Páginas

As nossas tertulinhas - uma partilha da leitura domiciliária e/ou feita em família

Dos mais pequenos aos mais crescidos, a leitura em família ou requisições domiciliárias da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo ( programas "Já sei ler" e "leitura em vai e vem") são o trampolim para desbloquear a expressão oral e o discurso narrativo e argumentativo. Voluntariamente, após a devolução dos livros, três a quatro crianças voluntariam-se para apresentar os livros que levaram e tentam convencer os colegas a lerem-no. Só o faz quem quer, mas é curioso perceber que, com o passar do tempo, novas crianças se vão voluntariando e as tertulinhas começam a esticar a duração. Os participantes falam da parte de que mais gostaram, da sua personagem preferida, do que não gostaram, se há alguma semelhança com o que fazem ou conhecem... Cada história presta-se a um diálogo diferente, muito ao sabor das reações dos apresentantes e dos ouvintes. Este projeto já antigo foi de novo recuperado este ano, ainda que abaixo da frequência desejável, e traz um contributo enorme para o desenvolvimento das competências linguísticas, sociais e emocionais a par da motivação para a leitura.

terça-feira, 30 de maio de 2023

Newton gostava de ler - Biodiversidade da Manta Morta

A pedido das crianças do Núcleo de Iniciação, que queriam saber mais sobre bichinhos, o Dr. Newton lá se decidiu a recontar a história "Há um cabelo na minha terra", numa versão muito adaptada ao seu estilo de avô contador e, em breve, as crianças sabiam mais do que a protagonista da história! Depois da história veio a explicação e foi gratificante verificar que todos tinham compreendido porque é que a minhoca tinha um cabelo na sua terra: as minhocas comem os restos dos seres vivos e aqele cabelo era da Henriqueta que tinha apanhado o vírus que havia no pelo do ratinho fofinho. Mas, o momento mais ansiado, foi o da experiência de ver ao vivo todos os bichinhos que o sr. Newton tinha arranjado: aranhas , centípedes, milípedes, crustáceos, insectos, oligoquetas e gastrópodes - uma variedade imensa que puderam ver e desenhar, descobrindo as suas características com lupas. Ainda mais importante foi quando todos puderam ir devolver todos aqueles espécimes à liberdade do seu habitat, com todo o cuidado para não os magoar. E qual não foi a sua alegria quando encontraram novos bichinhos: mais insetos e, sobretudo, formigas grandes. Agora, todos os dias, há sempre um grupinho que pega nas caixinhas que o sr. Newton lhes deixou e vai observar como andam os bichinhos lá na sua terra junto à horta da escola. Ai os caracóis nas couves e alfaces...

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Depois da visita ao Museu de História Natural pelo NCA...Algumas aprendizagens curriculares bem contextualizadas

 Na sequência da visita ao Museu de História Natural, que se seguiu à leitura da obra Tantas voltas e voltinhas até chegarmos aqui e o encontro com o autor José Fanha, as crianças do Núcleo de Consolidação A sistematizaram o que viram no museu redigindo um texto coletivo, uma forma contextualizada de desenvolverem a competência da escrita na aprendizagem do Português.


Depois, a professora Inês Nunes explorou a questão do tempo e da hora na Matemática. A partir da proposta do livro de José Fanha, lançou o repto de as crianças ilustrarem um friso cronológico da evolução da vida na Terra. Para tal, colocou os marcos horários na parede e as crianças relacionaram os conhecimentos de Estudo do Meio que tinham adquirido acerca das espécies com a expressão plástica. O resultado está à vista!






Biblioteca ao leme da literacia da informação

No dia 18/5, as crianças do Núcleo de Consolidação B descobriram 5 passos e 5 dicas para fazer um trabalho de pesquisa. Como exemplo, escolhemos conhecer o patrono do Agrupamento - o Rei D.Carlos I.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

" A Maior Flor do Mundo" no Centro Cultural Olga Cadaval

No dia 16 de maio, as crianças do Núcleo de Consolidação C com Desenvolvimento, da E.B. da Várzea de Sintra, participaram numa visita de estudo ao Centro Cultural Olga Cadaval, para assistir à representação da obra homónima de José Saramago A maior flor do mundo, pela companhia Atrapalharte, integrada na comemoração do centenário do autor. Esta atividade de promoção da leitura (obra recomendada pelo PNL para o 4.º ano) e da literacia artística, foi inteiramente patrocinada pela Câmara Municipal de Sintra e visou: • Estimular o gosto pela leitura; • Valorizar o património literário legado por José Saramago; • Incentivar o interesse de ver teatro;e • Promover a interação com a comunidade e a socialização entre pares.

terça-feira, 16 de maio de 2023

Vencedores dos desafios de abril 2023

QUEBRA-CABEÇAS A resposta correta é: "a diferença de idades é 23 anos. O pai tem 46 e ele 23". N.º de respostas: 13 N.º de respostas corretas: 2 Nomes dos vencedores: - Deivid (NCCD) - Santiago A.(NCCD) BOM PORTUGUÊS A resposta correta é: "deve ser". N.º de respostas: 15 N.º de respostas corretas: 8 Nomes dos vencedores: - Leonor (NCCD) - Daniela (NCCD) - Mia (NCCD) - Matilde A. (NCCD) - Benedita (NCCD) - Érica (NCB) - Camila (NCB) - Sofia (NCB)

