lupas, as crianças puderam observar diferentes tipos de rocha e diferentes tipos de areia. Viram desertos que foram outrora mar e vários tipos de dunas. No final, todos quiseram experimentar fazer dunas... E foi uma diversão de perder o fôlego! 

[Este módulo foi realizado na E.B. da Várzea (3 salas do NAD e NI), E.B. de Lourel (2 salas do NAD) e J.I. do Ral (2 salas): entre 24/10/24 e 5/11/24.]

- Biodiversidade da Manta Morta - A história gatilho para esta experiência foi Ké Iz Tuk?, de Carson Ellis, incidindo sobretudo nos insetos e na sua importância para a biodiversidade. Depois de observarem as características dos pequenos seres, com lupas, as crianças identificaram características e fizeram os seus registos.

[Este módulo foi realizado na E.B. da Várzea (3 salas do NAD): entre 4/4/25 e 28/4/25.]

- Química em Festa - Vulcão de Lava Partindo da temática dos vulcões abordada no episódio 5 do projeto "Zói, missão possível" (com o patrocínio do GSAT-CMS) para mostrar às crianças como formar dióxido de carbono a partir da reação química de dois elementos e produzir uma explosão de "lava": vinagre, bicarbonato de sódio, detergente em pó e corante vermelho foram os ingredientes que fizeram eclodir a lava num vulcão de massa de moldar. O vinagre reage com o bicarbonato de sódio formando pequenas bolhas de dióxido de carbono, cujo efeito é acentuado pelo detergente em pó com corante. As bolhas de gás, por serem menos densas, ascendem à superfície, e saem pela boca do vulcão. Enquanto existir bicarbonato de sódio a reagir, observa-se este ciclo de bolhas de gás, parecendo uma verdadeira erupção vulcânica. Aproveitámos para explicar às crianças o que é o magma, a lava, a pedra pommes, o dióxido de carbono e o enxofre bem como o efeito que estes gases têm na atmosfera.

[Este módulo foi realizado na E.B. da Várzea (NI e NCA): entre 4/6/25 e 24/6/25.]

- Foi também realizada uma sessão coletiva do módulo Saber em Gel com o NCA - as gomas ficaram deliciosas sem o nabo, pois não há como a gelatina de vários sabores!

Total: 18 sessões, 366 alunos participantes (já contando com os "repetentes")!

Balanço: positivo, havendo sempre algo a melhorar!



terça-feira, 8 de julho de 2025

Balanço do projeto Karkia - o pássaro das emoções (2025)

Karkia é um projeto criado no âmbito da Bienal de Arte e Educação pela professora bibliotecária Cristina Calado e a artista residente Mariana Magalhães, e que visa o desenvolvimento de competências socio

emocionais nas crianças. As atividades promovidas pretendem que as crianças se descubram socioemocionalmente tomando consciência das suas habilidades fisiológicas (respiração, circulação) psíquicas (imaginação, concentração, memória), físicas (movimentos do corpo) e sensoriais, para desenvolverem ferramentas que as ajudem a: 

  • reequilibrar emoções e valores; 
  • desbloquear inseguranças e sentimentos de vazio criativo; 
  • autocontrolar tensões e reações (raiva, egoísmo, inveja, extremismos, violência, preconceitos,…); 
  • enfrentar medos, ansiedades, frustrações e resistências; e 
  • estabelecer relações saudáveis com o outro e com o mundo.

Em cada sessão, partimos sempre da leitura coletiva de um livro infantojuvenil a propósito de problemáticas previamente identificadas pelos professores titulares de turma em articulação com a Biblioteca Escolar. De seguida, fazemos a apropriação dos sentidos da palavra lida através do diálogo espontâneo, do questionamento filosófico, da reflexão em grupo, da partilha de experiências individuais, do movimento, do lúdico ou da comunicação pela arte (expressão corporal, mímica, sonora e plástica).  Neste processo são utilizadas práticas ecléticas de leitura orientada, de dramaturgia, de filosofia para crianças, de sofrologia e de expressão plástica, concorrendo para o desenvolvimento de competências básicas da comunicação, a maturação socioemocional, a educação para a cidadania e a prevenção de comportamentos de risco.

No presente ano letivo, realizámos 3 módulos com os núcleos de consolidação B da Várzea e Lourel, bem como com as duas salas de jardim de infância do Ral, num total de 10 sessões que envolveram 6 grupos-turma (386 alunos).

Clube de Leitura - em jeito de balanço

     Ao longo do ano letivo que ora finda, o Clube de Leitura da Biblioteca da Várzea de Sintra teve como principal dinamizadora a voluntária de leitura Ana Miguel, mãe do aluno Lourenço, do NCA. Habitualmente, as sessões tinham lugar à primeira quarta-feira de cada mês, às 10h, ainda que pontualmente tenha sido necessário realizar mais uma ou outra sessão devido ao número de participantes, o qual obrigou ao desdobramento de sessões, neste caso asseguradas pela professora bibliotecária.

    As crianças participantes fizeram-no por iniciativa própria, de forma completamente autónoma e prazerosa, de acordo com os fundamentos de um verdadeiro clube de leitura. Os núcleos de proveniência destas crianças leitora foram a Consolidação A e B, cujos docentes titulares são grandes impulsionadores do gosto pela leitura, trabalhando-a de forma sistemática em articulação com a biblioteca.

    Foram realizadas 9 sessões sobre sete obras, escolhidas, previamente e em conjunto, pela professora bibliotecária e a voluntária Ana Miguel:

  1. A menina com os olhos ocupados, de André Carrilho (novembro) - 2 sessões - 18 alunos
  2. O livro da família, de Todd Parr (janeiro) - 1 sessão - 12 alunos 
  3. Conhece os teus direitos! (fevereiro) - 1 sessão - 10 alunos
  4. Portuguesas extraordinárias, Maria do Rosário Pedreira (março) - 1 sessão - 14 alunos
  5. A menina da fila da frente, de Onjali Q. Raúf (abril) - 2 sessões - 28 alunos
  6. E se fôssemos a votos?, de Luísa Ducla Soares (maio) - 1 sessão - 11 alunos
  7. Os peixes que fugiram da história, de Maria João Freitas e Mariana Rio (junho) - 1 sessão - 12 alunos
    O balanço final deste modelo de funcionamento do Clube revelou-se muito positivo de acordo com a resposta de 100% das crianças, no âmbito dos questionários de avaliação da biblioteca escolar.

    Muito obrigada a todos quantos participaram e incentivaram à participação! À Ana, um grande grande bem haja pela sua dedicação e carinho nesta epopeia de fomentar o gosto e a compreensão leitora!