Exposição "O Pássaro que mora em mim..." na Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero

De 15 a 26 de maio, no espaço de acesso à cafetaria da Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero, esteve patente a exposição "O Pássaro que mora em mim...", um projeto desenvolvido pela Biblioteca Escolar da Várzea de Sintra em parceria com a Artista Residente, Mariana Magalhães e a Educadora Ana Mendes. Sinopse Corpo. Alma. Emoções. Partindo da leitura da obra O Pássaro da Alma, de Michal Snunit, exploraram-se (pre)conceitos emocionais através da cor, do corpo e da palavra, materializados em gavetas da alma, criadas a partir da expressão livre da interpretação emocional. Nestas criações artísticas, coletivou-se o individual, desconstruindo estereótipos culturais e sociais, literários e educacionais, com base na partilha das experiências e sensibilidades pessoais de cada criança participante. Ficha artística Criação e conceptualização do projeto Cristina Calado, Mariana Magalhães e Ana Mendes Intervenientes Crianças e docentes da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo de todas as escolas que compõem o Agrupamento de Escolas D. Carlos I, Sintra Período de desenvolvimento do projeto De outubro 2022 a abril 2023 Expressamos a nossa gratidão a todos os participantes no projeto “ O pássaro que mora em mim…”, bem como à Câmara Municipal e Biblioteca Municipal de Sintra que tornaram possível esta exposição. Finalmente, um agradecimento especial à artista plástica Margarida Guerra pelo extraordinário layout na montagem.

Dia da Família

Hoje, dia 15/5, comemorámos o Dia da Família na Sociedade Recreativa da Várzea de Sintra, com a apresentação dos projetos desenvolvidos pela escola no âmbito da Bienal de Cultura e Educação promovida pelo Agrupamento e o PNA. Realizámos teatros, patinagem, dança e canções para todas as famílias presentes. Cada núcleo apresentou uma atividade preparada pelas crianças com a ajuda dos professores e da Biblioteca Escolar: canções em inglês (NCB, NCCD); coreografia de patinagem (alunos do NCCD); teatro "Crise na Escola" (alunos do NCCD); teatro "João Feliz" (NCB); canção "A Cruzada das Crianças" (NCB e NAD); canção da Família (NI); coreografia e canção (NAD salas 1,2,3); e exposição de pintura (NCCD). Foi um momento muito importante, divertido e emotivo. Obrigada a todos os que contribuíram para que esta atividade fosse possível.

terça-feira, 9 de maio de 2023

Biblioteca ao leme dos Media - IA - a selfie dos nossos alunos do NCB e NCC/D

 





8. Como achas que poderás usar de forma segura, consciente e criativa as ferramentas tecnológicas que permitem a inteligência artificial (IA) no futuro?37 respostas

  • Sabendo mais sobre a IA e utilizando-a com responsabilidade
  • Não fornecer dados pessoais
  • Sem resposta
  • Não há forma segura, pois sabemos que a IA terá acesso aos dados de quem estiver a usá-la!
  • Não mentindo
  • Vendo se os sites são seguros
  • Só pesquisar coisas seguras mas também pesquisar coisas novas mas seguras
  • fazer pesquisas de coisa que gosto e aproveitar quando não posso sair de casa
  • instalando um antivírus.
  • usando a inteligência artificial para facilitar a nossa vida por exemplo saber se um shopping esta com muita gente
  • Criar robôs pelos computadores ou outros
  • aparelhos tecnológicos
  • para fazer trabalhos sobre o passado
  • Para de invadir a privacidade
  • Tirando vírus e não pondo noticias falsas
  • Pesquisas e coisas que nos gostamos de ver.
  • Fazendo tudo com cuidado e ler tudo.
  • Pensar duas vezes.
  • Não publicar fotografias/vídeos sem as caras com um emoji na cara
  • poderás criar várias outras coisas e evoluir a IA
  • Não acreditar em alguns emails porque podem ser vírus
  • Não entrar em sites estranhos
  • instalando um antivírus.
  • Por mais coisas verdadeiras na internet .
  • ter cuidado com o que publico, para pesquisar
  • podes usar de forma certa
  • Menus vírus hackers
  • temos que pesquisar uma coisa que nós gostamos
  • Eu acho que devo pesquisar coisas seguras
  • Eu acho que devo pesquisar coisas seguras
  • Não por demasiadas coisas na internet.
  • Ter mais atenção ao que pões na internet
  • só procurar o que eu gostar
  • Vendo as coisas que eu gosto e não ver as coisas que eu não gosto.
  • não entrar em jogos estranhos
  • não deixando likes em tudo
  • Usar as ferramentas para produzir coisas para ajudar e curar doenças. Proteger a nossa identidade pessoal e não dizer tudo sobre mim.
  • Melhorar a pesquisa e divulgação de temas